Integrating history of mathematics into the mathematics classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Rich, Beverly S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22735
Resumo: Neste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino.
id RCAP_f673bda2dd0d75e0cf674551d6b150f2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integrating history of mathematics into the mathematics classroomIntegrating history of mathematics into the mathematics classroomArtigosNeste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino.In this paper, we endeavor to sensitize mathematics teachers to the benefits, for them and their students, that result from an adequate integration of history of mathematics into classroom instruction. Acknowledging some objections and difficulties inherent to such an approach to curriculum, we also present a number of ways of integrating history of mathematics into classroom teaching that have been suggested in the literature. We provide several useful resources and references for helping and guiding classroom teachers in their attempts to integrate history of mathematics into their teaching.APM - Associação de Professores de Matemática2001-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22735por2183-28380872-3915Ferreira, Rosa Antónia TomásRich, Beverly S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:15.018793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
title Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
spellingShingle Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Artigos
title_short Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
title_full Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
title_fullStr Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
title_full_unstemmed Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
title_sort Integrating history of mathematics into the mathematics classroom
author Ferreira, Rosa Antónia Tomás
author_facet Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Rich, Beverly S.
author_role author
author2 Rich, Beverly S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Rich, Beverly S.
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22735
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477118881792