Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197 |
Resumo: | Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética. |
id |
UNESP-8_b03e00bc8bff05760bc761de3e85f430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000401197 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúdeNarrativas em saúdeEducação médica e de enfermagemHumanização em saúdeCurrículo ocultoUm enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.UNESP2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0218info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetto,Maria Auxiliadora Craice DeGallian,Dante Marcello Claramontepor2019-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000401197Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
title |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
spellingShingle |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Narrativas em saúde Educação médica e de enfermagem Humanização em saúde Currículo oculto |
title_short |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
title_full |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
title_fullStr |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
title_full_unstemmed |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
title_sort |
Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde |
author |
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De |
author_facet |
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Gallian,Dante Marcello Claramonte |
author_role |
author |
author2 |
Gallian,Dante Marcello Claramonte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Gallian,Dante Marcello Claramonte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas em saúde Educação médica e de enfermagem Humanização em saúde Currículo oculto |
topic |
Narrativas em saúde Educação médica e de enfermagem Humanização em saúde Currículo oculto |
description |
Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523419525120 |