Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1687 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2bfa7a625bee995adff2f5174c26a3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio?recreiobrincadeirasjogosdesenvolvimentoaprendizagensplaygroundjokesgamesdevelopmentlearningsRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório reúne as aprendizagens adquiridas na participação dos estágios integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e também no trabalho final de investigação. A presente investigação está focada nas aprendizagens que podem ser feitas no recreio, portanto intitula-se: “O que aprendem as crianças no recreio?”. Com esta investigação pretendi conhecer que aprendizagens as crianças podem desenvolver no recreio. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: conhecer a perspetiva da criança acerca do recreio; conhecer a perceção das educadoras e professoras acerca do recreio; analisar a importância do recreio e compreender de que forma contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para alcançar estes objetivos recorri a uma investigação de carácter descritivo, através da pesquisa teórica e da análise de entrevistas semiestruturadas a doze crianças do Pré-Escolar da sala de 5 anos e a doze crianças do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, a duas educadoras de infância e a duas professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico.The presente report gathers the acquired learnings in the participation oh the integral apprenticeships of the 1.º Cycle of the basic teaching and also in the final work of investigation. The present investigation is focused in the learnings that can be done in the recreation, therefore it is entitled: "What do children learn in the recreation?" with this investigation I intended to ascertain what learnings children can develop in the recreation. Defining the following investigation objectives: to know the child's perspective concerning the recreation; to know the educator's and teachers' perception concerning the recreation; to analyse the importance of the recreation and to understand in which form it contributes to the development and the children's learings. To achieve these objectives an investigation of descriptive caracter was used, through the theoretical research and the analysis of semi structured interviews to twelve children of the Pre-School of the 5 year old room and twelve children of the 1st year of the 1st Cycle of the Basic Teaching, to two Child Educators and two Teachers of the 1sr Cycle of the Basic Teaching.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCalado, Joana Maria Fidalgo2017-02-28T23:20:49Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1687TID:201548380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:55.238400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
title |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
spellingShingle |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? Calado, Joana Maria Fidalgo recreio brincadeiras jogos desenvolvimento aprendizagens playground jokes games development learnings |
title_short |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
title_full |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
title_fullStr |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
title_full_unstemmed |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
title_sort |
Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio? |
author |
Calado, Joana Maria Fidalgo |
author_facet |
Calado, Joana Maria Fidalgo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Joana Maria Fidalgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recreio brincadeiras jogos desenvolvimento aprendizagens playground jokes games development learnings |
topic |
recreio brincadeiras jogos desenvolvimento aprendizagens playground jokes games development learnings |
description |
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14 2016-12-14T00:00:00Z 2017-02-28T23:20:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1687 TID:201548380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1687 |
identifier_str_mv |
TID:201548380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137029056888832 |