O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Filipa Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57423
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_b56ae1ac9a8a9c40ac7efc2d80710a84
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º anoEnsino secundárioAprendizagem da matemáticaModelação matemáticaFunções (Matemática)CompetênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste estudo tem por base a prática de ensino supervisionada realizada num colégio privado em Lisboa, no ano letivo 2021/22, numa turma de Economia do 10.º ano de escolaridade, incidindo sobre a unidade didática de generalidades acerca de funções reais de variável real. O presente trabalho de cariz investigativo tem como objetivo caracterizar os conhecimentos e as competências que os alunos do 10.º ano mobilizam na resolução de tarefas de modelação, com recurso à tecnologia, e como este processo contribuiu para a aprendizagem de funções. A intervenção letiva contemplou 9 aulas, onde foram mobilizadas estratégias de ensino exploratória e direto, recorrendo a tarefas de modelação aliadas à resolução de problemas e de exercícios, tendo lugar a avaliação formativa e sumativa. A metodologia de investigação adotada seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa de estudo de caso. Para realizar a recolha de dados foram mobilizadas técnicas de observação participante acompanhada de alguns registos áudio e vídeo; recolha documental das tarefas que envolviam a modelação matemática e a aplicação de um questionário no final do conjunto de aulas. Os 27 alunos da turma foram participantes do estudo, tendo sido acomodadas as questões de natureza ética ao longo do trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos desenvolvem conhecimentos matemáticos e extra matemáticos aliados a competências como a informação e comunicação, o raciocínio e resolução de problemas e o pensamento crítico e criativo. A aprendizagem de conceitos através da modelação, suporta os alunos na construção do seu conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa ao possibilitar a mobilização dos conceitos matemáticos em diferentes contextos. Os alunos, na sua maioria, consideram a modelação um caminho útil para a aprendizagem de funções, aliada a aulas exploratórias com tarefas desafiantes e dinâmicas suportadas em contextos reais, com lugar para a discussão em pequeno grupo e em grande grupo, o que permitiu sentirem a utilidade da matemática e aprenderem com o outro. No entanto, para alguns foi desafiante a mais, sentindo-se fora da sua zona de conforto, por não saberem à partida qual a estratégia de resolução e quais os conhecimentos que devem ser mobilizados.This study is based on the practice of supervised teaching carried out on a private school in Lisbon, in the academic year 2021/22, in an Economics class of the 10th grade, focusing on the didactic unit of generalities about real functions of real variable. This investigation work aimed to characterize the knowledge and skills that 10th grade students mobilize in solving modelling tasks, using technology, and how this contributed to real variable functions learning. The teaching intervention included 9 classes where were mobilized exploratory and direct teaching strategies, using modelling tasks combined with problem solving and exercises with formative and summative assessment taking place. The adopted research methodology followed a qualitative approach, with an interpretative nature of a case study. Regarding data collection, were used direct observation techniques along with some audio and video recording; modelling tasks written productions collection and a questionnaire at the end of the classes set. The 27 class students were participants in the study and ethical issues were taken into consideration along the study. The study shows that students develop mathematical and extra-mathematical knowledge combined with skills such as information and communication, mathematical reasoning and problem solving and critical and creative thinking. Learning concepts through modelling supports students in building their knowledge, making learning more meaningful by enabling the mobilization of mathematical concepts in different contexts. Most students consider modelling a useful way to learn functions, combined with exploratory classes with challenging and dynamic tasks supported in real contexts, with room for small-group and large-group discussion, which allowed them to feel the usefulness of mathematics and learn from each other. However, for some was felt as an extra challenge, feeling out of their comfort zone, as they didn’t know from the start what the resolution strategy was and what knowledge should be mobilized.Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Carla Filipa Neves2023-05-15T12:53:59Z2022-07-282022-06-172022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:52.974999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
title O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
spellingShingle O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
Rodrigues, Carla Filipa Neves
Ensino secundário
Aprendizagem da matemática
Modelação matemática
Funções (Matemática)
Competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
title_full O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
title_fullStr O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
title_full_unstemmed O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
title_sort O contributo da modelação matemática na aprendizagem de funções : um estudo com alunos do 10º ano
author Rodrigues, Carla Filipa Neves
author_facet Rodrigues, Carla Filipa Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-
Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carla Filipa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Aprendizagem da matemática
Modelação matemática
Funções (Matemática)
Competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino secundário
Aprendizagem da matemática
Modelação matemática
Funções (Matemática)
Competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
2022-06-17
2022-07-28T00:00:00Z
2023-05-15T12:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57423
url http://hdl.handle.net/10451/57423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134632706310144