Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola. |
id |
RCAP_295cf4d2624724fd4091d0934ec12870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742021000500061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionadoformação inicial de professores de matemáticadesenvolvimento profissionalconhecimento profissionalidentidade profissionalcolaboraçãoResumo Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061Barbosa,Cirléia PereiraLopes,Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:20Zoai:scielo:S2182-84742021000500061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.726031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
title |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
spellingShingle |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado Barbosa,Cirléia Pereira formação inicial de professores de matemática desenvolvimento profissional conhecimento profissional identidade profissional colaboração |
title_short |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
title_full |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
title_fullStr |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
title_full_unstemmed |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
title_sort |
Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado |
author |
Barbosa,Cirléia Pereira |
author_facet |
Barbosa,Cirléia Pereira Lopes,Celi Espasandin |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Celi Espasandin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa,Cirléia Pereira Lopes,Celi Espasandin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores de matemática desenvolvimento profissional conhecimento profissional identidade profissional colaboração |
topic |
formação inicial de professores de matemática desenvolvimento profissional conhecimento profissional identidade profissional colaboração |
description |
Resumo Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392379035648 |