A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Ana Catarina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299
Resumo: O 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF17
id RCAP_850d05f7227d0d8c7213677c45a6071f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaReflexãoO 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF172013-11-08T16:02:19Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1299TID:201908611porAssunção, Ana Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.394182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Assunção, Ana Catarina
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Reflexão
title_short A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_sort A docência enquanto paixão: construção da profissionalidade no 1º e 2º ciclo do ensino básico
author Assunção, Ana Catarina
author_facet Assunção, Ana Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Reflexão
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Reflexão
description O 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico são duas valências específicas, com organizações próprias e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Como tal, estes estágios foram momentos privilegiados para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação naturalista-qualitativa, de carácter interpretativo, e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que concede a educação como um processo contínuo ao longo da vida. Deste modo, o percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo no sentido de, a partir da prática pedagógica, se refletir sobre as bases teóricas que sustentavam os diferentes momentos da prática educativa. Assumimos uma paixão pelo ensino, pelos alunos e uma crença assumida de que o que somos e o que ensinamos poderá fazer a diferença na vida dos outros. Acreditamos que a paixão se relaciona com o entusiasmo, o cuidado, o comprometimento e a esperança que são, também estas, características-chave da eficácia do ensino. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada aluno, através de experiências de aprendizagens diversificadas, significativas e ativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem da estagiária. Foi possível, então, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT Primary e Secondary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. Both of these traineeships were considered privileged moments to achieve deep knowledge about those realities, as well as a constant critical reflection about the professional model that was about to be created as a new paradigm - the double qualification of teaching. In both contexts, educational practice followed the naturalistic-qualitative and interpretative principles of research, as well as a research-professional that never takes knowledge for granted but defines education as a continuum process throughout life. Therefore, this journey of personal and professional discovery has been developing, from the pedagogical practice, to reflect itself on the theoretical basis. We assume a passion for teaching, believing that who we are and what we teach can make a difference in other people's lives. We believe that passion is related to the enthusiasm, care, commitment and hope, which also are define as the key to effective teaching. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection, was the motor of this learning process of the trainee. With the support and willingness of the cooperant teachers, supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and all the other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-08T16:02:19Z
2013-07-10T00:00:00Z
2013-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299
TID:201908611
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1299
identifier_str_mv TID:201908611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621030363136