A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299 |
Resumo: | O 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF17 |
id |
RCAP_850d05f7227d0d8c7213677c45a6071f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaReflexãoO 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF172013-11-08T16:02:19Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1299TID:201908611porAssunção, Ana Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.394182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico Assunção, Ana Catarina 1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista Reflexão |
title_short |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
author |
Assunção, Ana Catarina |
author_facet |
Assunção, Ana Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Ana Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista Reflexão |
topic |
1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista Reflexão |
description |
O 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-08T16:02:19Z 2013-07-10T00:00:00Z 2013-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299 TID:201908611 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299 |
identifier_str_mv |
TID:201908611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621030363136 |