Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581 |
Resumo: | O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa |
id |
RCAP_3eba09df03ee47858ab1c8a1455ea050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania globalEducação para a cidadania globalEducação para o desenvolvimentoTrabalho colaborativoCidadania e desenvolvimentoPolíticas educativasO projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipaCentro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)2022-07-05T10:10:15Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5581por2183-4687Coelho, La SaleteRaposo, AlbertinaPiedade, AnaMarques, HugoTeixeira, LeonorUva, MartaFernandes, SandraGonçalves, TeresaSilveira, MargaridaMartins, CristinaBergano, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-07T07:45:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:48.725711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
spellingShingle |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global Coelho, La Salete Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas |
title_short |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_full |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_fullStr |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_full_unstemmed |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
title_sort |
Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
author |
Coelho, La Salete |
author_facet |
Coelho, La Salete Raposo, Albertina Piedade, Ana Marques, Hugo Teixeira, Leonor Uva, Marta Fernandes, Sandra Gonçalves, Teresa Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Albertina Piedade, Ana Marques, Hugo Teixeira, Leonor Uva, Marta Fernandes, Sandra Gonçalves, Teresa Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, La Salete Raposo, Albertina Piedade, Ana Marques, Hugo Teixeira, Leonor Uva, Marta Fernandes, Sandra Gonçalves, Teresa Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas |
topic |
Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas |
description |
O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01T00:00:00Z 2020-12-01T00:00:00Z 2022-07-05T10:10:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-4687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129870884667392 |