A relação entre conhecimento implícito e explícito em atividades de uso do dicionário no programa ler e escrever
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-29092015-173007/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre conhecimento implícito e explícito em quatro atividades de Língua Portuguesa propostas no material didático do Programa Ler e Escrever. Esse programa orienta práticas de alfabetização em escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo, desde 2007. Buscou-se verificar a presença e o tratamento dado a quatro instâncias linguísticas fonológica, morfológica, sintática e ortográfica nas atividades que compõem a sequência didática Dicionário o pai dos inteligentes, proposta no Caderno Guia de Planejamento e Orientações Didáticas professor 2a série, Volume I. Essa sequência tem como objetivo possibilitar que o aluno aprenda a utilizar dicionários com autonomia, o que implica reconhecer esses livros como representantes de um gênero textual, apropriando-se de suas finalidades e funcionamento. Para a realização da análise foram descritos os objetivos, planejamento e encaminhamento de cada atividade, procurando-se, nesse contexto, identificar os conhecimentos linguísticos presentes em cada etapa, em relação às quatro instâncias mencionadas, tendo-se como foco seus níveis de explicitação. Constatou-se que não há menção explícita às quatro instâncias linguísticas nas orientações e encaminhamentos didáticos quanto às atividades analisadas. A hipótese que justifica a contribuição do presente trabalho é que se professores que orientam e encaminham tais atividades conhecerem tal explicitação eles poderão ter mais intencionalidade e realizar questionamentos que otimizem seu fazer pedagógico. Disso se conclui que, ainda que na etapa da escolarização correspondente ao terceiro ano do Ensino Fundamental os alunos não necessitem da explicitação dos conhecimentos linguísticos relacionados à fonologia, morfologia, ortografia e sintaxe, professores conhecendo esses conteúdos podem promover um ensino da língua com maior nível de intencionalidade e, portanto, qualidade |
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A relação entre conhecimento implícito e explícito em atividades de uso do dicionário no programa ler e escrever The relation between implicit and explicit knowledge in learning how to use of dictionary in activities of the reading and writing programConhecimento explícitoConhecimento implícitoDicionárioDictionaryExplicit knowledgeFonologiaImplicit knowledgeMorfologiaMorphologyOrthographyOrtografiaPhonologySintaxeSyntaxO presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre conhecimento implícito e explícito em quatro atividades de Língua Portuguesa propostas no material didático do Programa Ler e Escrever. Esse programa orienta práticas de alfabetização em escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo, desde 2007. Buscou-se verificar a presença e o tratamento dado a quatro instâncias linguísticas fonológica, morfológica, sintática e ortográfica nas atividades que compõem a sequência didática Dicionário o pai dos inteligentes, proposta no Caderno Guia de Planejamento e Orientações Didáticas professor 2a série, Volume I. Essa sequência tem como objetivo possibilitar que o aluno aprenda a utilizar dicionários com autonomia, o que implica reconhecer esses livros como representantes de um gênero textual, apropriando-se de suas finalidades e funcionamento. Para a realização da análise foram descritos os objetivos, planejamento e encaminhamento de cada atividade, procurando-se, nesse contexto, identificar os conhecimentos linguísticos presentes em cada etapa, em relação às quatro instâncias mencionadas, tendo-se como foco seus níveis de explicitação. Constatou-se que não há menção explícita às quatro instâncias linguísticas nas orientações e encaminhamentos didáticos quanto às atividades analisadas. A hipótese que justifica a contribuição do presente trabalho é que se professores que orientam e encaminham tais atividades conhecerem tal explicitação eles poderão ter mais intencionalidade e realizar questionamentos que otimizem seu fazer pedagógico. Disso se conclui que, ainda que na etapa da escolarização correspondente ao terceiro ano do Ensino Fundamental os alunos não necessitem da explicitação dos conhecimentos linguísticos relacionados à fonologia, morfologia, ortografia e sintaxe, professores conhecendo esses conteúdos podem promover um ensino da língua com maior nível de intencionalidade e, portanto, qualidadeThis paper aims to examine the relation between implicit and explicit knowledge in four Portuguese Language activities proposed in the teaching materials Programa Ler e Escrever (Reading and Writing Program). This program guides literacy practices in state and municipal public schools of São Paulo since 2007. The aim was to verify the presence and treatment of four language instances - phonological, morphological, spelling and syntactic in the activities that make up the instructional sequence Dictionary \"the father of the intelligent ones\" proposed in Caderno Guia de Planejamento e Orientações Didáticas professor 2ª série, Volume I. (Notebook Planning and Teaching Guidelines - teacher - second series, Volume I). This sequence aims to enable the student to learn to use dictionaries with autonomy, which implies recognizing these books as representatives of written text genre, appropriating their purpose and operation. To perform the analysis, objectives were described, as well as the planning and instruction of each activity, looking up, in this context, to identify the language skills present in each step, in relation to the four instances mentioned, having focused their levels of explanation. It was found that there is no clear mention of the four language instances in guidance and educational referrals for the activities analyzed. The hypothesis that justifies the contribution of this study is that if teachers who guide and handle these activities knew such explanations they could have more intentionality and ask questions that would optimize their pedagogical task. It follows that, even that students at the stage of the third grade of elementary school do not require the explicit language skills related to phonology, morphology, syntax and spelling, teachers knowing such content could promote language teaching with higher level of intentionality and therefore qualityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deMacedo, Gabriela Mendonça de2015-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-29092015-173007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-29092015-173007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre conhecimento implícito e explícito em quatro atividades de Língua Portuguesa propostas no material didático do Programa Ler e Escrever. Esse programa orienta práticas de alfabetização em escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo, desde 2007. Buscou-se verificar a presença e o tratamento dado a quatro instâncias linguísticas fonológica, morfológica, sintática e ortográfica nas atividades que compõem a sequência didática Dicionário o pai dos inteligentes, proposta no Caderno Guia de Planejamento e Orientações Didáticas professor 2a série, Volume I. Essa sequência tem como objetivo possibilitar que o aluno aprenda a utilizar dicionários com autonomia, o que implica reconhecer esses livros como representantes de um gênero textual, apropriando-se de suas finalidades e funcionamento. Para a realização da análise foram descritos os objetivos, planejamento e encaminhamento de cada atividade, procurando-se, nesse contexto, identificar os conhecimentos linguísticos presentes em cada etapa, em relação às quatro instâncias mencionadas, tendo-se como foco seus níveis de explicitação. Constatou-se que não há menção explícita às quatro instâncias linguísticas nas orientações e encaminhamentos didáticos quanto às atividades analisadas. A hipótese que justifica a contribuição do presente trabalho é que se professores que orientam e encaminham tais atividades conhecerem tal explicitação eles poderão ter mais intencionalidade e realizar questionamentos que otimizem seu fazer pedagógico. Disso se conclui que, ainda que na etapa da escolarização correspondente ao terceiro ano do Ensino Fundamental os alunos não necessitem da explicitação dos conhecimentos linguísticos relacionados à fonologia, morfologia, ortografia e sintaxe, professores conhecendo esses conteúdos podem promover um ensino da língua com maior nível de intencionalidade e, portanto, qualidade |
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