Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5164 |
Resumo: | Na primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças. |
id |
RCAP_2c566b590cc26c8fceb09982e1354913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as históriasO desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloBrincadeiraCompetência narrativaHistóriasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineBugalhão, Telma Filipa Carvalho2020-10-19T14:47:31Z2020-07-072020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5164TID:202527255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:50.078531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias Bugalhão, Telma Filipa Carvalho Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincadeira Competência narrativa Histórias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias |
author |
Bugalhão, Telma Filipa Carvalho |
author_facet |
Bugalhão, Telma Filipa Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José Nascimento Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bugalhão, Telma Filipa Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincadeira Competência narrativa Histórias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincadeira Competência narrativa Histórias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Na primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19T14:47:31Z 2020-07-07 2020-07-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5164 TID:202527255 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5164 |
identifier_str_mv |
TID:202527255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136981456781312 |