Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Tiago Celestino Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5146
Resumo: Introdução: O cuidado de saúde centrado no paciente é um aspeto da relação médico-paciente que tem sido implementado na prática médica na última década e recentemente os educadores em Medicina têm reconhecido a importância de o integrar no percurso académico das escolas médicas. O currículo oculto diz respeito à replicação da cultura médica entre tutores e alunos e irá influenciar a fundação formal dos estudantes quanto a comportamentos clínicos, científicos, académicos e profissionais. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é caracterizar o currículo oculto dos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Material e Métodos: Utilizou-se o Instrumento C3, um questionário que caracteriza o currículo oculto quanto ao cuidado centrado no paciente para 5 blocos clínicos – Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório. Foram de igual forma colhidos alguns dados sociodemográficos dos estudantes. Resultados: 115 estudantes responderam ao questionário. Todas as dimensões e áreas de conteúdo do Instrumento C3 revelaram uma boa consistência interna, ou seja que o questionário é fiável. Quando analisadas as 3 áreas de conteúdo do Instrumento C3, a área de conteúdo 1 – “Modelos de comportamento” mostrou para todos os blocos clínicos ser a área à qual os alunos atribuiram maior pontuação. No entanto houve uma diferenciação de pontuação entre os médicos especialistas/internos e os chefes de serviço, sendo que os últimos obtiveram pior pontuação. A área de conteúdo 3 – “Suporte aos comportamentos centrados no paciente” obteve as piores pontuações no questionário mostrando que os alunos não se sentem suficientemente encorajados pelos seus tutores a praticar os princípios do cuidado centrado no paciente. A área de conteúdo 2 – “Experiências do estudante” apresentou valores entre as outras áreas, com destaque no entanto, para os itens relacionados com dar más notícias a pacientes, os quais obtiveram a melhor pontuação de todo o questionário. Na análise entre os 5 blocos clínicos avaliados, foi notório que o bloco de Respiratório obteve a melhor pontuação para 2 das 3 áreas do questionário. Conclusão: O Instrumento C3 provou ser uma ferramenta útil para caracterizar o currículo oculto de uma escola médica quanto ao cuidado centrado no paciente, ao avaliar os pontos fortes e fracos dos blocos clínicos de Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório relativamente a este aspeto. Perante as hipóteses colocadas para este estudo verificou-se que os estudantes têm uma perceção relativamente ao cuidado centrado no paciente variável segundo os parâmetros avaliados pelo Instrumento C3. Essas perceções são influenciadas pelo contexto e cultura médica em que os estudantes se inserem, já que, os resultados diferem entre os vários blocos clínicos avaliados.
id RCAP_2bbbbd83dc01ae405db0b47ebd5a4a24
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBICuidado Centrado No PacienteCurrículo OcultoEducação MédicaInstrumento C3Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: O cuidado de saúde centrado no paciente é um aspeto da relação médico-paciente que tem sido implementado na prática médica na última década e recentemente os educadores em Medicina têm reconhecido a importância de o integrar no percurso académico das escolas médicas. O currículo oculto diz respeito à replicação da cultura médica entre tutores e alunos e irá influenciar a fundação formal dos estudantes quanto a comportamentos clínicos, científicos, académicos e profissionais. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é caracterizar o currículo oculto dos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Material e Métodos: Utilizou-se o Instrumento C3, um questionário que caracteriza o currículo oculto quanto ao cuidado centrado no paciente para 5 blocos clínicos – Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório. Foram de igual forma colhidos alguns dados sociodemográficos dos estudantes. Resultados: 115 estudantes responderam ao questionário. Todas as dimensões e áreas de conteúdo do Instrumento C3 revelaram uma boa consistência interna, ou seja que o questionário é fiável. Quando analisadas as 3 áreas de conteúdo do Instrumento C3, a área de conteúdo 1 – “Modelos de comportamento” mostrou para todos os blocos clínicos ser a área à qual os alunos atribuiram maior pontuação. No entanto houve uma diferenciação de pontuação entre os médicos especialistas/internos e os chefes de serviço, sendo que os últimos obtiveram pior pontuação. A área de conteúdo 3 – “Suporte aos comportamentos centrados no paciente” obteve as piores pontuações no questionário mostrando que os alunos não se sentem suficientemente encorajados pelos seus tutores a praticar os princípios do cuidado centrado no paciente. A área de conteúdo 2 – “Experiências do estudante” apresentou valores entre as outras áreas, com destaque no entanto, para os itens relacionados com dar más notícias a pacientes, os quais obtiveram a melhor pontuação de todo o questionário. Na análise entre os 5 blocos clínicos avaliados, foi notório que o bloco de Respiratório obteve a melhor pontuação para 2 das 3 áreas do questionário. Conclusão: O Instrumento C3 provou ser uma ferramenta útil para caracterizar o currículo oculto de uma escola médica quanto ao cuidado centrado no paciente, ao avaliar os pontos fortes e fracos dos blocos clínicos de Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório relativamente a este aspeto. Perante as hipóteses colocadas para este estudo verificou-se que os estudantes têm uma perceção relativamente ao cuidado centrado no paciente variável segundo os parâmetros avaliados pelo Instrumento C3. Essas perceções são influenciadas pelo contexto e cultura médica em que os estudantes se inserem, já que, os resultados diferem entre os vários blocos clínicos avaliados.Introduction: Patient-centered care is an aspect of the doctor-patient relationship that has been implemented in medical practice in the last decade and only recently medical teachers have recognized the importance of integrate it in medical schools’ curriculum. The hidden curriculum refers to replicating the culture of medicine between medical teachers and students and it will influence the students’ formal foundation in regards to their clinical, scientific, academic and professional behaviors. Objectives: The main objective of this study is to characterize the hidden curriculum of University of Beira Interior – Faculty of Health Sciences students. Methods: C3 Instrument was used and it is a questionnaire that characterizes the hidden curriculum in what concerns patient-centered care to 5 academic subjects – Cardio-Circulatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia and Respiratório. In the same way, sociodemographic data of students was collected. Results: 115 students completed the questionnaire. All C3 Instrument’s dimensions and content areas revealed a good internal consistency, which means the questionnaire is reliable. When analyzed the 3 content areas in C3 Instrument, Content Area 1 - “Role Modelling” showed for all academic subjects to be the content area in which the students gave the best score. However there was a difference between the scores relative to senior residents/interns and chief residents, being that the latter got the worst score out of the two. Content Area 3 – “Support for students’ own patient-centered behaviors” got the worst scores out of all the content areas showing that students don’t feel like they are encouraged enough by their teachers to practice the principles associated with patient-centered care. Content Area 2 – “Students’ experiences” showed scores between the other two content areas, noticing however, that the items related with giving bad news to patients got the best score out of all the questionnaire. In the analysis between the 5 evaluated academic subjects it was notorious that the academic subject of Respiratório got the best score for 2 out of the 3 content areas of the questionnaire. Conclusion: C3 Instrument proved to be a useful tool to characterize a medical school’s hidden curriculum in what concerns patient-centered care by evaluating the strengths and weaknesses of the academic subjects of Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia and Respiratório regarding this aspect. In respect of hypotheses placed for this study it was verified that students have a perception towards patient-centered care variable according to the parameters assessed by C3 Instrument. Those perceptions are influenced by the context and medical culture in which the students are in, giving that the results differ between the various academic subjects evaluated.Neto, Isabel Maria FernandesuBibliorumQueirós, Tiago Celestino Pinto2018-07-17T16:22:32Z2015-5-182015-07-172015-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5146TID:201641712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:07.377190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
title Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
spellingShingle Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
Queirós, Tiago Celestino Pinto
Cuidado Centrado No Paciente
Currículo Oculto
Educação Médica
Instrumento C3
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
title_short Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
title_full Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
title_fullStr Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
title_full_unstemmed Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
title_sort Caracterização do currículo oculto do 4º ano de Medicina da FCS-UBI
author Queirós, Tiago Celestino Pinto
author_facet Queirós, Tiago Celestino Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Isabel Maria Fernandes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Tiago Celestino Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado Centrado No Paciente
Currículo Oculto
Educação Médica
Instrumento C3
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
topic Cuidado Centrado No Paciente
Currículo Oculto
Educação Médica
Instrumento C3
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
description Introdução: O cuidado de saúde centrado no paciente é um aspeto da relação médico-paciente que tem sido implementado na prática médica na última década e recentemente os educadores em Medicina têm reconhecido a importância de o integrar no percurso académico das escolas médicas. O currículo oculto diz respeito à replicação da cultura médica entre tutores e alunos e irá influenciar a fundação formal dos estudantes quanto a comportamentos clínicos, científicos, académicos e profissionais. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é caracterizar o currículo oculto dos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Material e Métodos: Utilizou-se o Instrumento C3, um questionário que caracteriza o currículo oculto quanto ao cuidado centrado no paciente para 5 blocos clínicos – Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório. Foram de igual forma colhidos alguns dados sociodemográficos dos estudantes. Resultados: 115 estudantes responderam ao questionário. Todas as dimensões e áreas de conteúdo do Instrumento C3 revelaram uma boa consistência interna, ou seja que o questionário é fiável. Quando analisadas as 3 áreas de conteúdo do Instrumento C3, a área de conteúdo 1 – “Modelos de comportamento” mostrou para todos os blocos clínicos ser a área à qual os alunos atribuiram maior pontuação. No entanto houve uma diferenciação de pontuação entre os médicos especialistas/internos e os chefes de serviço, sendo que os últimos obtiveram pior pontuação. A área de conteúdo 3 – “Suporte aos comportamentos centrados no paciente” obteve as piores pontuações no questionário mostrando que os alunos não se sentem suficientemente encorajados pelos seus tutores a praticar os princípios do cuidado centrado no paciente. A área de conteúdo 2 – “Experiências do estudante” apresentou valores entre as outras áreas, com destaque no entanto, para os itens relacionados com dar más notícias a pacientes, os quais obtiveram a melhor pontuação de todo o questionário. Na análise entre os 5 blocos clínicos avaliados, foi notório que o bloco de Respiratório obteve a melhor pontuação para 2 das 3 áreas do questionário. Conclusão: O Instrumento C3 provou ser uma ferramenta útil para caracterizar o currículo oculto de uma escola médica quanto ao cuidado centrado no paciente, ao avaliar os pontos fortes e fracos dos blocos clínicos de Cardiocirculatório, Digestivo, Endócrino, Ginecologia e Respiratório relativamente a este aspeto. Perante as hipóteses colocadas para este estudo verificou-se que os estudantes têm uma perceção relativamente ao cuidado centrado no paciente variável segundo os parâmetros avaliados pelo Instrumento C3. Essas perceções são influenciadas pelo contexto e cultura médica em que os estudantes se inserem, já que, os resultados diferem entre os vários blocos clínicos avaliados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-5-18
2015-07-17
2015-07-17T00:00:00Z
2018-07-17T16:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5146
TID:201641712
url http://hdl.handle.net/10400.6/5146
identifier_str_mv TID:201641712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136358188449792