Allocation in fashion retail
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65096 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estatística |
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Allocation in fashion retailAllocationFashion retailStock intelligenceSupply chainAlocaçãoRetalho de modaStock inteligenteCadeia de abastecimentoCiências Naturais::Outras Ciências NaturaisDissertação de mestrado em EstatísticaIn the current economic context, retail has been confronted with a significant increase in competitiveness indicators that lead to the equation of optimization tools in the most diverse business processes, namely in stock management. The definition of stock distribution is a key element for the management of a business in any retail segment. In the Fashion segment, this challenge is particularly sensitive to be managed, given the rapid product lifecycle, the high heterogeneity of the type of products between the various stores and the strong variability in demand for each of the products by consumers. In this context, there is a strong potential of using predictive tools to support the decision of the business managers so that the management of the stock is conducted in a more quantitative way and less based on empirical knowledge, as it often occurs nowadays. This project was focused on the problem of the first shipment of products to the stores, typically referred to as the allocation. Thus, to solve this problem we have proposed the development of algorithms in R language. The solution developed was tested by an international fashion retailer, which, with the its application, obtained measurable gains by reaching days of in-store coverage of up to 3%, compared to the initial scenarios of traditional human decision making. The proposed approach has a Business Rules component, which will allow users to create a diversity of business restrictions, offering a more robust and flexible solution. This was confirmed by the first tests performed with actual retail data, which allowed us to conclude that some business constraints could, and should, be automatically included as algorithm defaults.No contexto económico atual, o retalho tem sido confrontado com um aumento significativo de indicadores de competitividade que levam a equacionar ferramentas de otimização nos mais diversos processos de negócio, nomeadamente na gestão de stock. A definição da distribuição de stock é um elemento chave para a gestão de um negócio em qualquer segmento de retalho. No segmento Fashion esse desafio é particularmente sensível de ser gerido, dado o rápido ciclo de vida dos produtos, a elevada heterogeneidade da gama de produtos entre as várias lojas e a forte variabilidade na procura de cada um dos produtos pelos consumidores. Neste contexto há um forte potencial de utilização de ferramentas preditivas para suportar a decisão dos gestores de negócio para que a gestão do stock seja conduzida de forma mais quantitativa e menos baseada em conhecimentos empíricos, tal como hoje em dia maioritariamente se verifica. Este projeto foi debruçado no problema do primeiro envio de produtos para as lojas, a alocação. Deste modo, para solucionar este problema recorreu-se ao desenvolvimento de algoritmos em linguagem R. A solução desenvolvida foi testada por um retalhista internacional de moda, no qual, com a aplicação da solução se obteve ganhos mensuráveis ao atingir dias de cobertura em loja de até menos 3% face aos cenários iniciais de decisões por decisão humana tradicional. A solução desenvolvida possui uma componente de Business Rules, a qual permitirá aos utilizadores criar uma diversidade de regras de negócio, oferecendo maior robustez à solução. Tal foi confirmado com os primeiros testes efetuados com dados reais de retalho, os quais nos permitiram concluir que algumas restrições do negócio poderiam e deveriam ser incluídos automaticamente como defaults do algoritmo.Menezes, RaquelMoreira, AnaUniversidade do MinhoMartins, Manuel António Ferreira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65096eng202464920info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:00.016020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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