Recolha e tratamento de dados para disponibilizar em dashboards

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Margarida Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83507
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Recolha e tratamento de dados para disponibilizar em dashboardsData collection and processing to be made available in dashboardsTecnologias de informaçãoSistemas de monitorizaçãoDashboardInformation technologyMonitoring systemsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoÀ medida que existe um desenvolvimento nas tecnologias de informação, também as organizações se devem desenvolver e adaptar nesse sentido. Uma vez que a empresa detém diversos sistemas para monitorizar na sua rede local, é fundamental que todos eles sejam monitorizados em tempo real, através de uma só ferramenta, para que as falhas nos sistemas sejam mitigadas e prevenidas. Pois possíveis falhas nesses sistemas implicaria de forma direta a empresa e aqueles que beneficiam dos seus produtos ou serviços podendo implicar perdas monetárias elevadas. De acordo com esta contextualização, a dissertação proposta pela Continental Mabor- Indústria de Pneus, tinha como objetivo a simplificação da role “Operation”, que implica verificar todos os sistemas manualmente. Ou seja, se inicialmente os sistemas eram verificados manualmente, agora com a utilização e criação de dashboards informativas, o problema é colmatado. Para o mesmo sistema é possível visualizar e controlar diferentes métricas num único “sítio”. Assim sendo, numa primeira fase foram estudados vários sistemas de monitorização, destacando as suas principais funcionalidades e benefícios. Posteriormente a esta análise, foi elaborada uma comparação entre elas. Uma vez que se verificou que existiam várias semelhanças entre as ferramentas, foi definida uma categorização. Os sistemas foram divididos em duas categorias: Monitorização e Alarmística e Monitorização Gráfica, sendo que a primeira se baseava no estado do host, isto é, se o mesmo está funcional ou não, alertando os administradores em caso de falha, enquanto que a segunda está mais focada no desenvolvimento e análise gráfica. Encontrada a ferramenta adequada, procedeu-se à segunda fase do projeto: desenvolvimento do dashboard. Dessa forma, foram recolhidos, tratados e apresentados os dados das diversas plataformas, em dashboards informativas, com as informações importantes (e pertinentes) de todos os servidores e aplicações de produção, complementando com a criação de métricas, gráficos e alarmes utilizando esses mesmos dados. Considera-se que o projeto desenvolvido poderá com facilidade ser utilizado, com as devidas alterações, em outras unidades de negócio de empresas com características e desafios semelhantes à empresa em estudo, permitindo assim uma melhoria global do seu desempenho.As there is a development in information technologies, organizations must also develop and adapt accordingly. Since the company has several systems to monitor on its local network, it is essential that they are all monitored in real time, through a single tool, so that system failures are mitigated and prevented. Because possible failures in these systems would directly implicate the company and those who benefit from its products or services, which could imply high monetary losses. According to this context, the dissertation proposed by Continental Mabor- Tire Industry, aimed to simplify the “Operation” role, which implies checking all systems manually. That is, if initially the systems were checked manually, now with the use and creation of informative dashboards, the problem is solved. For the same system, it is possible to visualize and control different metrics in a single “place”. Therefore, in a first phase, several monitoring systems were studied, highlighting their main functionalities and benefits. After this analysis, a comparison was elaborated between them. Since it was found that there were several similarities between the tools, a categorization has been defined. The systems were divided into two categories: Monitoring and Alarmist and Graphical Monitoring, the first being based on the state of the host, that is, whether it is functional or not, alerting administrators in case of failure, while the second is more focused on graphic development and analysis. Once the appropriate tool was found, the second phase of the project was carried out: dashboard development. Thus, data from the various platforms were collected, treated and presented, in informational dashboards, with important (and relevant) information from all servers and production applications, complementing with the creation of metrics, graphs and alarms using these same data. It is considered that the developed project can easily be used, with the necessary changes, in other business units of companies with similar characteristics and challenges to the company under study, thus allowing an overall improvement of its performance.Ramos, IsabelUniversidade do MinhoPinto, Ana Margarida Costa20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83507por203243420info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:07.431004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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