A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF17 |
id |
RCAP_2b65da8399493a11f968be155f6d5456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino BásicoEnsino Básico (1º-2º ciclo)Docente generalistaO presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF172013-10-29T12:59:19Z2013-06-01T00:00:00Z2013-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1289porAnazário, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.287790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico Anazário, Ana Cristina Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
title_short |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Anazário, Ana Cristina |
author_facet |
Anazário, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anazário, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
topic |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, inseridas no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este pretende dar a conhecer todo o percurso da construção da profissionalidade generalista, com os estágios nos contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Depois da observação e conhecimento das necessidades dos alunos e das duas instituições, foram realizadas intervenções educativas sempre planificadas de acordo com as características da turma e de cada aluno em particular, de forma a utilizar técnicas e instrumentos variados e adequados a cada momento. O relatório apresenta, assim, a explicação, a análise e a reflexão das situações de estágio, devidamente fundamentado teoricamente de forma a explanar a intervenção o mais significativa possível. ABSTRACT This report was conducted as part of courses Supervised Teaching Practice I and II, entered in the Master of Teaching 1. º and 2. º Cycle of Basic Education in the School of Education Paula Frassinetti. This intends to show the entire route of the construction of professional generalist, with internships in contexts 1. º and 2. º Primary School. After the observation and understanding of the needs of the students and of the two institutions, educational interventions were always planned according to the characteristics of the class and the individual student in order to employ techniques and instruments varied and suitable for every moment. The report therefore presents the explanation, analysis and reflection of training situations, substantiated theoretically in order to explain the significant intervention as possible. ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29T12:59:19Z 2013-06-01T00:00:00Z 2013-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621027217408 |