Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598 |
Resumo: | O artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education. |
id |
RCAP_8c56d874578344495bd8e023c90e5b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professoresFormação inicial de professoresPerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPolítica educativa em PortugalModos de trabalho pedagógicoInitial teacher trainingStudents profile leaving compulsory educationEducational policy in PortugalPedagogical approachesO artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.Universidade LaSalle Editora2023-10-30T16:51:18Z2019-04-04T00:00:00Z2019-04-042022-11-10T23:58:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3598por2236-637710.18316/recc.v24i1.5603Sousa-Pereira, FátimaLeite, Carlindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T07:35:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:29.582462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
title |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
spellingShingle |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores Sousa-Pereira, Fátima Formação inicial de professores Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Política educativa em Portugal Modos de trabalho pedagógico Initial teacher training Students profile leaving compulsory education Educational policy in Portugal Pedagogical approaches |
title_short |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
title_full |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
title_fullStr |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
title_sort |
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores |
author |
Sousa-Pereira, Fátima |
author_facet |
Sousa-Pereira, Fátima Leite, Carlinda |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Carlinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa-Pereira, Fátima Leite, Carlinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Política educativa em Portugal Modos de trabalho pedagógico Initial teacher training Students profile leaving compulsory education Educational policy in Portugal Pedagogical approaches |
topic |
Formação inicial de professores Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Política educativa em Portugal Modos de trabalho pedagógico Initial teacher training Students profile leaving compulsory education Educational policy in Portugal Pedagogical approaches |
description |
O artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04T00:00:00Z 2019-04-04 2022-11-10T23:58:12Z 2023-10-30T16:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2236-6377 10.18316/recc.v24i1.5603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134146190114816 |