Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13262
Resumo: O presente Projeto visa a obtenção do Título de Mestre em Gestão e Turismo pela Universidade Lusófona do Porto e tem como principal objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a formação nesta especialidade. A Covid-19 afetou o sector de atividade Alojamento, Restauração e Similares com gravidade desde o ano de 2020. Durante janeiro de 2020 muitas empresas tiveram de fechar e outras ainda estão em risco de fechar no presente momento. Este foi o motivo que conduziu à escolha desta problemática e ao objetivo do presente trabalho que é o de realizar um projeto de marketing para o restaurante do The House Ribeira Porto Hotel, que cative e fidelize clientes para o ano de 2022. A elaboração do plano exigiu um aprofundamento da literatura sobre a temática, destacando-se a compreensão do impacto da Covid-19 na restauração e as estratégias de marketing adotadas durante a pandemia Covid-19 pelos restaurantes de todo mundo. No entanto, é importante referir que sendo este ainda um tema recente, existem poucos estudos empíricos sobre esta matéria. No que diz respeito ao estudo empírico, impôs-se o desenvolvimento de duas pesquisas de natureza qualitativa. Na primeira pesquisa procedeu-se à recolha de informação através de uma entrevista semiestruturada sobre o restaurante do The House Ribeira Hotel, em funcionamento até 2020 e na segunda pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar os principais concorrentes do restaurante; compreender quais são os aspetos mais valorizados pelos seus clientes e verificar se existem diferenças nas perceções dos clientes no pré e durante a Covid-19 no Tripadvisor. As conclusões demonstram a necessidade de desenvolver um Plano de Marketing Estratégico para dinamizar o Restaurante em época de Covid-19, um plano que apoie o restaurante a cativar e fidelizar clientes numa época atípica. Perseguindo este objetivo elaborou-se um plano de marketing estratégico, que tem por base a modelo de McDonald, adaptado à realidade do restaurante e aos dados fornecidos, por outras palavras, às limitações consequentes da própria pandemia Covid-19.
id RCAP_29a6dbd43447d99082ba6c1e451230da
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de casoMESTRADO EM GESTÃO DE TURISMOMARKETINGRESTAURAÇÃOPLANEAMENTO ESTRATÉGICOESTRATÉGIAS DE MARKETINGMARKETING DE SERVIÇOSSERVICES MARKETINGRESTAURANT BUSINESSSTRATEGIC PLANNINGMARKETING STRATEGIESO presente Projeto visa a obtenção do Título de Mestre em Gestão e Turismo pela Universidade Lusófona do Porto e tem como principal objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a formação nesta especialidade. A Covid-19 afetou o sector de atividade Alojamento, Restauração e Similares com gravidade desde o ano de 2020. Durante janeiro de 2020 muitas empresas tiveram de fechar e outras ainda estão em risco de fechar no presente momento. Este foi o motivo que conduziu à escolha desta problemática e ao objetivo do presente trabalho que é o de realizar um projeto de marketing para o restaurante do The House Ribeira Porto Hotel, que cative e fidelize clientes para o ano de 2022. A elaboração do plano exigiu um aprofundamento da literatura sobre a temática, destacando-se a compreensão do impacto da Covid-19 na restauração e as estratégias de marketing adotadas durante a pandemia Covid-19 pelos restaurantes de todo mundo. No entanto, é importante referir que sendo este ainda um tema recente, existem poucos estudos empíricos sobre esta matéria. No que diz respeito ao estudo empírico, impôs-se o desenvolvimento de duas pesquisas de natureza qualitativa. Na primeira pesquisa procedeu-se à recolha de informação através de uma entrevista semiestruturada sobre o restaurante do The House Ribeira Hotel, em funcionamento até 2020 e na segunda pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar os principais concorrentes do restaurante; compreender quais são os aspetos mais valorizados pelos seus clientes e verificar se existem diferenças nas perceções dos clientes no pré e durante a Covid-19 no Tripadvisor. As conclusões demonstram a necessidade de desenvolver um Plano de Marketing Estratégico para dinamizar o Restaurante em época de Covid-19, um plano que apoie o restaurante a cativar e fidelizar clientes numa época atípica. Perseguindo este objetivo elaborou-se um plano de marketing estratégico, que tem por base a modelo de McDonald, adaptado à realidade do restaurante e aos dados fornecidos, por outras palavras, às limitações consequentes da própria pandemia Covid-19.This project aims to obtain the title of Master in Management and Tourism, from Lusófona University of Porto and its main objective is to demonstrate the knowledge acquired during training in this specialty. Covid-19 has severely affected the hospitaly industry, catering and similar businesses sector, since 2020 many companies have closed and others are still at risk of closing. This was the reason that led to the choice of this issue and the objective of this work, which is to carry out a sustainable marketing project for the restaurant at The House Ribeira Porto Hotel, which can captivate and retain customers for the year 2022. The preparation of the plan required an in-depth study of the literature on the subject, highlighting the understanding of the impact of Covid-19 on restaurants and the marketing strategies adopted during the Covid-19 pandemic by restaurants around the world, which is a recent topic and which, therefore, still has few empirical studies. On the other hand, it was necessary to develop two empirical researches of a qualitative nature. The first research, information was collected through a semi-structured interview about the restaurant of The House Ribeira Hotel, in operation until 2020, and the semi-structured interview being used as a data collection instrument. The second research was developed with the objective of identifying the main competitors of the restaurant; understanding which aspects are most valued by its customers and checking if there are differences in customer perceptions in the pre- and during Covid-19 years. The Tripadvisor Website was used as a source to collect data. The findings demonstrate the need to develop a Strategic Marketing Plan to make the restaurant more dynamic in the post-Covid-19 period, a plan that supports the restaurant in order to captivate and retain customers in an atypical time. Pursuing this objective, a strategic marketing plan was developed, based on the McDonald's model, adapted to the reality of the restaurant and the data provided, in other words, the limitations resulting from the Covid-19 pandemic itself.2022-11-23T11:40:03Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13262TID:202984834porSilva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:04.479579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
title Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
spellingShingle Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da
MESTRADO EM GESTÃO DE TURISMO
MARKETING
RESTAURAÇÃO
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
MARKETING DE SERVIÇOS
SERVICES MARKETING
RESTAURANT BUSINESS
STRATEGIC PLANNING
MARKETING STRATEGIES
title_short Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
title_full Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
title_fullStr Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
title_full_unstemmed Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
title_sort Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
author Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da
author_facet Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE TURISMO
MARKETING
RESTAURAÇÃO
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
MARKETING DE SERVIÇOS
SERVICES MARKETING
RESTAURANT BUSINESS
STRATEGIC PLANNING
MARKETING STRATEGIES
topic MESTRADO EM GESTÃO DE TURISMO
MARKETING
RESTAURAÇÃO
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
MARKETING DE SERVIÇOS
SERVICES MARKETING
RESTAURANT BUSINESS
STRATEGIC PLANNING
MARKETING STRATEGIES
description O presente Projeto visa a obtenção do Título de Mestre em Gestão e Turismo pela Universidade Lusófona do Porto e tem como principal objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a formação nesta especialidade. A Covid-19 afetou o sector de atividade Alojamento, Restauração e Similares com gravidade desde o ano de 2020. Durante janeiro de 2020 muitas empresas tiveram de fechar e outras ainda estão em risco de fechar no presente momento. Este foi o motivo que conduziu à escolha desta problemática e ao objetivo do presente trabalho que é o de realizar um projeto de marketing para o restaurante do The House Ribeira Porto Hotel, que cative e fidelize clientes para o ano de 2022. A elaboração do plano exigiu um aprofundamento da literatura sobre a temática, destacando-se a compreensão do impacto da Covid-19 na restauração e as estratégias de marketing adotadas durante a pandemia Covid-19 pelos restaurantes de todo mundo. No entanto, é importante referir que sendo este ainda um tema recente, existem poucos estudos empíricos sobre esta matéria. No que diz respeito ao estudo empírico, impôs-se o desenvolvimento de duas pesquisas de natureza qualitativa. Na primeira pesquisa procedeu-se à recolha de informação através de uma entrevista semiestruturada sobre o restaurante do The House Ribeira Hotel, em funcionamento até 2020 e na segunda pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar os principais concorrentes do restaurante; compreender quais são os aspetos mais valorizados pelos seus clientes e verificar se existem diferenças nas perceções dos clientes no pré e durante a Covid-19 no Tripadvisor. As conclusões demonstram a necessidade de desenvolver um Plano de Marketing Estratégico para dinamizar o Restaurante em época de Covid-19, um plano que apoie o restaurante a cativar e fidelizar clientes numa época atípica. Perseguindo este objetivo elaborou-se um plano de marketing estratégico, que tem por base a modelo de McDonald, adaptado à realidade do restaurante e aos dados fornecidos, por outras palavras, às limitações consequentes da própria pandemia Covid-19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23T11:40:03Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13262
TID:202984834
url http://hdl.handle.net/10437/13262
identifier_str_mv TID:202984834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237639520256