Educar para cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar : papel do educador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16374 |
Resumo: | O presente relatório da prática pedagógica desenvolveu-se num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos analisar e refletir sobre as práticas de educação para a cidadania no âmbito do projeto desenvolvido e sobre as suas potencialidades formativas, bem como analisar as práticas de desenvolvimento da competência comunicativa das crianças e refletir sobre o papel do educador neste contexto. O trabalho desenvolvido, que seguiu uma perspetiva de investigação-ação, foi orientado pela seguinte questão: Qual o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa, numa perspetiva plurilingue, em contexto pré-escolar? Neste contexto, concebemos e implementámos um projeto de intervenção intitulado “Cantinho dos países do mundo”, através do qual se pretendeu sensibilizar as crianças para as diferentes línguas e culturas presentes no mundo, formando assim cidadãos mais responsáveis e conscientes da diversidade. Na sua concretização, optámos por recorrer à metodologia de trabalho por projeto, o que levou a que o projeto de intervenção fosse planeado conjuntamente com as crianças. Metodologicamente, a recolha dos dados foi executada através da observação direta, do registo fotográfico, da recolha de trabalhos realizados pelas crianças e de vídeo gravações de partes das sessões do projeto. A investigação concretizada concluiu que todo o projeto ocasionou momentos e espaços através dos quais as crianças desenvolveram atitudes de respeito pelos outros e pelo que os rodeia, conhecimentos referentes ao mundo das culturas e línguas, aspetos das dimensões social e civil da cidadania, bem como a competência comunicativa. Foi possível, a partir do trabalho desenvolvido, refletir sobre o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa das crianças, o que passa, nomeadamente, pelo foco e tipo de atividades planeadas e pela atitude questionadora que este adote na interação com as crianças. Concluindo, face às potencialidades educativas evidenciadas pelo projeto desenvolvido, consideramos muito importante introduzir e dar continuidade a este tipo de projetos na Educação Pré-Escolar. |
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Educar para cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar : papel do educadorEducação para a cidadaniaPapel dos professoresCompetência comunicativaEducação interculturalPráticas educativasPlurilinguismoO presente relatório da prática pedagógica desenvolveu-se num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos analisar e refletir sobre as práticas de educação para a cidadania no âmbito do projeto desenvolvido e sobre as suas potencialidades formativas, bem como analisar as práticas de desenvolvimento da competência comunicativa das crianças e refletir sobre o papel do educador neste contexto. O trabalho desenvolvido, que seguiu uma perspetiva de investigação-ação, foi orientado pela seguinte questão: Qual o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa, numa perspetiva plurilingue, em contexto pré-escolar? Neste contexto, concebemos e implementámos um projeto de intervenção intitulado “Cantinho dos países do mundo”, através do qual se pretendeu sensibilizar as crianças para as diferentes línguas e culturas presentes no mundo, formando assim cidadãos mais responsáveis e conscientes da diversidade. Na sua concretização, optámos por recorrer à metodologia de trabalho por projeto, o que levou a que o projeto de intervenção fosse planeado conjuntamente com as crianças. Metodologicamente, a recolha dos dados foi executada através da observação direta, do registo fotográfico, da recolha de trabalhos realizados pelas crianças e de vídeo gravações de partes das sessões do projeto. A investigação concretizada concluiu que todo o projeto ocasionou momentos e espaços através dos quais as crianças desenvolveram atitudes de respeito pelos outros e pelo que os rodeia, conhecimentos referentes ao mundo das culturas e línguas, aspetos das dimensões social e civil da cidadania, bem como a competência comunicativa. Foi possível, a partir do trabalho desenvolvido, refletir sobre o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa das crianças, o que passa, nomeadamente, pelo foco e tipo de atividades planeadas e pela atitude questionadora que este adote na interação com as crianças. Concluindo, face às potencialidades educativas evidenciadas pelo projeto desenvolvido, consideramos muito importante introduzir e dar continuidade a este tipo de projetos na Educação Pré-Escolar.This pedagogical practice report was developed in a kindergarten, with a group of pre-primary children. This project’s aims were to analyse and reflect upon the practices of education for citizenship carried out in the intervention project and about its formative potential, as well as to analyse the practices fostering the development of children’s communicative skill, and reflect on the role of the educator in this context. The work, which followed an action-research perspective, was oriented by the following question: What is the role of the educator in the education for citizenship and the development of communicative skill, in a plurilingual perspective, in a pre-primary context? In this context, we designed and implemented an intervention project entitled "The Corner of the countries of the world", through which it was intended to raise awareness in children for different languages and cultures around the world, forming by this way more responsible and aware citizens. To achieve that, we have chosen to resort to the methodology of project work, which leads to the intervention of the children in the planning project. Methodologically, the gathering of the data was made by direct observation, photographic records, the collection of works carried out by children and videotaping of parts of the project sessions. When achieved, this investigation permitted concluding that the project caused moments and space through which children could develop attitudes of respect towards each other and everything that surrounds them, knowledge about the world of languages and cultures, aspects of the social and civic dimension of citizenship, as well as their communicative skill. Thanks to this work, it was possible to reflect upon the role of the educator in the education for citizenship and in the development of children’s communicative skill, which namely depends on the focus 9 and types of the activities planned and the questioning attitude that they adopt in the interaction with children. In conclusion and given the educational potential evidenced by the project, we consider it is very important to introduce and keep on with this type of projects in Pre-School Education.Universidade de Aveiro2016-11-30T10:04:03Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16374TID:201575728porSilva, Gisela Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:35Zoai:ria.ua.pt:10773/16374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:31.525468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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