Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mesquita, Elza, Rodrigues, Maria José, Cardoso, Mário, Martins, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22669
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma sistematização da dimensão investigativa concretizada no âmbito dos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada, concluídos desde 2014/2015, em Bragança nos mestrados em Educação Pré-Escolar, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A opção metodológica inscreve-se numa abordagem qualitativa, onde a análise taxionómica (ocorrência e regularidade dos fenómenos, características e atributos) e análise sistemática (estabelecimento de relações e processos) assumem papel de destaque. Face à complexidade e dinâmica do corpus de dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo, com recurso ao software MAXQDA. A análise incide sobre as opções investigativas dos futuros professores, considerando a temática de investigação enfatizada nos relatórios, o tipo de investigação realizada, os participantes, os instrumentos de recolha de dados, a análise efetuada bem como as principais conclusões da investigação. Do cruzamento e análise dos dados emergem os seguintes indicadores: (1) os estudantes optam por temas como: trabalho de projeto, organização do espaço educativo, estratégias de ensino-aprendizagem, recursos didáticos, aprendizagem cooperativa, relação pedagógica, entre outros; (2) as opções metodológicas assentam em estudos de caráter qualitativo; (3) os participantes, por questões de conveniência, são os alunos das turmas em que realizam a PES e os professores cooperantes. As conclusões mais assinaladas nos relatórios mostram claras evidências de que a investigação é essencial para a melhoria das práticas em contexto.
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