Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23867 |
Resumo: | Este relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, durante o ano letivo 2018/2019. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em duas instituições de ensino em Bragança, nomeadamente em três turmas diferentes, no 4.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano de escolaridade, nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. A prática desenvolvida durante o ano letivo nos dois contextos acima referidos e descrita neste relatório, teve como tema integrador a avaliação pedagógica, tendo sido definida a seguinte questão de investigação: Como concretizar uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no estágio pedagógico? Ao longo do meu estágio estive ciente da importância de enfatizar uma avaliação formativa, no sentido de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem e, ao professor, o seu ensino. Para tal, a integração da avaliação no processo de ensino e aprendizagem fez constantemente parte do meu propósito. Neste relatório, exponho uma parte do trabalho desenvolvido, explicitando a forma como a reflexão se constitui simultaneamente como um processo de investigação e como um processo de desenvolvimento profissional. Desta forma, este trabalho tem características de uma investigação sobre a prática, na medida em que esta foi o ponto de partida e o centro de todo o processo investigativo. Na apresentação da Experiência de Ensino Aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realçado contributo da avaliação para a melhoria do comportamento dos alunos, tendo-se verificado que as suas opiniões remetem de igual forma para a valorização deste domínio. Na EEA do 2.º CEB pude verificar que as estratégias desenvolvidas se constituíram elas próprias como estratégias de avaliação. Na outra EEA enfatizei as atividades laboratoriais e a aprendizagem cooperativa. Na EEA de Matemática valorizei um ensino do tipo exploratório para promover a aprendizagem a todos os alunos. Em todas as EEA desenvolvidas a definição de critérios de avaliação, a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, o fornecer feedback aos alunos, a diversificação de Relatório final da prática de ensino supervisionado instrumentos de recolha de informação e a constante reflexão sobre a utilidade da avaliação praticada, estiveram sempre presentes. A prática de uma avaliação formativa em sala de aula é fundamental para promover as aprendizagens dos alunos e, consequentemente, tem efeitos positivos na avaliação sumativa. |
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Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunosAvaliação pedagógicaAvaliação formativaPrática de ensino supervisionadaReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, durante o ano letivo 2018/2019. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em duas instituições de ensino em Bragança, nomeadamente em três turmas diferentes, no 4.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano de escolaridade, nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. A prática desenvolvida durante o ano letivo nos dois contextos acima referidos e descrita neste relatório, teve como tema integrador a avaliação pedagógica, tendo sido definida a seguinte questão de investigação: Como concretizar uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no estágio pedagógico? Ao longo do meu estágio estive ciente da importância de enfatizar uma avaliação formativa, no sentido de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem e, ao professor, o seu ensino. Para tal, a integração da avaliação no processo de ensino e aprendizagem fez constantemente parte do meu propósito. Neste relatório, exponho uma parte do trabalho desenvolvido, explicitando a forma como a reflexão se constitui simultaneamente como um processo de investigação e como um processo de desenvolvimento profissional. Desta forma, este trabalho tem características de uma investigação sobre a prática, na medida em que esta foi o ponto de partida e o centro de todo o processo investigativo. Na apresentação da Experiência de Ensino Aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realçado contributo da avaliação para a melhoria do comportamento dos alunos, tendo-se verificado que as suas opiniões remetem de igual forma para a valorização deste domínio. Na EEA do 2.º CEB pude verificar que as estratégias desenvolvidas se constituíram elas próprias como estratégias de avaliação. Na outra EEA enfatizei as atividades laboratoriais e a aprendizagem cooperativa. Na EEA de Matemática valorizei um ensino do tipo exploratório para promover a aprendizagem a todos os alunos. Em todas as EEA desenvolvidas a definição de critérios de avaliação, a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, o fornecer feedback aos alunos, a diversificação de Relatório final da prática de ensino supervisionado instrumentos de recolha de informação e a constante reflexão sobre a utilidade da avaliação praticada, estiveram sempre presentes. A prática de uma avaliação formativa em sala de aula é fundamental para promover as aprendizagens dos alunos e, consequentemente, tem efeitos positivos na avaliação sumativa.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES), in the context of the Master's Degree in Primary School Teaching and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, during the academic year 2018/2019. My Supervised Teaching Practice was carried out in two educational institutions in Bragança, namely in three different classes, in the 4th grade, and in the 5th and 6th grades, in the curricular areas of Mathematics and Natural Sciences. The practice developed during the school year in the two contexts mentioned above and described in this report, had pedagogical evaluation as an integrating theme, and the following research question was defined: How to implement a formative evaluation in the teaching and learning process developed in the pedagogical internship? Throughout my internship I was aware of the importance of emphasizing a formative evaluation, in order to allow the student to regulate his learning and the teacher to regulate his teaching. To this end, the integration of evaluation in the teaching and learning process was constantly part of my purpose. In this report, I present part of the work developed, explaining how reflection is simultaneously a research process and a professional development process. In this way, this work has characteristics of an investigation about practice, insofar as this was the starting point and the center of the whole investigative process. In the presentation of the Primary School Teaching and Learning Experience, the contribution of assessment to the improvement of students' behavior was highlighted. In the SES of the 2nd cycle I could verify that the strategies developed were themselves assessment strategies. In the other SES I emphasized the laboratory activities and cooperative learning. In the Mathematics SES I valued an exploratory type of teaching to promote learning for all students. In all the developed SES the definition of assessment criteria, the assessment of students' prior knowledge, the provision of feedback to students, the diversification of information collection tools, and the constant reflection on the usefulness of the practiced assessment were always present. The practice of formative assessment in the classroom is essential to promote student learning and consequently positive effects on their summative assessment.Martins, CristinaBiblioteca Digital do IPBPimenta, Pedro de Sousa2021-09-02T09:40:14Z202120202021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23867TID: 202758311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:47.863674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, durante o ano letivo 2018/2019. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em duas instituições de ensino em Bragança, nomeadamente em três turmas diferentes, no 4.º ano de escolaridade, e no 5.º e 6.º ano de escolaridade, nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. A prática desenvolvida durante o ano letivo nos dois contextos acima referidos e descrita neste relatório, teve como tema integrador a avaliação pedagógica, tendo sido definida a seguinte questão de investigação: Como concretizar uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no estágio pedagógico? Ao longo do meu estágio estive ciente da importância de enfatizar uma avaliação formativa, no sentido de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem e, ao professor, o seu ensino. Para tal, a integração da avaliação no processo de ensino e aprendizagem fez constantemente parte do meu propósito. Neste relatório, exponho uma parte do trabalho desenvolvido, explicitando a forma como a reflexão se constitui simultaneamente como um processo de investigação e como um processo de desenvolvimento profissional. Desta forma, este trabalho tem características de uma investigação sobre a prática, na medida em que esta foi o ponto de partida e o centro de todo o processo investigativo. Na apresentação da Experiência de Ensino Aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realçado contributo da avaliação para a melhoria do comportamento dos alunos, tendo-se verificado que as suas opiniões remetem de igual forma para a valorização deste domínio. Na EEA do 2.º CEB pude verificar que as estratégias desenvolvidas se constituíram elas próprias como estratégias de avaliação. Na outra EEA enfatizei as atividades laboratoriais e a aprendizagem cooperativa. Na EEA de Matemática valorizei um ensino do tipo exploratório para promover a aprendizagem a todos os alunos. Em todas as EEA desenvolvidas a definição de critérios de avaliação, a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, o fornecer feedback aos alunos, a diversificação de Relatório final da prática de ensino supervisionado instrumentos de recolha de informação e a constante reflexão sobre a utilidade da avaliação praticada, estiveram sempre presentes. A prática de uma avaliação formativa em sala de aula é fundamental para promover as aprendizagens dos alunos e, consequentemente, tem efeitos positivos na avaliação sumativa. |
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