Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7682 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio, exposto à Escola Superior de Educação de Bragança para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é composto por duas partes. Inicialmente elaboramos uma reflexão crítica às actividades desenvolvidas na Prática Pedagógica Supervisionada nas disciplinas: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Segue-se a averiguação sobre o tema pertinente à acção profissional: ‘A Gestão do Espaço-Aprendizagem’. Analisámos modelos de gestão espacial da sala de aula, apoiados uma revisão bibliográfica, optimizando a experiência de ensino-aprendizagem. O ensaio contou com vinte e dois alunos da turma do 3º Ano de Vimioso, dois quais doze são do sexo feminino e dez do masculino. Foram promovidos modelos de gestão espacial na sala de aula, segundo objectivos e actividades definidos nos Planos, previamente elaborados. O resultado surtiu considerações curiosas e reveladoras, consoante as distintas gestões espaciais da sala de aula. Na nossa pré-formação, em arquitectura, sustentamos o espaço como agente funcional e, na prática docente, atestamos o espaço-aprendizagem como auxiliar metodológico. Concluímos que existem modelos de gestão do espaço-aprendizagem que proporcionam experiências variadas, em prol de professores e alunos. The Internship Report, exposed to the Escola Superior de Educação de Bragança to obtain a Master's Degree in Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, consists on two parts. Initially we developed a critical reflection on the activities developed in the Prática Pedagógica Supervisionada on the disciplines: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Following is the investigation of the subject relevant to professional action: ‘The Management of the Space-Learning’. We looked at models of classroom spatial management, supported by literature review to optimize the teaching-learning experiences. The test counted with twenty-two students of 3rd grade in Vimioso, of whom twelve are female and ten male. There were promoted models of spatial management in the classroom according to objectives and activities defined in the Plans previously elaborated. The result led to curious and revealing considerations, as the various managements of the classroom space. In our pre-training, on architecture, we maintain the space as functional agent, and the teaching practice attest the space-learning as an auxiliary methodology. We conclude the existence of space management models and that provide varied experiences, in favor of teachers and students. |
id |
RCAP_2b20e45c8db4b207e3ae52b42eae93bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoGestãoEspaço-aprendizagemMetodologiaPlanificaçãoOrganizaçãoEste Relatório de Estágio, exposto à Escola Superior de Educação de Bragança para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é composto por duas partes. Inicialmente elaboramos uma reflexão crítica às actividades desenvolvidas na Prática Pedagógica Supervisionada nas disciplinas: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Segue-se a averiguação sobre o tema pertinente à acção profissional: ‘A Gestão do Espaço-Aprendizagem’. Analisámos modelos de gestão espacial da sala de aula, apoiados uma revisão bibliográfica, optimizando a experiência de ensino-aprendizagem. O ensaio contou com vinte e dois alunos da turma do 3º Ano de Vimioso, dois quais doze são do sexo feminino e dez do masculino. Foram promovidos modelos de gestão espacial na sala de aula, segundo objectivos e actividades definidos nos Planos, previamente elaborados. O resultado surtiu considerações curiosas e reveladoras, consoante as distintas gestões espaciais da sala de aula. Na nossa pré-formação, em arquitectura, sustentamos o espaço como agente funcional e, na prática docente, atestamos o espaço-aprendizagem como auxiliar metodológico. Concluímos que existem modelos de gestão do espaço-aprendizagem que proporcionam experiências variadas, em prol de professores e alunos. The Internship Report, exposed to the Escola Superior de Educação de Bragança to obtain a Master's Degree in Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, consists on two parts. Initially we developed a critical reflection on the activities developed in the Prática Pedagógica Supervisionada on the disciplines: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Following is the investigation of the subject relevant to professional action: ‘The Management of the Space-Learning’. We looked at models of classroom spatial management, supported by literature review to optimize the teaching-learning experiences. The test counted with twenty-two students of 3rd grade in Vimioso, of whom twelve are female and ten male. There were promoted models of spatial management in the classroom according to objectives and activities defined in the Plans previously elaborated. The result led to curious and revealing considerations, as the various managements of the classroom space. In our pre-training, on architecture, we maintain the space as functional agent, and the teaching practice attest the space-learning as an auxiliary methodology. We conclude the existence of space management models and that provide varied experiences, in favor of teachers and students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBBarros, Maria Margarida Pires2012-10-18T15:06:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7682porBarros, Maria Margarida Pires (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:24.481987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico Barros, Maria Margarida Pires Gestão Espaço-aprendizagem Metodologia Planificação Organização |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico |
author |
Barros, Maria Margarida Pires |
author_facet |
Barros, Maria Margarida Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canotilho, Luís Manuel Leitão Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Maria Margarida Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Espaço-aprendizagem Metodologia Planificação Organização |
topic |
Gestão Espaço-aprendizagem Metodologia Planificação Organização |
description |
Este Relatório de Estágio, exposto à Escola Superior de Educação de Bragança para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é composto por duas partes. Inicialmente elaboramos uma reflexão crítica às actividades desenvolvidas na Prática Pedagógica Supervisionada nas disciplinas: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Segue-se a averiguação sobre o tema pertinente à acção profissional: ‘A Gestão do Espaço-Aprendizagem’. Analisámos modelos de gestão espacial da sala de aula, apoiados uma revisão bibliográfica, optimizando a experiência de ensino-aprendizagem. O ensaio contou com vinte e dois alunos da turma do 3º Ano de Vimioso, dois quais doze são do sexo feminino e dez do masculino. Foram promovidos modelos de gestão espacial na sala de aula, segundo objectivos e actividades definidos nos Planos, previamente elaborados. O resultado surtiu considerações curiosas e reveladoras, consoante as distintas gestões espaciais da sala de aula. Na nossa pré-formação, em arquitectura, sustentamos o espaço como agente funcional e, na prática docente, atestamos o espaço-aprendizagem como auxiliar metodológico. Concluímos que existem modelos de gestão do espaço-aprendizagem que proporcionam experiências variadas, em prol de professores e alunos. The Internship Report, exposed to the Escola Superior de Educação de Bragança to obtain a Master's Degree in Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, consists on two parts. Initially we developed a critical reflection on the activities developed in the Prática Pedagógica Supervisionada on the disciplines: Expressão e Educação Plástica – 1º Ciclo; Educação Visual e Tecnológica – 2º Ciclo; Educação Visual e Educação Tecnológica – 3º Ciclo. Following is the investigation of the subject relevant to professional action: ‘The Management of the Space-Learning’. We looked at models of classroom spatial management, supported by literature review to optimize the teaching-learning experiences. The test counted with twenty-two students of 3rd grade in Vimioso, of whom twelve are female and ten male. There were promoted models of spatial management in the classroom according to objectives and activities defined in the Plans previously elaborated. The result led to curious and revealing considerations, as the various managements of the classroom space. In our pre-training, on architecture, we maintain the space as functional agent, and the teaching practice attest the space-learning as an auxiliary methodology. We conclude the existence of space management models and that provide varied experiences, in favor of teachers and students. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-18T15:06:51Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/7682 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/7682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Maria Margarida Pires (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135217476173824 |