Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gallian,Dante Marcello Claramonte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197
Resumo: Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.
id UNESP-8_b03e00bc8bff05760bc761de3e85f430
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000401197
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúdeNarrativas em saúdeEducação médica e de enfermagemHumanização em saúdeCurrículo ocultoUm enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.UNESP2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0218info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetto,Maria Auxiliadora Craice DeGallian,Dante Marcello Claramontepor2019-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000401197Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
title Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
spellingShingle Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Narrativas em saúde
Educação médica e de enfermagem
Humanização em saúde
Currículo oculto
title_short Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
title_full Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
title_fullStr Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
title_full_unstemmed Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
title_sort Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
author Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
author_facet Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Gallian,Dante Marcello Claramonte
author_role author
author2 Gallian,Dante Marcello Claramonte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De
Gallian,Dante Marcello Claramonte
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas em saúde
Educação médica e de enfermagem
Humanização em saúde
Currículo oculto
topic Narrativas em saúde
Educação médica e de enfermagem
Humanização em saúde
Currículo oculto
description Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523419525120