A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/110385 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_2999a12b8e6e96d2e0f72789ba7873b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/110385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em AngolaInstrumentos de RemediaçãoErros ortográficosGénero resumo escolarInteracionaismo sociodiscursivoProdução escritaUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Este artigo faz uma abordagem sobre a problemática de escrita, com maior incidência aos erros ortográficos e à produção textual dos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais de Lu-anda -Angola. O trabalho tem por objetivo geral elevar o nível de competência escrita dos discentes. Especificamente, pretendemos identificar e classificar os erros registados nos textos e analisar alguns aspetos relacionados com a produção textual, particularmente, a coerência e coesão. Em seguida, pesquisarmos sobre as causas dos problemas apresentados e, finalmente, propormos os instrumentos didáticos que possam ser utilizados na busca de soluções adequadas. A existência em Angola da co-abitação de várias línguas, nomeadamente, a Língua Portuguesa e as línguas nacionais (kikongo, Kim-bundu, umbundu, etc.), levou-nos a determinar primeiro a situação sociolinguística de cada um dos aprendentes antes de implementarmos o projeto. Os dados foram recolhidos através de um inquérito (individual) e de produção de texto. Feita a análise, constatámos que os erros mais frequentes foram os de omissão de acentos, os de confusão nas consoantes e os de confusão nas vogais. Para a conce-ção das propostas didáticas, remetemo-nos ao quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, na sua vertente de ensino de escrita através de género de texto. Para o presente trabalho, utilizámos o género resumo escolar.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNFilipe, Luzonzo2021-01-18T23:25:51Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110385por2176-4182PURE: 27021243https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:14Zoai:run.unl.pt:10362/110385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:36.189794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola Instrumentos de Remediação |
title |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
spellingShingle |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola Filipe, Luzonzo Erros ortográficos Género resumo escolar Interacionaismo sociodiscursivo Produção escrita |
title_short |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
title_full |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
title_fullStr |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
title_full_unstemmed |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
title_sort |
A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola |
author |
Filipe, Luzonzo |
author_facet |
Filipe, Luzonzo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Luzonzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erros ortográficos Género resumo escolar Interacionaismo sociodiscursivo Produção escrita |
topic |
Erros ortográficos Género resumo escolar Interacionaismo sociodiscursivo Produção escrita |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-18T23:25:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/110385 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/110385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2176-4182 PURE: 27021243 https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138028983156736 |