A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anazário, Ana Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF17
id RCAP_2b65da8399493a11f968be155f6d5456
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino BásicoEnsino Básico (1º-2º ciclo)Docente generalistaO presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF172013-10-29T12:59:19Z2013-06-01T00:00:00Z2013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1289porAnazário, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.287790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
title A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
Anazário, Ana Cristina
Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
title_short A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
author Anazário, Ana Cristina
author_facet Anazário, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anazário, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
topic Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
description O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29T12:59:19Z
2013-06-01T00:00:00Z
2013-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621027217408