Declarações de missão e visão e reputação institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernando Manuel Nunes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18496
Resumo: Instituto Superior de Economia e Gestão.
id RCAP_2bd189e211e44bf4d4a0314112d0a2a4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Declarações de missão e visão e reputação institucionalPersonalidade da marcaReputação da organizaçãoDeclarações de missão e visãoInternetValidade de escalasBrand personalityCorporate reputationMission and vision statementsScale validationInstituto Superior de Economia e Gestão.A temática "reputação da empresa" tem sido alvo de interesse crescente, tanto por parte da academia como do meio empresarial. A mensuração da reputação tem sido um tópico central da investigação nesta área. Alguns estudos adoptaram a metáfora da personificação para identificar associações que diferentes stakeholders têm das marcas. Destacam-se as escalas de personalidade da marca desenvolvidas por Aaker (1997) e por Davies et al. (2004). Contudo, estas escalas foram desenvolvidas e testadas em culturas anglo-saxónicas e não há garantia que sejam directamente transferíveis para a realidade cultural portuguesa O objectivo central deste estudo é contribuir para o desenvolvimento de uma escala de personalidade da marca institucional, que permita medir associações em contexto cultural português. Para tal, foi concebido um estudo com carácter exploratório para analisar o conteúdo de declarações de Missão, Visão, Valores, Objectivos, Estratégias e Políticas, publicadas nos sites das maiores empresas a operar em Portugal {ranking publicado no semanário Expresso 2005). Foi avaliado o grau de prevalência dos itens das escalas de Aaker (1997) e de Davies et al. (2004), através da técnica de análise de conteúdo e de recurso ao software TEXTPACK. Faz-se também uma modelação matemática das ocorrências dos traços de personalidade e desenvolve-se um critério matemático para a sua categorização.The theme "corporate reputation" has been a target of growing mterest, in both academic and busmess means. Measuring of reputation has been a major topic in this area of research. Same studies follow the personifícation metaphor to identify associations that different stakeholders have about brands. High lighting the brand personality scale developed by Aaker (1997) and by Davies et al. (2004). However, these scales were developed and tested in anglo-saxon cultures and is not guarantee that are directly transferable to the Portuguese culture. The main purpose of this study is to contributo for the development of a corporate brand personality scale, that enable measuring associations in Portuguese cultural context. For that, was conceived a study with a exploratory nature to analyse the content of Mission, Vision, Values, Objectives, Strategies and Policies statements, published in the sites of the biggest companies working in Portugal (ranking published in the weekly paper Expresso 2005). Was estimated the levei of predominance for the items of Aaker (1997) and Davies et al. (2004) scales, through a technique of content analysis and with the software TEXTPACK. It is also done a mathematical modelling for the occurrences of the brand personality traits and the development of a mathematical criterion for that categorization.Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Fernando Manuel Nunes2019-10-25T10:55:38Z2007-092007-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18496porCarvalho, Fernando Manuel Nunes (2007). " Declarações de missão e visão e reputação institucional". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:31.905544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Declarações de missão e visão e reputação institucional
title Declarações de missão e visão e reputação institucional
spellingShingle Declarações de missão e visão e reputação institucional
Carvalho, Fernando Manuel Nunes
Personalidade da marca
Reputação da organização
Declarações de missão e visão
Internet
Validade de escalas
Brand personality
Corporate reputation
Mission and vision statements
Scale validation
title_short Declarações de missão e visão e reputação institucional
title_full Declarações de missão e visão e reputação institucional
title_fullStr Declarações de missão e visão e reputação institucional
title_full_unstemmed Declarações de missão e visão e reputação institucional
title_sort Declarações de missão e visão e reputação institucional
author Carvalho, Fernando Manuel Nunes
author_facet Carvalho, Fernando Manuel Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernando Manuel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade da marca
Reputação da organização
Declarações de missão e visão
Internet
Validade de escalas
Brand personality
Corporate reputation
Mission and vision statements
Scale validation
topic Personalidade da marca
Reputação da organização
Declarações de missão e visão
Internet
Validade de escalas
Brand personality
Corporate reputation
Mission and vision statements
Scale validation
description Instituto Superior de Economia e Gestão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09
2007-09-01T00:00:00Z
2019-10-25T10:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18496
url http://hdl.handle.net/10400.5/18496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Fernando Manuel Nunes (2007). " Declarações de missão e visão e reputação institucional". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131126066839552