Professor de dupla habilitação: (des)continuidades entre o 1º e 2ºciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rita Patrícia Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1306
Resumo: Este relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II e integra as experiências de estágio realizadas em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, sendo parte constituinte do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório resulta de uma reflexão do estágio profissionalizante em 1º e 2º CEB, na tentativa de determinar as especificidades de cada contexto, de forma a construirmos a nossa profissionalidade enquanto docentes generalistas com conhecimentos pedagógico-científicos em ambos os ciclos. Deste profissional exige-se uma verdadeira articulação entre os ciclos. A intervenção educativa nestes dois contextos adotou os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa e de um investigador que nunca entende o saber como adquirido mas sim, como um processo contínuo. Como o próprio título indica é necessário que haja continuidade entre o 1º e o 2º CEB. Falar de continuidade, é falar de sequências ordenadas no sentido de progressão nos processos globais do ensino/aprendizagem. Esta continuidade visa o desenvolvimento harmonioso das etapas educativas que o aluno percorre ao longo da sua formação, preconizado no mais atual ideário da educação. Todavia, com este título pretendemos ainda evidenciar o papel de um professor do nosso perfil no combate as descontinuidades entre estes dois ciclos. A maior descontinuidade, por nós encontrada, incide na forma como os professores do 2º CEB formados numa área específica do saber, compartimentam o conhecimento, não transmitindo uma visão do todo. Esta aprendizagem do conhecimento descontextualizado é um fator de desmotivação no aluno, por este não compreender a sua utilidade e praticidade no seu quotidiano. A consciencialização desta descontinuidade foi determinante para a nossa atuação pedagógica, por se constituir, na maior parte das vezes, um obstáculo à construção e apropriação do conhecimento pelo aluno. ABSTRACT This report was the result of two traineeship periods in the contexts of Primary and Secondary School for obtaining our Master’s Degree in these educational fields.This report reflects a reflexive study carried out with the goals of constructing our teaching professionalism according with the specificities of each context and based upon the double qualification for teaching which is grounded in pedagogical and scientific knowledge which must also be evident in the articulation between these two cycles. Our educational intervention assumed the principles of a qualitative study in which the researcher never takes the object of study as fully understood but rather as a dynamic and ongoing phenomenon. The selected title indicates the need for continuity between Primary and Secondary School which implies the establishment of learning sequences that seek out progression in the global processes of teaching and learning. This continuity aims at the harmonious development of the educational stages that the student must traverse according with the most recent curricular design. So, we intend to put forth the role of the teacher in preventing this discontinuity, which stems essentially form the Secondary School teachers who focus solely on their subject matter, dividing knowledge and losing the holistic nature of teaching. This loss of contextualization leads to poor motivation due to the lack of understanding of the utility of said knowledge in everyday life. The acknowledgement of this discontinuity was a decisive factor for our pedagogical intervention so as to promote the construction and appropriation of knowledge by the student.
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