Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21080 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_f930816d3a0d467470243fd8bf0c3807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21080 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literáriosCompreensãoProcessos de leituraTextos não literáriosPrática situada e transformadaEnsino explícitoMetacogniçãoCompetência de aprender a aprenderComprehensionReading processesNon-literary textsSituated and transformed practiceExplicit teachingMetacognitionLearning how to learn competence372.437.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório apresenta todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção ao nível da compreensão de textos não literários no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta esta temática, neste projeto de investigação o objetivo central foi o de iniciar os alunos na aprendizagem dos processos de leitura de textos não literários e promover a compreensão/reflexão sobre os processos de aprendizagem. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a construir significados dos textos não literários, conhecendo processos que os ajudam a compreender melhor esses textos, a regular a sua atividade de leitura e o próprio processo de aprendizagem, mobilizando e manifestando a competência de aprender a aprender. Este texto é um relato reflexivo no qual estão apresentadas e explicitadas as estratégias pedagógicas utilizadas para atingir estes objetivos. A avaliação desta experiência permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, nomeadamente, a prática situada, o ensino explícito e a prática transformada, são bastante favoráveis para o desenvolvimento de competências de leitura, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem bastante claro para os alunos. Paulatinamente, estes tornam-se sujeitos conscientes relativamente aos seus processos cognitivos, ao que estão a aprender e ao processo de construção dessas aprendizagens. O relato deste projeto finaliza com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, ou seja, na construção da minha profissionalidade, de que saliento o desenvolvimento da própria capacidade reflexiva.This report presents the action-research process developed with a second grade class of the First Cycle of Basic Education regarding the comprehension of non-literary texts. The main objective of the project was to initialize the students into the reading process of non-literary texts, as well as to promote the comprehension and reflection about the learning processes themselves. During this process, the students learned how to create significance from the non-literary texts by knowing reading processes that allow them to understand those texts better, and to monitor their reading activity and the learning process itself by applying and expressing the competence of learning how to learn. This reflexive report presents the pedagogical strategies used to pursue the above-mentioned objectives. With the evaluation of this experience was possible to conclude that the principles of situated practice, explicit teaching and transformed practice that sustained the pedagogical actions are quite favorable to the development of reading competences inasmuch as they contribute to a higher clarity of the teaching-learning process to students. Gradually, they learned the reading processes and became conscious subjects regarding their cognitive processes, learning about the construction process of that learning. This report ends up with a reflection about the impact of this action research process in the development of my professional competences, namely the development of my reflexive capacity.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoCosta, Carla Manuela Duarte da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:28.109589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
title |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
spellingShingle |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários Costa, Carla Manuela Duarte da Silva Compreensão Processos de leitura Textos não literários Prática situada e transformada Ensino explícito Metacognição Competência de aprender a aprender Comprehension Reading processes Non-literary texts Situated and transformed practice Explicit teaching Metacognition Learning how to learn competence 372.4 37.015.3 |
title_short |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
title_full |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
title_fullStr |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
title_full_unstemmed |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
title_sort |
Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a compreender textos não literários |
author |
Costa, Carla Manuela Duarte da Silva |
author_facet |
Costa, Carla Manuela Duarte da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Iris Susana Pires Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carla Manuela Duarte da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão Processos de leitura Textos não literários Prática situada e transformada Ensino explícito Metacognição Competência de aprender a aprender Comprehension Reading processes Non-literary texts Situated and transformed practice Explicit teaching Metacognition Learning how to learn competence 372.4 37.015.3 |
topic |
Compreensão Processos de leitura Textos não literários Prática situada e transformada Ensino explícito Metacognição Competência de aprender a aprender Comprehension Reading processes Non-literary texts Situated and transformed practice Explicit teaching Metacognition Learning how to learn competence 372.4 37.015.3 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/21080 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/21080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132894251188224 |