Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1306 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II e integra as experiências de estágio realizadas em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, sendo parte constituinte do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório resulta de uma reflexão do estágio profissionalizante em 1º e 2º CEB, na tentativa de determinar as especificidades de cada contexto, de forma a construirmos a nossa profissionalidade enquanto docentes generalistas com conhecimentos pedagógico-científicos em ambos os ciclos. Deste profissional exige-se uma verdadeira articulação entre os ciclos. A intervenção educativa nestes dois contextos adotou os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa e de um investigador que nunca entende o saber como adquirido mas sim, como um processo contínuo. Como o próprio título indica é necessário que haja continuidade entre o 1º e o 2º CEB. Falar de continuidade, é falar de sequências ordenadas no sentido de progressão nos processos globais do ensino/aprendizagem. Esta continuidade visa o desenvolvimento harmonioso das etapas educativas que o aluno percorre ao longo da sua formação, preconizado no mais atual ideário da educação. Todavia, com este título pretendemos ainda evidenciar o papel de um professor do nosso perfil no combate as descontinuidades entre estes dois ciclos. A maior descontinuidade, por nós encontrada, incide na forma como os professores do 2º CEB formados numa área específica do saber, compartimentam o conhecimento, não transmitindo uma visão do todo. Esta aprendizagem do conhecimento descontextualizado é um fator de desmotivação no aluno, por este não compreender a sua utilidade e praticidade no seu quotidiano. A consciencialização desta descontinuidade foi determinante para a nossa atuação pedagógica, por se constituir, na maior parte das vezes, um obstáculo à construção e apropriação do conhecimento pelo aluno. ABSTRACT This report was the result of two traineeship periods in the contexts of Primary and Secondary School for obtaining our Master’s Degree in these educational fields.This report reflects a reflexive study carried out with the goals of constructing our teaching professionalism according with the specificities of each context and based upon the double qualification for teaching which is grounded in pedagogical and scientific knowledge which must also be evident in the articulation between these two cycles. Our educational intervention assumed the principles of a qualitative study in which the researcher never takes the object of study as fully understood but rather as a dynamic and ongoing phenomenon. The selected title indicates the need for continuity between Primary and Secondary School which implies the establishment of learning sequences that seek out progression in the global processes of teaching and learning. This continuity aims at the harmonious development of the educational stages that the student must traverse according with the most recent curricular design. So, we intend to put forth the role of the teacher in preventing this discontinuity, which stems essentially form the Secondary School teachers who focus solely on their subject matter, dividing knowledge and losing the holistic nature of teaching. This loss of contextualization leads to poor motivation due to the lack of understanding of the utility of said knowledge in everyday life. The acknowledgement of this discontinuity was a decisive factor for our pedagogical intervention so as to promote the construction and appropriation of knowledge by the student. |
id |
RCAP_f382312e979eb703358e91da7ff04e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básicoEnsino Básico (1º-2º ciclo)Docente generalistaEste relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II e integra as experiências de estágio realizadas em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, sendo parte constituinte do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório resulta de uma reflexão do estágio profissionalizante em 1º e 2º CEB, na tentativa de determinar as especificidades de cada contexto, de forma a construirmos a nossa profissionalidade enquanto docentes generalistas com conhecimentos pedagógico-científicos em ambos os ciclos. Deste profissional exige-se uma verdadeira articulação entre os ciclos. A intervenção educativa nestes dois contextos adotou os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa e de um investigador que nunca entende o saber como adquirido mas sim, como um processo contínuo. Como o próprio título indica é necessário que haja continuidade entre o 1º e o 2º CEB. Falar de continuidade, é falar de sequências ordenadas no sentido de progressão nos processos globais do ensino/aprendizagem. Esta continuidade visa o desenvolvimento harmonioso das etapas educativas que o aluno percorre ao longo da sua formação, preconizado no mais atual ideário da educação. Todavia, com este título pretendemos ainda evidenciar o papel de um professor do nosso perfil no combate as descontinuidades entre estes dois ciclos. A maior descontinuidade, por nós encontrada, incide na forma como os professores do 2º CEB formados numa área específica do saber, compartimentam o conhecimento, não transmitindo uma visão do todo. Esta aprendizagem do conhecimento descontextualizado é um fator de desmotivação no aluno, por este não compreender a sua utilidade e praticidade no seu quotidiano. A consciencialização desta descontinuidade foi determinante para a nossa atuação pedagógica, por se constituir, na maior parte das vezes, um obstáculo à construção e apropriação do conhecimento pelo aluno. ABSTRACT This report was the result of two traineeship periods in the contexts of Primary and Secondary School for obtaining our Master’s Degree in these educational fields.This report reflects a reflexive study carried out with the goals of constructing our teaching professionalism according with the specificities of each context and based upon the double qualification for teaching which is grounded in pedagogical and scientific knowledge which must also be evident in the articulation between these two cycles. Our educational intervention assumed the principles of a qualitative study in which the researcher never takes the object of study as fully understood but rather as a dynamic and ongoing phenomenon. The selected title indicates the need for continuity between Primary and Secondary School which implies the establishment of learning sequences that seek out progression in the global processes of teaching and learning. This continuity aims at the harmonious development of the educational stages that the student must traverse according with the most recent curricular design. So, we intend to put forth the role of the teacher in preventing this discontinuity, which stems essentially form the Secondary School teachers who focus solely on their subject matter, dividing knowledge and losing the holistic nature of teaching. This loss of contextualization leads to poor motivation due to the lack of understanding of the utility of said knowledge in everyday life. The acknowledgement of this discontinuity was a decisive factor for our pedagogical intervention so as to promote the construction and appropriation of knowledge by the student.2013-11-13T09:42:09Z2013-10-07T00:00:00Z2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1306TID:201465680porPinho, Rita Patrícia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.108732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
title |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
spellingShingle |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico Pinho, Rita Patrícia Gomes Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
title_short |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
title_full |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
title_fullStr |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
title_sort |
Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico |
author |
Pinho, Rita Patrícia Gomes |
author_facet |
Pinho, Rita Patrícia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Rita Patrícia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
topic |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista |
description |
Este relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II e integra as experiências de estágio realizadas em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, sendo parte constituinte do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório resulta de uma reflexão do estágio profissionalizante em 1º e 2º CEB, na tentativa de determinar as especificidades de cada contexto, de forma a construirmos a nossa profissionalidade enquanto docentes generalistas com conhecimentos pedagógico-científicos em ambos os ciclos. Deste profissional exige-se uma verdadeira articulação entre os ciclos. A intervenção educativa nestes dois contextos adotou os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa e de um investigador que nunca entende o saber como adquirido mas sim, como um processo contínuo. Como o próprio título indica é necessário que haja continuidade entre o 1º e o 2º CEB. Falar de continuidade, é falar de sequências ordenadas no sentido de progressão nos processos globais do ensino/aprendizagem. Esta continuidade visa o desenvolvimento harmonioso das etapas educativas que o aluno percorre ao longo da sua formação, preconizado no mais atual ideário da educação. Todavia, com este título pretendemos ainda evidenciar o papel de um professor do nosso perfil no combate as descontinuidades entre estes dois ciclos. A maior descontinuidade, por nós encontrada, incide na forma como os professores do 2º CEB formados numa área específica do saber, compartimentam o conhecimento, não transmitindo uma visão do todo. Esta aprendizagem do conhecimento descontextualizado é um fator de desmotivação no aluno, por este não compreender a sua utilidade e praticidade no seu quotidiano. A consciencialização desta descontinuidade foi determinante para a nossa atuação pedagógica, por se constituir, na maior parte das vezes, um obstáculo à construção e apropriação do conhecimento pelo aluno. ABSTRACT This report was the result of two traineeship periods in the contexts of Primary and Secondary School for obtaining our Master’s Degree in these educational fields.This report reflects a reflexive study carried out with the goals of constructing our teaching professionalism according with the specificities of each context and based upon the double qualification for teaching which is grounded in pedagogical and scientific knowledge which must also be evident in the articulation between these two cycles. Our educational intervention assumed the principles of a qualitative study in which the researcher never takes the object of study as fully understood but rather as a dynamic and ongoing phenomenon. The selected title indicates the need for continuity between Primary and Secondary School which implies the establishment of learning sequences that seek out progression in the global processes of teaching and learning. This continuity aims at the harmonious development of the educational stages that the student must traverse according with the most recent curricular design. So, we intend to put forth the role of the teacher in preventing this discontinuity, which stems essentially form the Secondary School teachers who focus solely on their subject matter, dividing knowledge and losing the holistic nature of teaching. This loss of contextualization leads to poor motivation due to the lack of understanding of the utility of said knowledge in everyday life. The acknowledgement of this discontinuity was a decisive factor for our pedagogical intervention so as to promote the construction and appropriation of knowledge by the student. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-13T09:42:09Z 2013-10-07T00:00:00Z 2013-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1306 TID:201465680 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1306 |
identifier_str_mv |
TID:201465680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621903826944 |