A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104090 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_2923fe67d9351e35e1a0ecbcc360b5b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/104090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de HistóriaThe Use of Still Image as Evidence in History ClassImagem FixaEnsino da História3º Ciclo do Ensino Básicoevidência históricaStill imageTeaching History3rd Cycle of Basic Educationhistorical evidenceRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasA Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de HistóriaAtualmente, a imagem faz parte do quotidiano da nossa sociedade, quer seja ela fixa (fotografias, pinturas, caricaturas, cartoons) ou em movimento como o caso da cinematografia. Todas as imagens contêm em si informação, e devido às suas características, torna-se apelativa a quem a observa, sendo fundamental insistir na literacia visual para que as imagens não manipulem o seu observador. No ensino da História, tem-se observado que a imagem não é devidamente explorada, sendo subalternizada em relação a outros tipos de documentos históricos, como os documentos escritos. Tentaremos demonstrar com esta investigação que este recurso é crucial para o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e a literacia visual, que nos dias de hoje se torna imperativo devido à passagem para o mundo digital a que assistimos. É, portanto, essencial que se repense a forma como este recurso é utilizado no contexto educativo a fim de desenvolver nas estudantes competências não só de ordem substantiva, mas também procedimental.O presente trabalho tem como objetivo verificar se realmente é vantajosa a utilização deste recurso no contexto educativo, mais concretamente nas aulas da disciplina de História, encarando a fonte iconográfica como evidência histórica. Em termos da metodologia que adotamos para o presente trabalho, realizado com alunos do 9o Ano de escolaridade da Escola Básica 2, 3 Inês de Castro, seguimos a Design-Based Research. Os resultados obtidos nesta investigação apontam que a utilização deste recurso no contexto educativo se mostrou eficaz no desenvolvimento de competências sagradas no PASEO, que têm como meta a constituição de uma sociedade onde os seus cidadãos são dotados de pensamento crítico e responsabilidade na comunidade.Currently, the image is part of the daily life of our society, whether it is fixed (photographs, paintings, caricatures, cartoons) or fixed as in the case of cinematography. All images contain information, and due to their characteristics, it becomes appealing to those who observe that it is essential to insist on visual literacy so that the images do not manipulate the observer. In the teaching of History, it has been observed that the image is not properly explored, being subordinated in relation to other types of historical documents, such as written documents. We will try to demonstrate with the present investigation that this resource is crucial for the teaching-learning process, in the sense of developing critical thinking and visual literacy in students, which nowadays becomes imperative due to the transition to the digital world we are witnessing. It is therefore essential to rethink how this resource is used in the educational context to develop substantive and procedural skills in students.The present work aims to verify if it is advantageous to use this resource in the educational context, more specifically in History classes, considering the iconographic source as historical evidence. The methodology adopted for the present work, with participants that were students in the 9th year of schooling at Escola Básica 2, 3 Inês de Castro, was the Design- Based Research. The results obtained from this investigation indicate that the use of this resource in the educational context proved to be effective in the development of sacred competencies in PASEO, which aim to constitute a society where its citizens are endowed with critical thinking and responsibility in the community.2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104090http://hdl.handle.net/10316/104090TID:203125240porJesus, Gilles Reis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:39:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:48.388989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História The Use of Still Image as Evidence in History Class |
title |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
spellingShingle |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História Jesus, Gilles Reis de Imagem Fixa Ensino da História 3º Ciclo do Ensino Básico evidência histórica Still image Teaching History 3rd Cycle of Basic Education historical evidence |
title_short |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
title_full |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
title_fullStr |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
title_full_unstemmed |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
title_sort |
A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História |
author |
Jesus, Gilles Reis de |
author_facet |
Jesus, Gilles Reis de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Gilles Reis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Fixa Ensino da História 3º Ciclo do Ensino Básico evidência histórica Still image Teaching History 3rd Cycle of Basic Education historical evidence |
topic |
Imagem Fixa Ensino da História 3º Ciclo do Ensino Básico evidência histórica Still image Teaching History 3rd Cycle of Basic Education historical evidence |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/104090 http://hdl.handle.net/10316/104090 TID:203125240 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/104090 |
identifier_str_mv |
TID:203125240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134099860881408 |