Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22735 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino. |
id |
RCAP_f673bda2dd0d75e0cf674551d6b150f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroomIntegrating history of mathematics into the mathematics classroomArtigosNeste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino.In this paper, we endeavor to sensitize mathematics teachers to the benefits, for them and their students, that result from an adequate integration of history of mathematics into classroom instruction. Acknowledging some objections and difficulties inherent to such an approach to curriculum, we also present a number of ways of integrating history of mathematics into classroom teaching that have been suggested in the literature. We provide several useful resources and references for helping and guiding classroom teachers in their attempts to integrate history of mathematics into their teaching.APM - Associação de Professores de Matemática2001-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22735por2183-28380872-3915Ferreira, Rosa Antónia TomásRich, Beverly S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:15.018793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
title |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
spellingShingle |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom Ferreira, Rosa Antónia Tomás Artigos |
title_short |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
title_full |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
title_fullStr |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
title_full_unstemmed |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
title_sort |
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom |
author |
Ferreira, Rosa Antónia Tomás |
author_facet |
Ferreira, Rosa Antónia Tomás Rich, Beverly S. |
author_role |
author |
author2 |
Rich, Beverly S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rosa Antónia Tomás Rich, Beverly S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22735 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477118881792 |