Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade: aprendizagem explícita e situada de casos de leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57292 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade: aprendizagem explícita e situada de casos de leituraLearn to read in the 1st year of schooling: explicit and localized learning of reading casesPadrões ortográficosEducação literáriaPrática situadaEnsino explícitoMetacogniçãoOrthographic patternsLiterary educationSituated practiceExplicit teachingMetacognitionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório esclarece todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção pedagógica de tipo investigação-ação com incidência na aprendizagem de casos de leitura no 1.º ano de escolaridade. Tendo em conta esta temática, este projeto de investigação objetivou-se e fundamentou-se na área do Português do 1.º ano de escolaridade. Assim, através da obra literária A Ovelhinha Preta, de Elizabeth Shaw, pretendeu-se trabalhar não só a leitura e exploração da obra, de forma a promover a sua compreensão e interpretação mas também assumir esse contexto para levar a efeito o ensino explícito e situado da aprendizagem de alguns padrões ortográficos do português. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a reconhecer automaticamente padrões ortográficos em palavras escritas, escrever palavras com padrões ortográficos, desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas, ouvir ler e ler textos literários, compreendendo o essencial e apropriando-se de novos vocábulos e desenvolver um posicionamento pessoal sobre os textos literários lidos. Este texto é um relato reflexivo no qual estão patenteadas e explicitadas as estratégias pedagógicas utilizadas para atingir estes objetivos. A avaliação do projeto permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, nomeadamente, o ensino explícito dos padrões ortográficos de forma situada no contexto de leitura e interpretação de uma narrativa literária, são muito favoráveis para o desenvolvimento da aprendizagem de padrões ortográficos pois tornam o processo de ensino e aprendizagem bastante claro para os alunos. O relato do presente projeto finda com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado na construção da minha profissão, no qual destaco o desenvolvimento da própria capacidade de reflexão.This report clarifies all the work done during a process of a research-action type pedagogical intervention with incidence in the learning of reading cases in the 1st year of schooling. Taking into account this theme, this research project was objectified and was based on the Portuguese area of the 1st year of schooling. Thus, through the literary work The Black Sheep, by Elizabeth Shaw, it was intended to work not only the reading and exploration of the text, in order to promote its understanding and interpretation but also to assume this context to carry out the explicit and situated teaching of some Portuguese orthographic patterns learning. Throughout this course, students learned to automatically recognize orthographic patterns in written words, write words with orthographic patterns, develop phonological awareness and operate with phonemes, listen to reading and Reading themselves literary texts, understanding the essentials and appropriating new words and develop a personal position on literary texts read. This text is a reflective account in which the pedagogical strategies used to achieve these objectives are shown and made explicit. The evaluation of the project allowed to conclude that the pedagogical principles that were the basis of this project, namely, the explicit teaching of the orthographic patterns in a context of reading and interpretation of a literary narrative, are very favorable for the development of the learning of orthographic patterns, because they make the teaching and learning process very clear for students. The report of this project ends with a reflection on the impact of the work I have done in the construction of my profession, in which I emphasize the development of one's own capacity for reflection.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoBarros, Helena Beatriz Correia de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57292por202059731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:09.224710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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