O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76207
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_2c647d7dffa7ecec861eeca72f7629c0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em PortugalThe impact of creating a branding and communication strategy in building the brand love: a case study of the launch of Hévoa in PortugalBstratégias de brandingBrand loveEstratégias de comunicaçãoEstratégias de marketingBranding strategiesCommunication strategiesMarketing strategiesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaA atual sociedade de consumo está amplamente marcada pela presença de uma panóplia de marcas que almejam adquirir posições de destaque no mercado e agregar valor junto do consumidor. Para tal, procuram desenvolver estratégias para serem amadas pelos consumidores, de forma que estes se tornem fiéis às mesmas. Assim sendo, no desenvolvimento das marcas, o processo de branding e de definição de estratégias de comunicação torna-se um ponto chave para o sucesso da marca no mercado, levando à construção de relações duradouras com os consumidores alvo. O presente estudo recai sobre a experiência de estágio curricular na agência DETA, tentando perceber o modo como a aplicação de estratégias de branding e de comunicação contribuem para a criação futura de brand love dos clientes a uma marca. Para tal, e tendo em vista a recolha de dados, adotamos um método de pesquisa qualitativo, com recurso a pesquisa exploratória, nomeadamente, entrevistas semiabertas e análise documental. Os principais conceitos teóricos foram cruzados com o caso de estudo em análise, evidenciando a influência da escolha de estratégias de branding e comunicação na criação de marcas. Espera-se, ainda, que o presente estudo traga um contributo prático, na medida em que se possa oferecer aos profissionais de marketing mecanismos para implementar estratégias de comunicação, de modo a cultivarem o sentimento de amor pela marca junto do seu público-alvo, levando a uma possível fidelização.The current consumer society is largely marked by the presence of a panoply of brands that aim to acquire prominent positions in the market and add value to the consumer. To this end, they seek to develop strategies to be loved by consumers, so that they become loyal to them. Therefore, in brand development, the branding process and definition of brand communication strategies become a key point for the brand's success in the market, leading to the construction of lasting relationships with target consumers. The present study focuses on the experience of curricular internship at DETA agency, trying to understand how the application of branding and communication strategies contributes to the future creation of brand love from customers to a brand. To this end, and intending to collect data, we adopted a qualitative research method, using exploratory research, namely, semi-open interviews and document analysis. The main theoretical concepts were crossed with the case study under analysis, showing the influence of the choice of branding and communication strategies in the creation of brands. It is also expected that this study will bring a practical contribution, as it can offer marketing professionals mechanisms to implement communication strategies, to cultivate the feeling of love for the brand among its target audience, leading to possible loyalty.Nogueira, Sónia Fernanda MoreiraUniversidade do MinhoFerreira, Cláudia Sofia Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76207por202781526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:41.596644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
The impact of creating a branding and communication strategy in building the brand love: a case study of the launch of Hévoa in Portugal
title O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
spellingShingle O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
Bstratégias de branding
Brand love
Estratégias de comunicação
Estratégias de marketing
Branding strategies
Communication strategies
Marketing strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
title_full O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
title_fullStr O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
title_full_unstemmed O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
title_sort O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal
author Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
author_facet Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Sónia Fernanda Moreira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Sofia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Bstratégias de branding
Brand love
Estratégias de comunicação
Estratégias de marketing
Branding strategies
Communication strategies
Marketing strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Bstratégias de branding
Brand love
Estratégias de comunicação
Estratégias de marketing
Branding strategies
Communication strategies
Marketing strategies
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76207
url http://hdl.handle.net/1822/76207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202781526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132953273434112