Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2538
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_2aacc3b119eca7aa6361f437e149927d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docenteFormação de professores - PortugalProfissão docenteFormação de adultos - PortugalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Este trabalho insere-se nos estudos sobre a formação de professores e centra-se nas problemáticas da identidade e das competências profissionais docentes. Os Cursos de Educação e Formação (CEF) que contemplam dupla certificação (escolar e profissional), constituem-se numa nova realidade existente em algumas escolas do país, traduzindo-se num recente contexto educativo para os professores. Para o estudo estabeleceram-se os objectivos de compreender a forma como os entrevistados foram construindo a sua identidade enquanto professores; conhecer processos de desenvolvimento de competências profissionais e compreender o papel que a formação formal e informal assume na construção da identidade profissional e no desenvolvimento de competências profissionais. Com vista a dar prossecução a estes objectivos, o estudo incidiu sobre um grupo de professores a desenvolver a sua actividade profissional nos CEF, recorrendo à entrevista semi-directiva para recolha de dados e recorrendo à análise de conteúdo temática. Trata-se de um estudo descritivo e iminentemente exploratório enquadrado numa abordagem qualitativa. Da análise e interpretação dos dados que emergiram, relativamente à (re)construção da identidade profissional e ao desenvolvimento das competências profissionais dos professores que colaboraram no estudo, os dados sugerem tratar-se de dois processos distintos, mas que se interligam, se inter-relacionam e se influenciam mutuamente. Tanto a formação formal, como a formação informal, assumem nestes processos um papel preponderante. Neste contexto CEF, mais do que a influência da disciplina ou da componente (científica ou técnica) que estes sujeitos leccionam, observa-se que o que caracteriza a (re)construção da identidade profissional destes professores, está relacionada com a sua percepção de eficácia que é decorrente das competências profissionais. Salienta-se que, para estes professores, a experiência nos CEF se traduziu num marco nas suas carreiras ao nível do desenvolvimento de competências profissionais, traduzindo-se na construção de uma nova identidade docente.This study pertains to the studies about formation of teachers and is focused within identity problems as well as professional teaching competencies. Education & Training Courses (CEF) with double certification (educational and professional) are a new reality in some schools shaping a recent context to teachers. The aims of this study are to understand how the interviewed constructed their identity as teachers; to know the development process(es) related to professional competencies and to understand the role of formal and informal formation in the construction of professional identity as well as in the professional competencies development. To pursue these aims, were involved a group of teachers developing their professional activity in the field of CEF, through semi-directive interview for data collection and further use of Thematic Content Analysis. It is an exploratory descriptive qualitative study. Analysis and interpretation of emerging data related to (re)construction of professional identity and professional competencies development of the teachers involved in the study suggest that these are two distinctive processes albeit interconnected, inter-related and mutually influenced. Formal as well as informal formation, have a pivot role in these processes. In CEF context the perception of effectiveness related to the professional competencies is of paramount importance in the (re)construction of professional identity beyond the influence of teaching subject or the scientific/technical component. CEF experience is a landmark to these teachers as far their careers are concerned related to professional competencies development giving birth to a new teaching identity.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaEspírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-2011-02-21T11:30:30Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:54.618005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
title Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
spellingShingle Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
Espírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-
Formação de professores - Portugal
Profissão docente
Formação de adultos - Portugal
Teses de mestrado - 2010
title_short Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
title_full Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
title_fullStr Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
title_full_unstemmed Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
title_sort Competências profissionais dos professores dos cursos de educação e formação : a construção de uma nova identidade docente
author Espírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-
author_facet Espírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Laura Maria Gaspar do, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Portugal
Profissão docente
Formação de adultos - Portugal
Teses de mestrado - 2010
topic Formação de professores - Portugal
Profissão docente
Formação de adultos - Portugal
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-21T11:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2538
url http://hdl.handle.net/10451/2538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134172998008832