Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, La Salete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Raposo, Albertina, Piedade, Ana, Marques, Hugo, Teixeira, Leonor, Uva, Marta, Fernandes, Sandra, Gonçalves, Teresa, Silveira, Margarida, Martins, Cristina, Bergano, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
Resumo: O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa
id RCAP_3eba09df03ee47858ab1c8a1455ea050
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania globalEducação para a cidadania globalEducação para o desenvolvimentoTrabalho colaborativoCidadania e desenvolvimentoPolíticas educativasO projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipaCentro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)2022-07-05T10:10:15Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5581por2183-4687Coelho, La SaleteRaposo, AlbertinaPiedade, AnaMarques, HugoTeixeira, LeonorUva, MartaFernandes, SandraGonçalves, TeresaSilveira, MargaridaMartins, CristinaBergano, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-07T07:45:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:48.725711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
spellingShingle Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
Coelho, La Salete
Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
title_short Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_full Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_fullStr Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_full_unstemmed Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
title_sort Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
author Coelho, La Salete
author_facet Coelho, La Salete
Raposo, Albertina
Piedade, Ana
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor
Uva, Marta
Fernandes, Sandra
Gonçalves, Teresa
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
author_role author
author2 Raposo, Albertina
Piedade, Ana
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor
Uva, Marta
Fernandes, Sandra
Gonçalves, Teresa
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, La Salete
Raposo, Albertina
Piedade, Ana
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor
Uva, Marta
Fernandes, Sandra
Gonçalves, Teresa
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
topic Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
description O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
2020-12-01T00:00:00Z
2022-07-05T10:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-4687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129870884667392