Supervisão e colaboração pedagógica : perspetivas de formação profissional docente em comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Cristina Maria de Carvalho Vaz dos Santos Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10307
Resumo: O presente estudo pretende analisar de que forma a supervisão e colaboração pedagógica, entre docentes de um Agrupamento de escolas, favorecem a melhoria das práticas, a formação profissional e a construção de uma comunidade educativa aprendente. Nos últimos anos, a reorganização de muitas escolas originou mudanças significativas em comunidades alargadas, implicando novas rotinas e formas de supervisão. Tratando-se de um novo contexto de ação, interessava analisar dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, na perceção de supervisores e professores de diversos grupos disciplinares. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo predominantemente quantitativo, que decorreu num Agrupamento de escolas de Aveiro. Como estratégia quantitativa, foram analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a supervisores e professores pertencentes à mesma comunidade. Como estratégia qualitativa, analisaram-se documentos orientadores do Agrupamento e as perguntas abertas dos inquéritos por questionário. Em conclusão, a maioria dos supervisores e professores manifesta uma perceção positiva sobre a supervisão e colaboração pedagógica entre pares. Globalmente, a supervisão colaborativa é considerada fundamental para a auto e hetero formação profissional e a qualidade do ensino e aprendizagem. O problema, que emerge da análise efetuada, é a confusão entre supervisão e ADD (Avaliação de Desempenho Docente). De facto, há professores que manifestam perceções negativas e rejeitam práticas supervisivas, que associam à ADD, bem como o excesso de legislação e burocracia. Embora, em geral, sejam a favor da reflexão e do trabalho colaborativo, há ainda um longo caminho a percorrer para clarificar o sentido formativo da supervisão (e não avaliativo), essencial à construção de comunidades educativas aprendentes.
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