Conceções alternativas sobre as plantas em alunos do 6.º ano de escolaridade : da identificação à mudança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2726 |
Resumo: | O presente estudo emergiu da Prática de Ensino Supervisionada, disciplina integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Está centrado na área das Ciências Naturais e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por vinte e três alunos. Tem como principal objetivo identificar e desconstruir conceções alternativas associadas às plantas. Este tipo de ideias, resultam de diferentes interpretações do que observamos ao longo da vida e influenciam negativamente a qualidade da interação com a realidade, funcionando também como obstáculos à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceites. Por isso é importante que o docente esteja atento a estas conceções alternativas, de forma a criar e adaptar estratégias e materiais que facilitem a mudança concetual. Com base nas conjeturas anteriores, foram definidas duas questões orientadoras do estudo: (Q.1) Que conceções alternativas apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas? (Q.2) Que mudanças concetuais apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas após o processo de ensino-aprendizagem? Para o seu desenvolvimento e de forma a responder às questões de investigação, optou-se por uma metodologia essencialmente de cariz qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados baseou-se em observações, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos evidenciam a existência de várias conceções alternativas sobre as plantas e que a intervenção pedagógica realizada possibilitou que essas conceções evoluíssem para conceções cientificamente mais corretas. |
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Conceções alternativas sobre as plantas em alunos do 6.º ano de escolaridade : da identificação à mudança6.º ano de escolaridadeCiências NaturaisConceções alternativasMudança concetualPlantas6th grade of schoolingNatural SciencesMisconceptionsConceptual changePlantsO presente estudo emergiu da Prática de Ensino Supervisionada, disciplina integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Está centrado na área das Ciências Naturais e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por vinte e três alunos. Tem como principal objetivo identificar e desconstruir conceções alternativas associadas às plantas. Este tipo de ideias, resultam de diferentes interpretações do que observamos ao longo da vida e influenciam negativamente a qualidade da interação com a realidade, funcionando também como obstáculos à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceites. Por isso é importante que o docente esteja atento a estas conceções alternativas, de forma a criar e adaptar estratégias e materiais que facilitem a mudança concetual. Com base nas conjeturas anteriores, foram definidas duas questões orientadoras do estudo: (Q.1) Que conceções alternativas apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas? (Q.2) Que mudanças concetuais apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas após o processo de ensino-aprendizagem? Para o seu desenvolvimento e de forma a responder às questões de investigação, optou-se por uma metodologia essencialmente de cariz qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados baseou-se em observações, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos evidenciam a existência de várias conceções alternativas sobre as plantas e que a intervenção pedagógica realizada possibilitou que essas conceções evoluíssem para conceções cientificamente mais corretas.The present study emerged from the Supervised Teaching Practice, which is part of the master’s degree in Elementary School and fifth and sixth grade classes in Mathematics and Sciences from School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. This research project is focused on the area of Natural Sciences and was developed in a sixth grade class, composed of twenty-three students. This is a study that seeks to identify misconceptions associated with plants. These types of ideas result from different interpretations of what we observe throughout life and negatively influence the quality of interaction with reality, also acting as obstacles to the learning of scientifically accepted concepts. Therefore, it is important that the teacher is aware of these misconceptions, to create and adapt strategies and materials that facilitate conceptual change. Based on the previous conjectures, two guiding questions were defined: (Q.1) What alternative conceptions do sixth grade students have about plants? (Q.2) What conceptual changes do sixth grade students have about plants after the teaching and learning process? For its development and to answer the research questions, an essentially qualitative methodology was chosen, within the scope of an interpretive paradigm. Data collection was based on observations, questionnaires and documents produced by students. The results obtained show the existence of several misconceptions about the plants and that the pedagogical intervention carried out made it possible for these conceptions to evolve into more scientifically correct conceptions.2022-04-21T10:05:56Z2022-03-24T00:00:00Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2726TID:202992594porCosta, Daniela Couto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:44.311453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo emergiu da Prática de Ensino Supervisionada, disciplina integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Está centrado na área das Ciências Naturais e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por vinte e três alunos. Tem como principal objetivo identificar e desconstruir conceções alternativas associadas às plantas. Este tipo de ideias, resultam de diferentes interpretações do que observamos ao longo da vida e influenciam negativamente a qualidade da interação com a realidade, funcionando também como obstáculos à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceites. Por isso é importante que o docente esteja atento a estas conceções alternativas, de forma a criar e adaptar estratégias e materiais que facilitem a mudança concetual. Com base nas conjeturas anteriores, foram definidas duas questões orientadoras do estudo: (Q.1) Que conceções alternativas apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas? (Q.2) Que mudanças concetuais apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas após o processo de ensino-aprendizagem? Para o seu desenvolvimento e de forma a responder às questões de investigação, optou-se por uma metodologia essencialmente de cariz qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados baseou-se em observações, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos evidenciam a existência de várias conceções alternativas sobre as plantas e que a intervenção pedagógica realizada possibilitou que essas conceções evoluíssem para conceções cientificamente mais corretas. |
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