Dificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Isabel Marques da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19549
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Dificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivoDificuldades de aprendizagem específicasModelo de atendimento à diversidadeVocabulárioMnemónicasEstratégia LINCSLearning disabilitiesModel for addressing diversityVocabularyMnemonicsLINCS strategy376159.953.4Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)O presente estudo teve como finalidade avaliar o efeito da estratégia LINCS (Ellis, 1992) na aquisição de vocabulário na língua inglesa por alunos com e sem DAE. Nesse sentido, seguiu-se um plano quasi-experimental, com a realização de um Préteste e de um Pós-teste. A amostra utilizada era composta por 26 alunos do 5.º ano de escolaridade de uma escola particular do interior do país. Os dados quantitativos foram alvo de uma análise descritiva e inferencial, tendo sido possível concluir o seguinte: 1) a estratégia LINCS é uma estratégia pouco dispendiosa, motivadora e de fácil aplicação; 2) a estratégia LINCS pode ser ensinada com sucesso na sala de aula inclusiva; 3) o processo de aprendizagem da estratégia LINCS é bastante moroso; 4) os alunos beneficiam da utilização da estratégia; 5) o effect size é de um desvio padrão; 6) não há diferenças significativas ao nível do desempenho entre o género masculino e feminino. A estratégia LINCS mostrou-se eficaz na aprendizagem de vocabulário por alunos sem e com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, pois para além de criar fortes elos de ligação à memória suscita nos alunos a motivação e a atenção necessárias a esta tarefa.The aim of this study was to evaluate the LINCS strategy’s usage effect (Ellis, 1992) in the learning of English vocabulary by non-native students with and without learning disabilities. In this sense, a quasi-experimental plan was devised and followed, with the completion of a pre-test and a post-test. The sample consisted of 26 fifth grade students from a private school in a rural setting. The quantitative data collected was subjected to a descriptive and inferential analysis. It was possible to conclude that: 1) the LINCS strategy is a cost-effective, easy to use, and motivating strategy; 2) the LINCS strategy can be taught successfully in the inclusive classroom; 3) the process of learning the LINCS strategy is significantly time-consuming; 4) students benefited from the use of the strategy; 5) the effect size is equal to one standard deviation; 6) there were no significant differences in performance between genders. The LINCS strategy was effective in vocabulary learning by students with and without Specific Learning Disabilities, since it not only created strong linkages to memory but also raised students’ motivation and attention required to this task.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoSilva, Marta Isabel Marques da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:36.776045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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