Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141589
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno.
id UNSP_2584df5a1fc8ebce17e9e61396be6f37
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141589
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olharesPedagogia WaldorfFormação de professoresAntroposofiaEste artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-07-19T12:59:38Z2016-07-19T12:59:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3137-3144application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-31442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141589ISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf2431034310174335porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:08:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:58.409756Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
title Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
spellingShingle Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
Pedagogia Waldorf
Formação de professores
Antroposofia
title_short Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
title_full Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
title_fullStr Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
title_full_unstemmed Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
title_sort Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
author Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
author_facet Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Waldorf
Formação de professores
Antroposofia
topic Pedagogia Waldorf
Formação de professores
Antroposofia
description Este artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:38Z
2016-07-19T12:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-3144
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141589
ISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf
2431034310174335
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141589
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-3144
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3137-3144
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128226456764416