Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9284 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
id |
RCAP_2cf95d7d8a82feb0e7ee393b14700198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptosComunicaçãoMarketingLiga Zon SagresFutebolAdeptoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoO marketing e a comunicação são uma face cada vez menos marginalizada entre os membros que estão à frente de organizações desportivas. Na última década, o fenómeno ganhou preponderância entre a classe do dirigismo no futebol português e é, mais do que nunca, um fator de diferenciação junto do vasto público que consome aquele que é considerado o desporto-rei. Os avançados tecnológicos ditaram uma aproximação entre o clube e o adepto, hoje com muitos mais meios para produzir conteúdos e interagir com a equipa do seu coração. Mas este é também um adepto exigente. Um adepto que está presente em várias frentes, como as redes sociais, que quer ter uma palavra a dizer e que pretende ser bem tratado. Este foi o desafio proposto involuntariamente aos clubes de futebol. Na Liga Zon Sagres, o processo comunicacional ganhou força e é uma aposta de todos os clubes que compõem a competição. Os sites são uma plataforma em constante evolução; o Facebook tornou-se uma ferramenta fundamental; as campanhas são cada vez mais inovadoras e visam o bem-estar absoluto do adepto, dando-lhe os apetrechos necessários para poder vibrar com a equipa. O adepto é o target mais importante para um clube de futebol. Na primeira liga portuguesa, os esforços feitos pelos seus participantes no sentido de conquistar os fãs confirmam que esta é uma prioridade nos tempos que correm.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNViegas, João Miguel Moreira Socorro2013-04-11T09:25:23Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:15Zoai:run.unl.pt:10362/9284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:40.641739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
title |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
spellingShingle |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos Viegas, João Miguel Moreira Socorro Comunicação Marketing Liga Zon Sagres Futebol Adepto |
title_short |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
title_full |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
title_fullStr |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
title_full_unstemmed |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
title_sort |
Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos |
author |
Viegas, João Miguel Moreira Socorro |
author_facet |
Viegas, João Miguel Moreira Socorro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, João Miguel Moreira Socorro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Marketing Liga Zon Sagres Futebol Adepto |
topic |
Comunicação Marketing Liga Zon Sagres Futebol Adepto |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10 2012-10-01T00:00:00Z 2013-04-11T09:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9284 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137832120352768 |