Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guida Miccaela Ornelas dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3088
Resumo: O presente relatório foi redigido, após o meu envolvimento nas práticas pedagógicas da sala de Educação Pré-Escolar, na Escola DonaOlga e das turmas de 2.º e 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra as reflexões concebidas a respeito das intervenções pedagógicas, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que nortearam a minha prática nos diferentes contextos educativos. A profissão docente implica uma formação contínua que fomente a articulação entre a teoria e a prática e promova uma atitude ativa, criativa e reflexiva capaz de responder às necessidades das crianças e melhorar a ação do docente. Nesta linha de pensamento, o presente relatório apresenta a Investigação-Ação como uma metodologia propícia à transformação e otimização da ação pedagógica. Valorizando esta metodologia e assumindo o papel de docente investigador e reflexivo, emergiu a necessidade de implementar um conjunto de estratégias que potencializassem a ação pedagógica. Em contexto Pré-Escolar, o projeto de Investigação-ação foi orientado pela seguinte questão: “De que forma é possível estimular e desenvolver a linguagem e a comunicação oral no grupo de crianças da Sala Laranja?”; já no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto regeu-se pela questão: “De que maneira é possível motivar os alunos do 4.º J para a construção do seu próprio conhecimento e mediar as atitudes de respeito e tolerância com os outros?”. Para dar respostas às problemáticas sinalizadas, foram implementadas estratégias sustentadas por um suporte teórico, pelos objetivos pedagógicos e, especialmente, pelas características, motivações e necessidades de cada criança.
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