Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Lúcia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10664
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada Estágio que culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. A elaboração do presente relatório tem como objetivo refletir detalhadamente todo o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo na Escola Lousada Oeste e analisar, de forma aprofundada e criteriosa, todos os pormenores deste percurso que consubstancia o estágio pedagógico. A principal preocupação tida em consideração na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos vivenciados, os problemas identificados e forma como foram ultrapassados. É, também, feito um enquadramento da Escola Lousada Oeste, e dos agentes intervenientes no processo educativo, sendo apresentado um estudo de turma que abrangeu diversas vertentes que foram evoluindo sempre que se mostrou necessário conhecer mais aspetos dos alunos. Em ano de pandemia, para além da aptidão física e análise das relações interpessoais dos alunos na turma, mostrou-se necessário conhecer as condições dos alunos no caso de ser necessário adotar o ensino à distância. Foi com base na reflexão, espírito critico e busca sistemática de conhecimento que consegui adequar as estratégias e atingir os objetivos propostos. Desta forma, neste relatório pretende-se apresentar a experiência detalhada ao longo de um estágio, todo ele realizado em plena pandemia sendo este documento um culminar de um ciclo que veio reforçar a minha vontade de exercer esta profissão.
id RCAP_8a9bae4a8ccbbebfb0cb572bd4bc24dc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEnsinoPlanificaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada Estágio que culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. A elaboração do presente relatório tem como objetivo refletir detalhadamente todo o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo na Escola Lousada Oeste e analisar, de forma aprofundada e criteriosa, todos os pormenores deste percurso que consubstancia o estágio pedagógico. A principal preocupação tida em consideração na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos vivenciados, os problemas identificados e forma como foram ultrapassados. É, também, feito um enquadramento da Escola Lousada Oeste, e dos agentes intervenientes no processo educativo, sendo apresentado um estudo de turma que abrangeu diversas vertentes que foram evoluindo sempre que se mostrou necessário conhecer mais aspetos dos alunos. Em ano de pandemia, para além da aptidão física e análise das relações interpessoais dos alunos na turma, mostrou-se necessário conhecer as condições dos alunos no caso de ser necessário adotar o ensino à distância. Foi com base na reflexão, espírito critico e busca sistemática de conhecimento que consegui adequar as estratégias e atingir os objetivos propostos. Desta forma, neste relatório pretende-se apresentar a experiência detalhada ao longo de um estágio, todo ele realizado em plena pandemia sendo este documento um culminar de um ciclo que veio reforçar a minha vontade de exercer esta profissão.This internship report is part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and High School Education, as part of the course unit called Internship, which culminates our entire training process as future teachers of Physical Education. The aim of this report is to reflect in detail on all the work done throughout the school year at Escola Lousada Oeste and analyze, in depth and carefully, all the details of this journey that embodies the pedagogical internship. The main concern taken into account when writing this report is to analyze and describe the events experienced, the problems identified and how they were overcome. It is also made a framework of the West Lousada School, and the agents involved in the educational process, being presented a class study that covered several aspects that were evolving whenever it was necessary to know more aspects of the students. In a pandemic year, in addition to physical fitness and analysis of interpersonal relationships of students in the class, it was necessary to know the conditions of the students in case it was necessary to adopt distance learning. It was based on reflection, critical thinking, and systematic search for knowledge that I was able to adapt the strategies and achieve the proposed objectives. Thus, this report aims to present the detailed experience of an internship, all carried out in the middle of the pandemic, and this document is a culmination of a cycle that has strengthened my desire to practice this profession.2021-08-11T14:37:13Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10664pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Lúcia Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:39.457647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Gomes, Ana Lúcia Ferreira
Ensino
Planificação
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Gomes, Ana Lúcia Ferreira
author_facet Gomes, Ana Lúcia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Lúcia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Planificação
topic Ensino
Planificação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada Estágio que culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. A elaboração do presente relatório tem como objetivo refletir detalhadamente todo o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo na Escola Lousada Oeste e analisar, de forma aprofundada e criteriosa, todos os pormenores deste percurso que consubstancia o estágio pedagógico. A principal preocupação tida em consideração na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos vivenciados, os problemas identificados e forma como foram ultrapassados. É, também, feito um enquadramento da Escola Lousada Oeste, e dos agentes intervenientes no processo educativo, sendo apresentado um estudo de turma que abrangeu diversas vertentes que foram evoluindo sempre que se mostrou necessário conhecer mais aspetos dos alunos. Em ano de pandemia, para além da aptidão física e análise das relações interpessoais dos alunos na turma, mostrou-se necessário conhecer as condições dos alunos no caso de ser necessário adotar o ensino à distância. Foi com base na reflexão, espírito critico e busca sistemática de conhecimento que consegui adequar as estratégias e atingir os objetivos propostos. Desta forma, neste relatório pretende-se apresentar a experiência detalhada ao longo de um estágio, todo ele realizado em plena pandemia sendo este documento um culminar de um ciclo que veio reforçar a minha vontade de exercer esta profissão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T14:37:13Z
2021-07-28T00:00:00Z
2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10664
url http://hdl.handle.net/10348/10664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137100962988032