A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1996 |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações. |
id |
RCAP_2b00131c0efc0356d135a22f2cae7218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/1996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensinoGestão escolarEscola públicaQualidade de ensinoSchool managementPublic schoolTeaching qualityEducationNeste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações.In this research, we intend to study the management practices of public school secondary 2 cycle of general teaching in Ganda municipality, in Benguela province. In this sense, it is given a particular attention of the following points: the evolution of education in Angola and your educational system, the theoretical contributions of school management, the quality of teaching, the necessity of use example of management which permits the decentralization of educational system, the participation of community, the change of management working organs. In the methodological plan, the investigation resort of the quantitative paradigm with a questionnaire directed to the direction of school, to the teachers, to the administrative staff and to the students which served to, from the sample (n=166), to understanding better the problematic in analysis. The evaluation of results, in the quantitative form, gave to confront the ideas of the authors, with the reality that school demonstrates having, without showing the results which open the way to futures investigations.2017-12-12T17:34:18Z2017-12-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFilipe, A. G. A. (2015). A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1996http://hdl.handle.net/11328/1996Filipe, A. G. A. (2015). A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1996http://hdl.handle.net/11328/1996TID:201219646porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFilipe, Ednelson Gungu Arãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:17Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:23.607456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
title |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
spellingShingle |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino Filipe, Ednelson Gungu Arão Gestão escolar Escola pública Qualidade de ensino School management Public school Teaching quality Education |
title_short |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
title_full |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
title_fullStr |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
title_full_unstemmed |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
title_sort |
A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino |
author |
Filipe, Ednelson Gungu Arão |
author_facet |
Filipe, Ednelson Gungu Arão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Ednelson Gungu Arão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Escola pública Qualidade de ensino School management Public school Teaching quality Education |
topic |
Gestão escolar Escola pública Qualidade de ensino School management Public school Teaching quality Education |
description |
Neste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2017-12-12T17:34:18Z 2017-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Filipe, A. G. A. (2015). A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1996 http://hdl.handle.net/11328/1996 Filipe, A. G. A. (2015). A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1996 http://hdl.handle.net/11328/1996 TID:201219646 |
identifier_str_mv |
Filipe, A. G. A. (2015). A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1996 TID:201219646 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134989104709632 |