Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa-Pereira, Fátima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Carlinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
Resumo: O artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.
id RCAP_8c56d874578344495bd8e023c90e5b7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professoresFormação inicial de professoresPerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPolítica educativa em PortugalModos de trabalho pedagógicoInitial teacher trainingStudents profile leaving compulsory educationEducational policy in PortugalPedagogical approachesO artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.Universidade LaSalle Editora2023-10-30T16:51:18Z2019-04-04T00:00:00Z2019-04-042022-11-10T23:58:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3598por2236-637710.18316/recc.v24i1.5603Sousa-Pereira, FátimaLeite, Carlindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T07:35:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:29.582462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
title Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
spellingShingle Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Sousa-Pereira, Fátima
Formação inicial de professores
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Política educativa em Portugal
Modos de trabalho pedagógico
Initial teacher training
Students profile leaving compulsory education
Educational policy in Portugal
Pedagogical approaches
title_short Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
title_full Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
title_fullStr Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
title_full_unstemmed Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
title_sort Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
author Sousa-Pereira, Fátima
author_facet Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
author_role author
author2 Leite, Carlinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Política educativa em Portugal
Modos de trabalho pedagógico
Initial teacher training
Students profile leaving compulsory education
Educational policy in Portugal
Pedagogical approaches
topic Formação inicial de professores
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Política educativa em Portugal
Modos de trabalho pedagógico
Initial teacher training
Students profile leaving compulsory education
Educational policy in Portugal
Pedagogical approaches
description O artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04T00:00:00Z
2019-04-04
2022-11-10T23:58:12Z
2023-10-30T16:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2236-6377
10.18316/recc.v24i1.5603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134146190114816