Supervisão e colaboração pedagógica : perspetivas de formação profissional docente em comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10307 |
Resumo: | O presente estudo pretende analisar de que forma a supervisão e colaboração pedagógica, entre docentes de um Agrupamento de escolas, favorecem a melhoria das práticas, a formação profissional e a construção de uma comunidade educativa aprendente. Nos últimos anos, a reorganização de muitas escolas originou mudanças significativas em comunidades alargadas, implicando novas rotinas e formas de supervisão. Tratando-se de um novo contexto de ação, interessava analisar dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, na perceção de supervisores e professores de diversos grupos disciplinares. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo predominantemente quantitativo, que decorreu num Agrupamento de escolas de Aveiro. Como estratégia quantitativa, foram analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a supervisores e professores pertencentes à mesma comunidade. Como estratégia qualitativa, analisaram-se documentos orientadores do Agrupamento e as perguntas abertas dos inquéritos por questionário. Em conclusão, a maioria dos supervisores e professores manifesta uma perceção positiva sobre a supervisão e colaboração pedagógica entre pares. Globalmente, a supervisão colaborativa é considerada fundamental para a auto e hetero formação profissional e a qualidade do ensino e aprendizagem. O problema, que emerge da análise efetuada, é a confusão entre supervisão e ADD (Avaliação de Desempenho Docente). De facto, há professores que manifestam perceções negativas e rejeitam práticas supervisivas, que associam à ADD, bem como o excesso de legislação e burocracia. Embora, em geral, sejam a favor da reflexão e do trabalho colaborativo, há ainda um longo caminho a percorrer para clarificar o sentido formativo da supervisão (e não avaliativo), essencial à construção de comunidades educativas aprendentes. |
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Supervisão e colaboração pedagógica : perspetivas de formação profissional docente em comunidadeMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONVOCATIONAL TRAININGO presente estudo pretende analisar de que forma a supervisão e colaboração pedagógica, entre docentes de um Agrupamento de escolas, favorecem a melhoria das práticas, a formação profissional e a construção de uma comunidade educativa aprendente. Nos últimos anos, a reorganização de muitas escolas originou mudanças significativas em comunidades alargadas, implicando novas rotinas e formas de supervisão. Tratando-se de um novo contexto de ação, interessava analisar dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, na perceção de supervisores e professores de diversos grupos disciplinares. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo predominantemente quantitativo, que decorreu num Agrupamento de escolas de Aveiro. Como estratégia quantitativa, foram analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a supervisores e professores pertencentes à mesma comunidade. Como estratégia qualitativa, analisaram-se documentos orientadores do Agrupamento e as perguntas abertas dos inquéritos por questionário. Em conclusão, a maioria dos supervisores e professores manifesta uma perceção positiva sobre a supervisão e colaboração pedagógica entre pares. Globalmente, a supervisão colaborativa é considerada fundamental para a auto e hetero formação profissional e a qualidade do ensino e aprendizagem. O problema, que emerge da análise efetuada, é a confusão entre supervisão e ADD (Avaliação de Desempenho Docente). De facto, há professores que manifestam perceções negativas e rejeitam práticas supervisivas, que associam à ADD, bem como o excesso de legislação e burocracia. Embora, em geral, sejam a favor da reflexão e do trabalho colaborativo, há ainda um longo caminho a percorrer para clarificar o sentido formativo da supervisão (e não avaliativo), essencial à construção de comunidades educativas aprendentes.The present study intends to analyse how pedagogical supervision and collaboration, among teachers of a School Grouping, favor the improvement of practices, professional qualification and the construction of a learning educational community. In recent years, the reorganization of many schools has led to significant changes in larger communities, involving new routines and forms of supervision. In this new context of action, it was interesting to analyse dynamics of supervision and pedagogical collaboration, in the perception of supervisors and teachers of various disciplinary groups. From the literature review, a predominantly qualitative study has been designed, and applied in a grouping of schools in Aveiro. As a quantitative strategy, the answers to two questionnaire surveys were applied to supervisors and teachers from the same community. As a qualitative strategy, the Group's guiding documents and the open-ended questions from the questionnaire surveys were analysed. In conclusion, most supervisors and teachers express a positive perception about peer supervision and pedagogical collaboration. Globally, collaborative supervision is considered critical to self and hetero qualification training and quality of teaching and learning. The problem that emerges from the analysis is the confusion between supervision and ADD (teacher performance evaluation). In fact, there are teachers who express negative perceptions and reject supervisory practices, which they associate with ADD, as well as excessive legislation and bureaucracy. Though generally in favor of reflection and collaborative work, there is still a long way to clarify the formative meaning of supervision (rather than evaluation), which is essential for the construction of learning educational communities.2020-07-24T14:18:41Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10307TID:202456641pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Cristina Maria de Carvalho Vaz dos Santos Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:40.307404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende analisar de que forma a supervisão e colaboração pedagógica, entre docentes de um Agrupamento de escolas, favorecem a melhoria das práticas, a formação profissional e a construção de uma comunidade educativa aprendente. Nos últimos anos, a reorganização de muitas escolas originou mudanças significativas em comunidades alargadas, implicando novas rotinas e formas de supervisão. Tratando-se de um novo contexto de ação, interessava analisar dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, na perceção de supervisores e professores de diversos grupos disciplinares. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo predominantemente quantitativo, que decorreu num Agrupamento de escolas de Aveiro. Como estratégia quantitativa, foram analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a supervisores e professores pertencentes à mesma comunidade. Como estratégia qualitativa, analisaram-se documentos orientadores do Agrupamento e as perguntas abertas dos inquéritos por questionário. Em conclusão, a maioria dos supervisores e professores manifesta uma perceção positiva sobre a supervisão e colaboração pedagógica entre pares. Globalmente, a supervisão colaborativa é considerada fundamental para a auto e hetero formação profissional e a qualidade do ensino e aprendizagem. O problema, que emerge da análise efetuada, é a confusão entre supervisão e ADD (Avaliação de Desempenho Docente). De facto, há professores que manifestam perceções negativas e rejeitam práticas supervisivas, que associam à ADD, bem como o excesso de legislação e burocracia. Embora, em geral, sejam a favor da reflexão e do trabalho colaborativo, há ainda um longo caminho a percorrer para clarificar o sentido formativo da supervisão (e não avaliativo), essencial à construção de comunidades educativas aprendentes. |
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