Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Manuela Duarte da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21080
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f930816d3a0d467470243fd8bf0c3807
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literáriosCompreensãoProcessos de leituraTextos não literáriosPrática situada e transformadaEnsino explícitoMetacogniçãoCompetência de aprender a aprenderComprehensionReading processesNon-literary textsSituated and transformed practiceExplicit teachingMetacognitionLearning how to learn competence372.437.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório apresenta todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção ao nível da compreensão de textos não literários no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta esta temática, neste projeto de investigação o objetivo central foi o de iniciar os alunos na aprendizagem dos processos de leitura de textos não literários e promover a compreensão/reflexão sobre os processos de aprendizagem. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a construir significados dos textos não literários, conhecendo processos que os ajudam a compreender melhor esses textos, a regular a sua atividade de leitura e o próprio processo de aprendizagem, mobilizando e manifestando a competência de aprender a aprender. Este texto é um relato reflexivo no qual estão apresentadas e explicitadas as estratégias pedagógicas utilizadas para atingir estes objetivos. A avaliação desta experiência permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, nomeadamente, a prática situada, o ensino explícito e a prática transformada, são bastante favoráveis para o desenvolvimento de competências de leitura, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem bastante claro para os alunos. Paulatinamente, estes tornam-se sujeitos conscientes relativamente aos seus processos cognitivos, ao que estão a aprender e ao processo de construção dessas aprendizagens. O relato deste projeto finaliza com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, ou seja, na construção da minha profissionalidade, de que saliento o desenvolvimento da própria capacidade reflexiva.This report presents the action-research process developed with a second grade class of the First Cycle of Basic Education regarding the comprehension of non-literary texts. The main objective of the project was to initialize the students into the reading process of non-literary texts, as well as to promote the comprehension and reflection about the learning processes themselves. During this process, the students learned how to create significance from the non-literary texts by knowing reading processes that allow them to understand those texts better, and to monitor their reading activity and the learning process itself by applying and expressing the competence of learning how to learn. This reflexive report presents the pedagogical strategies used to pursue the above-mentioned objectives. With the evaluation of this experience was possible to conclude that the principles of situated practice, explicit teaching and transformed practice that sustained the pedagogical actions are quite favorable to the development of reading competences inasmuch as they contribute to a higher clarity of the teaching-learning process to students. Gradually, they learned the reading processes and became conscious subjects regarding their cognitive processes, learning about the construction process of that learning. This report ends up with a reflection about the impact of this action research process in the development of my professional competences, namely the development of my reflexive capacity.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoCosta, Carla Manuela Duarte da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:28.109589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
title Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
spellingShingle Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
Costa, Carla Manuela Duarte da Silva
Compreensão
Processos de leitura
Textos não literários
Prática situada e transformada
Ensino explícito
Metacognição
Competência de aprender a aprender
Comprehension
Reading processes
Non-literary texts
Situated and transformed practice
Explicit teaching
Metacognition
Learning how to learn competence
372.4
37.015.3
title_short Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
title_full Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
title_fullStr Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
title_full_unstemmed Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
title_sort Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
author Costa, Carla Manuela Duarte da Silva
author_facet Costa, Carla Manuela Duarte da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Iris Susana Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carla Manuela Duarte da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Processos de leitura
Textos não literários
Prática situada e transformada
Ensino explícito
Metacognição
Competência de aprender a aprender
Comprehension
Reading processes
Non-literary texts
Situated and transformed practice
Explicit teaching
Metacognition
Learning how to learn competence
372.4
37.015.3
topic Compreensão
Processos de leitura
Textos não literários
Prática situada e transformada
Ensino explícito
Metacognição
Competência de aprender a aprender
Comprehension
Reading processes
Non-literary texts
Situated and transformed practice
Explicit teaching
Metacognition
Learning how to learn competence
372.4
37.015.3
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21080
url http://hdl.handle.net/1822/21080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132894251188224