Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4531 |
Resumo: | A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência. |
id |
RCAP_2d0319d6e64eb0815c35b5cea920363b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos AçoresHigher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the AzoresEnsino SuperiorResiliênciaTransição para o Mundo do TrabalhoHigher EducationResilienceTransition to World of WorkA entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.ABSTRACT: The entrance to higher education, its exit and the prospects of entry into the labor market constitute new challenges for the students. University students are confronted with the need to enter in a competitive world, where personal and interpersonal skills are as important as the technical-scientific ones. It is intended to assess whether the attendance of higher education, by the students of a Portuguese university, has contributed to their adjustment to stress factors and daily challenges. We also intend to assess whether the age group, the generation of university students and the employment situation are differential factors for the resilience.Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la EducaciónRepositório da Universidade dos AçoresSousa, ÁureaCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoMendes, MariaMartins, Maria J.2018-01-09T13:36:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4531porSousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.29412386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:53.079406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores Higher education: Transitions and challenges of entrance and exit. Studies at the University of the Azores |
title |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
spellingShingle |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores Sousa, Áurea Ensino Superior Resiliência Transição para o Mundo do Trabalho Higher Education Resilience Transition to World of Work |
title_short |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
title_full |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
title_fullStr |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
title_full_unstemmed |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
title_sort |
Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores |
author |
Sousa, Áurea |
author_facet |
Sousa, Áurea Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Áurea Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Martins, Maria J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Resiliência Transição para o Mundo do Trabalho Higher Education Resilience Transition to World of Work |
topic |
Ensino Superior Resiliência Transição para o Mundo do Trabalho Higher Education Resilience Transition to World of Work |
description |
A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-09T13:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4531 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Á.; Caldeira, S. N.; Silva, O; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 234-238. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941 2386-7418 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130723093839872 |