O contributo do feedback escrito na aprendizagem matemática de alunos do 12º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/35358 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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O contributo do feedback escrito na aprendizagem matemática de alunos do 12º ano de escolaridadeAprendizagem matemáticaEnsino secundárioAprendizagemFeedbackFunções (Matemática)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho pretendeu estudar o contributo do feedback escrito para a aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas numa turma de 12.º ano de escolaridade. Em particular, procurei compreender a importância que os alunos atribuem ao feedback escrito e a sua eficácia no trabalho dos alunos e identificar as caraterísticas do feedback escrito que se revelam potenciadoras de aprendizagem. No estudo, que assenta num paradigma interpretativo, posicionei-me como observadora participante. Recolhi dados através da observação direta, acompanhada de registo áudio das interações entre mim e os alunos e entre alguns pares de alunos e de registos escritos; da recolha documental, que contemplou as versões antes e depois do feedback escrito e os comentários fornecidos; e da realização de dois questionários aos alunos, antes e depois da intervenção letiva. Os treze alunos da turma foram participantes, tendo considerado todos os aspetos de natureza ética necessários. A análise de dados recorreu à análise de conteúdo. A intervenção letiva incidiu sobre o tópico dos modelos exponenciais e contemplou sete aulas, tendo sido propostas três tarefas em grupo e duas tarefas individuais. Neste trabalho, foi dada a oportunidade aos alunos de melhorarem as suas produções escritas depois de receberem feedback escrito a uma primeira versão. Os resultados mostram que todos os alunos conhecem o feedback escrito e que a maioria o considera útil para a sua aprendizagem. Observou-se que a maioria dos alunos melhora o seu trabalho depois de ter recebido feedback escrito. Estas melhorias verificam-se ao nível da completude das respostas; da explicitação do significado no contexto do problema; da fundamentação; da correção; e do enriquecimento do trabalho. Para além disso, é possível identificar as caraterísticas potenciadoras da aprendizagem dos alunos: periodicidade, conteúdo, não corrigir, especificidade, forma, contexto, modo de operacionalização, questionar, referência a aspetos bem conseguidos e escolha das palavras. Por fim, importa notar que o feedback oral contribui para a compreensão que os alunos fazem dos comentários e, consequentemente, para as suas aprendizagens matemáticas.This work aimed to study the contribution of written feedback to the learning of exponential and logarithmic functions in a 12th grade class. In particular, I tried to understand the importance that students give to written feedback and its efficiency in their work and to identify its most important features to their learning process. During the study, that is based on an interpretative paradigm, I positioned myself as a participant observer. The main data collection methods were direct observation, collection of written productions, which include the versions before and after and the written comments, and two questionnaires, before and after the teaching unit. The thirteen students of the class were participants of the study and all ethical issues were taken under consideration. The data analysis followed the content analysis. The teaching unit was focused on the exponential models’ topic and contemplated seven lessons, where three group tasks and two individual tasks were proposed. During this time, students were given the opportunity to improve their work after having received written feedback to their first version. The results show that all students know what is written feedback and most of them find it useful for their learning. It is also possible to say that most of the students improve their work after receiving written feedback. These improvements are related to the completeness of the answers; to their meaning in the context of the problem; to grounding; to correction; and to enrichment of the work. Besides this, it is possible to identify the main features which support students’ learning process: periodicity, to not correct, content, specificity, shape, context, operation mode, to question, pointing strengths and words’ choice. Finally, it is important to note that oral feedback was an important contribution to the students’ comment comprehension and, therefore, to their mathematic learning gains.Santos, Leonor, 1949-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCaptivo, Maria Tavares Manso2018-11-16T15:39:30Z20182018-06-182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35358TID:202193454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:49.378395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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