Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasteiro, Inês Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1935
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB), estando este dividido em três partes. A primeira e a segunda parte consistem na dimensão reflexiva em Educação Pré - Escolar e em 1.º CEB, respetivamente. Esta dimensão é um relato crítico e fundamentado daquilo que foi a minha experiência nestes contextos, focando-me nas minhas aprendizagens, tanto profissionais como pessoais. A terceira parte do relatório diz respeito a um ensaio investigativo, desenvolvido em contexto de 1.º CEB, numa turma de 2.º ano. Este tem como finalidade perceber a influência de uma sequência de ensino do texto narrativo nas produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos retratam que a utilização de sequências didáticas deste tipo promovem resultados positivos e realçam a importância de um acompanhamento individualizado por parte do professor, possibilitando assim que se vá colmatando as dificuldades apresentadas pelos alunos.
id RCAP_64e0160aa6d70d1a734bb4e97c797cf4
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloTexto narrativoEscritaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB), estando este dividido em três partes. A primeira e a segunda parte consistem na dimensão reflexiva em Educação Pré - Escolar e em 1.º CEB, respetivamente. Esta dimensão é um relato crítico e fundamentado daquilo que foi a minha experiência nestes contextos, focando-me nas minhas aprendizagens, tanto profissionais como pessoais. A terceira parte do relatório diz respeito a um ensaio investigativo, desenvolvido em contexto de 1.º CEB, numa turma de 2.º ano. Este tem como finalidade perceber a influência de uma sequência de ensino do texto narrativo nas produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos retratam que a utilização de sequências didáticas deste tipo promovem resultados positivos e realçam a importância de um acompanhamento individualizado por parte do professor, possibilitando assim que se vá colmatando as dificuldades apresentadas pelos alunos.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineRasteiro, Inês Vieira2016-06-28T15:59:37Z2016-05-202016-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1935TID:201202026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:00Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:25.610089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
Rasteiro, Inês Vieira
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Texto narrativo
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo
author Rasteiro, Inês Vieira
author_facet Rasteiro, Inês Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasteiro, Inês Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Texto narrativo
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Texto narrativo
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB), estando este dividido em três partes. A primeira e a segunda parte consistem na dimensão reflexiva em Educação Pré - Escolar e em 1.º CEB, respetivamente. Esta dimensão é um relato crítico e fundamentado daquilo que foi a minha experiência nestes contextos, focando-me nas minhas aprendizagens, tanto profissionais como pessoais. A terceira parte do relatório diz respeito a um ensaio investigativo, desenvolvido em contexto de 1.º CEB, numa turma de 2.º ano. Este tem como finalidade perceber a influência de uma sequência de ensino do texto narrativo nas produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos retratam que a utilização de sequências didáticas deste tipo promovem resultados positivos e realçam a importância de um acompanhamento individualizado por parte do professor, possibilitando assim que se vá colmatando as dificuldades apresentadas pelos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T15:59:37Z
2016-05-20
2016-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1935
TID:201202026
url http://hdl.handle.net/10400.8/1935
identifier_str_mv TID:201202026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136959578243072