A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33771 |
Resumo: | Estamos perante uma sociedade cada vez mais exigente e perfecionista a nível dos produtos ou serviços que procuram no mercado. Isto, não é exceção no que toca às feiras profissionais, que mundialmente têm alcançado um volume de negócios cada vez mais acrescido, prevendo assim um aumento do peso deste setor económico na nossa sociedade. Deste modo, este estudo pretende explorar as feiras profissionais do ponto de vista dos visitantes, uma vez que este apresenta uma lacuna a nível da literatura, de modo a fornecer conhecimentos e informações úteis para o melhoramento da performance deste tipo de eventos. Mais especificamente, este estudo pretende perceber qual a satisfação dos visitantes das feiras profissionais e a influência dessa satisfação na intenção de retorno a estes eventos. Para tentar responder ao objetivo principal e específicos da presente investigação, inicialmente foi realizado um enquadramento teórico das feiras profissionais e seguidamente um enquadramento teórico da influência da satisfação na intenção de retorno. Com o estudo de caso específico e a aplicação da metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das feiras de forma a tentar mensurar as diferentes dimensões presentes no inquérito e chegar a conclusões concretas para obtenção de respostas para o problema de investigação. Para análise dos dados recolhidos foram aplicadas variadas técnicas de análise estatística tais como a estatística descritiva, diferenças estatisticamente significativas, correlações e regressões lineares. Para além do método quantitativo mencionado, foram também utilizados dois métodos qualitativos para sustentar os dados e conclusões obtidos. Esses métodos englobaram as entrevistas semiestruturadas e a observação participante dos visitantes. Por fim foram efetuadas as conclusões que incluem a resposta ao problema apresentado, os principais contributos e recomendações da investigação e também as limitações e sugestões para futuras investigações. |
id |
RCAP_2b5ded483929dcdf47cdbda3a40812d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor ExhibitionsExponorMarketing de eventosFeiras profissionaisDesign de interioresExperiência do consumidorSatisfaçãoIntenção de retornoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEstamos perante uma sociedade cada vez mais exigente e perfecionista a nível dos produtos ou serviços que procuram no mercado. Isto, não é exceção no que toca às feiras profissionais, que mundialmente têm alcançado um volume de negócios cada vez mais acrescido, prevendo assim um aumento do peso deste setor económico na nossa sociedade. Deste modo, este estudo pretende explorar as feiras profissionais do ponto de vista dos visitantes, uma vez que este apresenta uma lacuna a nível da literatura, de modo a fornecer conhecimentos e informações úteis para o melhoramento da performance deste tipo de eventos. Mais especificamente, este estudo pretende perceber qual a satisfação dos visitantes das feiras profissionais e a influência dessa satisfação na intenção de retorno a estes eventos. Para tentar responder ao objetivo principal e específicos da presente investigação, inicialmente foi realizado um enquadramento teórico das feiras profissionais e seguidamente um enquadramento teórico da influência da satisfação na intenção de retorno. Com o estudo de caso específico e a aplicação da metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das feiras de forma a tentar mensurar as diferentes dimensões presentes no inquérito e chegar a conclusões concretas para obtenção de respostas para o problema de investigação. Para análise dos dados recolhidos foram aplicadas variadas técnicas de análise estatística tais como a estatística descritiva, diferenças estatisticamente significativas, correlações e regressões lineares. Para além do método quantitativo mencionado, foram também utilizados dois métodos qualitativos para sustentar os dados e conclusões obtidos. Esses métodos englobaram as entrevistas semiestruturadas e a observação participante dos visitantes. Por fim foram efetuadas as conclusões que incluem a resposta ao problema apresentado, os principais contributos e recomendações da investigação e também as limitações e sugestões para futuras investigações.Alves, CaetanoRepositório ComumSalvador, Joana2020-09-28T00:00:00Z2023-09-28T00:00:00Z2020-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33771202525740porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:28.911011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
title |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
spellingShingle |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions Salvador, Joana Exponor Marketing de eventos Feiras profissionais Design de interiores Experiência do consumidor Satisfação Intenção de retorno Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
title_full |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
title_fullStr |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
title_full_unstemmed |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
title_sort |
A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor Exhibitions |
author |
Salvador, Joana |
author_facet |
Salvador, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Caetano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exponor Marketing de eventos Feiras profissionais Design de interiores Experiência do consumidor Satisfação Intenção de retorno Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Exponor Marketing de eventos Feiras profissionais Design de interiores Experiência do consumidor Satisfação Intenção de retorno Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Estamos perante uma sociedade cada vez mais exigente e perfecionista a nível dos produtos ou serviços que procuram no mercado. Isto, não é exceção no que toca às feiras profissionais, que mundialmente têm alcançado um volume de negócios cada vez mais acrescido, prevendo assim um aumento do peso deste setor económico na nossa sociedade. Deste modo, este estudo pretende explorar as feiras profissionais do ponto de vista dos visitantes, uma vez que este apresenta uma lacuna a nível da literatura, de modo a fornecer conhecimentos e informações úteis para o melhoramento da performance deste tipo de eventos. Mais especificamente, este estudo pretende perceber qual a satisfação dos visitantes das feiras profissionais e a influência dessa satisfação na intenção de retorno a estes eventos. Para tentar responder ao objetivo principal e específicos da presente investigação, inicialmente foi realizado um enquadramento teórico das feiras profissionais e seguidamente um enquadramento teórico da influência da satisfação na intenção de retorno. Com o estudo de caso específico e a aplicação da metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das feiras de forma a tentar mensurar as diferentes dimensões presentes no inquérito e chegar a conclusões concretas para obtenção de respostas para o problema de investigação. Para análise dos dados recolhidos foram aplicadas variadas técnicas de análise estatística tais como a estatística descritiva, diferenças estatisticamente significativas, correlações e regressões lineares. Para além do método quantitativo mencionado, foram também utilizados dois métodos qualitativos para sustentar os dados e conclusões obtidos. Esses métodos englobaram as entrevistas semiestruturadas e a observação participante dos visitantes. Por fim foram efetuadas as conclusões que incluem a resposta ao problema apresentado, os principais contributos e recomendações da investigação e também as limitações e sugestões para futuras investigações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28T00:00:00Z 2020-09-28T00:00:00Z 2023-09-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33771 202525740 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33771 |
identifier_str_mv |
202525740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011026849792 |