Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, João Carlos Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24552
Resumo: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu durante o ano letivo 2020/2021. O tema integrador deste trabalho é o processo de avaliação formativa enquanto veículo fundamental do processo de ensino-aprendizagem, tanto para os alunos, como para os professores. Definiram-se como questões de investigação do estudo as seguintes: (i) De que forma as práticas de avaliação formativa desenvolvidas no estágio contribuem para a aprendizagem dos alunos? e (ii) Quais as conceções dos alunos e do professor sobre a avaliação e sobre o sucesso escolar? As Experiências de Ensino e Aprendizagem foram realizadas nos dois níveis de ensino, o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano de escolaridade, respetivamente. No caso das turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, as atividades decorreram nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Destaca-se em qualquer das EEA levadas a cabo a importância do feedback, bem como da comunicação em sala de aula (questionamento, debates), a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, e a diversificação de instrumentos de recolha de informação e avaliação. Este relatório sintetiza uma parte do trabalho desenvolvido e concentra as principais reflexões que me serão, certamente, úteis, ao longo do meu percurso enquanto professor. O estágio e todo este período de reflexão sequente levou-nos a enfatizar e a reconhecer a importância da avaliação formativa como estratégia de avaliação dos alunos, pois além de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem, fornece ao professor um conjunto de informações que o podem orientar nas suas práticas pedagógicas. Foi, por isso, propósito do desta investigação integrar este molde de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Assim, de uma forma global, foi possível verificar que professores e alunos reconhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a avaliação praticada no estágio revelou contribuir para aquilo que consideramos ser o sucesso escolar dos alunos.
id RCAP_9b0a793f17902ba1ba82c82aee98e289
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunosProcesso de avaliaçãoAvaliação formativaPrática de Ensino SupervisionadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu durante o ano letivo 2020/2021. O tema integrador deste trabalho é o processo de avaliação formativa enquanto veículo fundamental do processo de ensino-aprendizagem, tanto para os alunos, como para os professores. Definiram-se como questões de investigação do estudo as seguintes: (i) De que forma as práticas de avaliação formativa desenvolvidas no estágio contribuem para a aprendizagem dos alunos? e (ii) Quais as conceções dos alunos e do professor sobre a avaliação e sobre o sucesso escolar? As Experiências de Ensino e Aprendizagem foram realizadas nos dois níveis de ensino, o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano de escolaridade, respetivamente. No caso das turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, as atividades decorreram nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Destaca-se em qualquer das EEA levadas a cabo a importância do feedback, bem como da comunicação em sala de aula (questionamento, debates), a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, e a diversificação de instrumentos de recolha de informação e avaliação. Este relatório sintetiza uma parte do trabalho desenvolvido e concentra as principais reflexões que me serão, certamente, úteis, ao longo do meu percurso enquanto professor. O estágio e todo este período de reflexão sequente levou-nos a enfatizar e a reconhecer a importância da avaliação formativa como estratégia de avaliação dos alunos, pois além de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem, fornece ao professor um conjunto de informações que o podem orientar nas suas práticas pedagógicas. Foi, por isso, propósito do desta investigação integrar este molde de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Assim, de uma forma global, foi possível verificar que professores e alunos reconhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a avaliação praticada no estágio revelou contribuir para aquilo que consideramos ser o sucesso escolar dos alunos.his report was developed under the Supervised Teaching Practice, in the context of the Master's Degree in Primary School Teaching and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic School, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, which took place during the academic year 2020/2021. The integrating theme of this work is the formative evaluation process as a fundamental vehicle of the teaching-learning process, both for students and teachers. The following research questions were defined for this study: (i) How do the formative assessment practices developed in the internship contribute to students' learning? and (ii) What are the students' and teachers' conceptions of assessment and school success? The Teaching and Learning Experiences were carried out in two levels of education, the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in 4th, 5th and 6th grade classes respectively. In the case of the 2nd Cycle Primary School classes, the activities took place in the curricular areas of Mathematics and Natural Sciences. In any of the SES carried out, the importance of feedback should be highlighted, as well as classroom communication (questioning, debates), checking students' previous knowledge, and the diversification of information gathering and assessment tools. This report summarises some of the work carried out and concentrates the main reflections which will certainly be useful to me as I continue my journey as a teacher. The traineeship and all this subsequent period of reflection led us to emphasize and to recognize the importance of formative assessment as a strategy for the assessment of students, because besides allowing the student to regulate his/her learning, it provides the teacher with a set of information that can guide him/her in his/her pedagogical practices. Therefore, the purpose of this research was to integrate this form of assessment in the teaching and learning process. Thus, in a global way, it was possible to verify that teachers and students recognise the importance of formative assessment in the teaching-learning process, and the assessment practised in the traineeship proved to contribute to what we consider to be the students' school success.Martins, CristinaBiblioteca Digital do IPBCastro, João Carlos Carvalho2022-01-10T10:37:36Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/24552TID:202832635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:18:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:30.278212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
title Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
Castro, João Carlos Carvalho
Processo de avaliação
Avaliação formativa
Prática de Ensino Supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
title_full Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
title_sort Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
author Castro, João Carlos Carvalho
author_facet Castro, João Carlos Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Cristina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, João Carlos Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de avaliação
Avaliação formativa
Prática de Ensino Supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Processo de avaliação
Avaliação formativa
Prática de Ensino Supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu durante o ano letivo 2020/2021. O tema integrador deste trabalho é o processo de avaliação formativa enquanto veículo fundamental do processo de ensino-aprendizagem, tanto para os alunos, como para os professores. Definiram-se como questões de investigação do estudo as seguintes: (i) De que forma as práticas de avaliação formativa desenvolvidas no estágio contribuem para a aprendizagem dos alunos? e (ii) Quais as conceções dos alunos e do professor sobre a avaliação e sobre o sucesso escolar? As Experiências de Ensino e Aprendizagem foram realizadas nos dois níveis de ensino, o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 4.º, 5.º e 6.º ano de escolaridade, respetivamente. No caso das turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, as atividades decorreram nas áreas curriculares de Matemática e Ciências Naturais. Destaca-se em qualquer das EEA levadas a cabo a importância do feedback, bem como da comunicação em sala de aula (questionamento, debates), a averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos, e a diversificação de instrumentos de recolha de informação e avaliação. Este relatório sintetiza uma parte do trabalho desenvolvido e concentra as principais reflexões que me serão, certamente, úteis, ao longo do meu percurso enquanto professor. O estágio e todo este período de reflexão sequente levou-nos a enfatizar e a reconhecer a importância da avaliação formativa como estratégia de avaliação dos alunos, pois além de permitir ao aluno regular a sua aprendizagem, fornece ao professor um conjunto de informações que o podem orientar nas suas práticas pedagógicas. Foi, por isso, propósito do desta investigação integrar este molde de avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Assim, de uma forma global, foi possível verificar que professores e alunos reconhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem, sendo que a avaliação praticada no estágio revelou contribuir para aquilo que consideramos ser o sucesso escolar dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-10T10:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/24552
TID:202832635
url http://hdl.handle.net/10198/24552
identifier_str_mv TID:202832635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135437636239360