Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Áurea
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caldeira, Suzana Nunes, Silva, Osvaldo, Mendes, Maria, Martins, Maria J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4531
Resumo: A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.
id RCAP_2d0319d6e64eb0815c35b5cea920363b
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos AçoresHigher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the AzoresEnsino SuperiorResiliênciaTransição para o Mundo do TrabalhoHigher EducationResilienceTransition to World of WorkA entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.ABSTRACT: The entrance to higher education, its exit and the prospects of entry into the labor market constitute new challenges for the students. University students are confronted with the need to enter in a competitive world, where personal and interpersonal skills are as important as the technical-scientific ones. It is intended to assess whether the attendance of higher education, by the students of a Portuguese university, has contributed to their adjustment to stress factors and daily challenges. We also intend to assess whether the age group, the generation of university students and the employment situation are differential factors for the resilience.Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la EducaciónRepositório da Universidade dos AçoresSousa, ÁureaCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoMendes, MariaMartins, Maria J.2018-01-09T13:36:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4531porSousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.29412386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:53.079406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
Higher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the Azores
title Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
spellingShingle Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
Sousa, Áurea
Ensino Superior
Resiliência
Transição para o Mundo do Trabalho
Higher Education
Resilience
Transition to World of Work
title_short Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
title_full Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
title_fullStr Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
title_full_unstemmed Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
title_sort Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
author Sousa, Áurea
author_facet Sousa, Áurea
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author_role author
author2 Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Áurea
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Resiliência
Transição para o Mundo do Trabalho
Higher Education
Resilience
Transition to World of Work
topic Ensino Superior
Resiliência
Transição para o Mundo do Trabalho
Higher Education
Resilience
Transition to World of Work
description A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-09T13:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4531
url http://hdl.handle.net/10400.3/4531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941
2386-7418
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130723093839872