Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carina Isabel Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1593
Resumo: O presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.
id RCAP_2ab10f2144449f0aee18ae2fe82f30fe
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestrado1.º Ciclo do Ensino BásicoAçãoAprendizagemCriançasEstágioEducação Pré-escolarPrimary schoolActionLearningChildrenInternshipPre-school EducationEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.The present report gathers an entirety of accumulated experiences of teaching practice context in two valences of education, particularly in the Pre-School Education and Primary School. The first one was realized on Primary School of São Martinho, in a preschool room with 26 children and the second one took place on Primary School of Ajuda, in a second grade classroom, with 24 students, both located in Funchal. It results on justify pedagogic practice based on scientific-pedagogical knowledge, justified on the participatory pedagogies and active learning, assuming that children are the constructors of their own knowledge. In this sense, during the intervention were used a several instruments for collecting and processing data in order to analyze and to reflect about the action. It‘s still exposed the intervention realized with children, families and the school community. It was conclude that the experiences in both contexts were useful for professional teaching development.Sousa, Maria da Conceição Figueira deDigitUMaFernandes, Carina Isabel Sousa2017-08-10T00:30:09Z2013-09-30T00:00:00Z2013-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:18.579540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Fernandes, Carina Isabel Sousa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ação
Aprendizagem
Crianças
Estágio
Educação Pré-escolar
Primary school
Action
Learning
Children
Internship
Pre-school Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Fernandes, Carina Isabel Sousa
author_facet Fernandes, Carina Isabel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria da Conceição Figueira de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carina Isabel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ação
Aprendizagem
Crianças
Estágio
Educação Pré-escolar
Primary school
Action
Learning
Children
Internship
Pre-school Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ação
Aprendizagem
Crianças
Estágio
Educação Pré-escolar
Primary school
Action
Learning
Children
Internship
Pre-school Education
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30T00:00:00Z
2013-09-30T00:00:00Z
2017-08-10T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1593
url http://hdl.handle.net/10400.13/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912895864832