A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2552
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_f41b058d49dfc289a6f62bc14e0ebb83
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vidaFormação de adultosAutobiografiasAprendizagem experiencialTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Com este trabalho quisemos apresentar um conjunto de factores que dificultam o reconhecimento de adquiridos nos Centros Novas Oportunidades actualmente, quer pela massificação do processo, quer pelas alterações de carácter contratual e funcional das equipas técnico-pedagógicas que dinamizam o processo RVCC, quer pelas condições socioeconómicas dos adultos que condicionam as suas escolhas em termos de qualificação, quer pelos métodos mais recentes de diagnóstico e encaminhamento existentes que levantam sérias questões relativamente ao perfil de competências e papel desempenhado pela nova figura no contexto do processo RVCC – o técnico de diagnóstico e encaminhamento – e, acima de tudo do profissional de RVC. Dando particular realce às dimensões da formação familiar e comunitária (para além da experiência profissional e formação contínua), para a aquisição de competências transversais no âmbito da literacia e da cidadania, pretendemos, a partir da narração dos adquiridos experienciais da investigadora deste trabalho: a) reflectir sobre o carácter formativo das experiências de vida e da lógica da sua demonstração através de uma Autobiografia Exploratória, b) mencionar algumas dificuldades sentidas pelos adultos na elaboração de uma Autobiografia Exploratória no âmbito de um processo de RVCC (considerando o processo mais ―polémico‖ no momento – RVCC-Nível Secundário), c) registar algumas práticas do terreno num Centro Novas Oportunidades (suportadas pelas aprendizagens formais e informais da investigadora enquanto profissional de RVC), as quais ao longo do tempo têm facilitado, quer a abordagem autobiográfica dos adultos que participam no processo RVCC, quer a análise coerente da mesma (salientando alguns critérios de análise como pilar da credibilização deste processo), e, por último d) reconhecer a importância de determinados saberes experienciais e formação específicos, para os profissionais de RVC desempenharem com segurança o seu papel de orientadores/facilitadores na elaboração de uma Autobiografia Exploratória. A ideia central deste trabalho é: ―Antes de ajudares o outro a reconhecer-se, reconhece-te a ti próprio‖.Avec ce travail, on a voulu présenter un ensemble de facteurs qui rendent la reconnaissance des acquis plus difficile dans les Centres des Nouvelles Opportunités, actuellement, soit par la massification du processus, soit par les altérations de caractère contractuel et fonctionnel des équipes techniques et pédagogiques, qui dynamisent le processus de RVCC, soit, par les conditions socio-économiques des adultes qui conditionnent leurs chois en termes de qualification, soit par les méthodes plus récentes de diagnostic et de conduite existantes, qui soulèvent des questions sérieuses par rapport au profil de compétences et au rôle joué par la nouvelle figure dans le contexte du processus de RVCC – le technicien de diagnostic et d‘orientation- et, avant tout du professionnel de RVC. En donnant une importance particulière aux dimensions de la formation de la famille et de la communauté (au-delà de l‘expérience professionnelle et formation continue), pour l‘acquisition de compétences transversales en matière d‘alphabétisation et de la citoyenneté, on prétend, à partir de la narration des acquis expérientiels de l‘investigatrice de ce travail : a) réfléchir sur le caractère formatif des expériences de vie et de la logique de sa démonstration à travers d‘une autobiographie exploratoire, b) mentionner certaines difficultés senties para les adultes, pendant l‘ élaboration de l‘autobiographie exploratoire, dans le cadre d‘un processus RVCC (considérant le processus le plus « polémique » dans le moment – RVCC-Niveau Secondaire), C) noter quelques pratiques dans le domaine avec un Centre de Nouvelles Opportunités ( supportés par les apprentissages formelles et informelles de l‘investigatrice tant que professionnelle de RVC), lesquelles au long du temps ont facilité , soit l‘abordage autobiographique des adultes qui participent dans le processus de RVCC, soit l‘analyse cohérente de la même ( mettant en évidence certains critères d‘analyse comme un pilier de la crédibilité de ce processus), et, comme dernier d) reconnaître l‘importance de certains savoirs, d‘expériences et formation spécifiques, pour les professionnels de RVC acquittés de leur tâche en toute sécurité de guides/quelqu‘un qui aide dans l‘élaboration d‘une autobiographie exploratoire. L‘idée centrale de ce travail est : « Avant que tu aides l‘autre à se reconnaître, reconnais-toi, toi même ».Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-2011-02-22T10:30:38Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.220950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
title A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
spellingShingle A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
Formação de adultos
Autobiografias
Aprendizagem experiencial
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
title_full A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
title_fullStr A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
title_full_unstemmed A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
title_sort A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
author Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
author_facet Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Autobiografias
Aprendizagem experiencial
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Formação de adultos
Autobiografias
Aprendizagem experiencial
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-22T10:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2552
url http://hdl.handle.net/10451/2552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173021077504