Marketers: uma profissão com futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Mónica Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9551
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Marketers: uma profissão com futuroMarketingMarketing digitalMarketersExperiência do consumidorBig dataDigital marketingConsumer experienceDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.À medida que os tempos mudaram, naturalmente que o paradigma empresarial sofreu, também, inúmeras alterações. O rápido desenvolvimento da tecnologia e das suas ferramentas acelerou processos e modificou-os. Neste seguimento, o marketing viu os pilares que guiam as suas funções a alterarem-se sob um clima mais competitivo e tempos mais céleres, que exigiram planeamentos mais curtos e, nos seus profissionais, a constante necessidade de estar em cima do acontecimento, uma vez que, do outro lado, estão também consumidores mais alerta, informados e criteriosos. Para tal, a componente relacional e a comunicação on time e individualizada assumiram uma preponderância fundamental. Contudo, perante esta atmosfera, repleta de novos desafios, os pilares do marketing tornaram-se nublosos e os indicadores de uma boa performance confusos. A somar, a discussão internacional apontava para uma perda de influência do marketing nas empresas e um desfasamento entre as expectativas dos CEOs e o desempenho dos CMOs e seus departamentos. Na sequência destas ideias, serviu esta dissertação para apurar o papel do marketing nas empresas com atuação em Portugal. Tal decorreu através de um estudo de cariz qualitativo, onde foram realizadas entrevistas em profundidade a uma amostra de três chefes de empresas e três responsáveis de marketing. Posto isto, procurou-se averiguar o desenvolvimento dos departamentos de marketing, o papel dos seus responsáveis e a comparação da sua visão com a de chefes de empresas. As conclusões sugerem que o marketing é visto como um motor fundamental da gestão e desenvolvimento de empresas. Ainda, os resultados, ainda que meramente exploratórios, apontam para a necessidade de um grande foco numa análise constante de resultados, guiada pela defesa da marca por um lado e do consumidor por outro, cada vez mais sob uma ótica digital. Para tal, a consumer experience é algo tido como fundamental, podendo ser potenciada pela big data que, por sua vez, é vista sob a necessidade de um back to basics sobre os dados realmente importantes de analisar. A combinação de análise, foco nas prioridades e objetivos, olho nas tendências da área e capacidade de ouvir – o que está à volta, o que os consumidores dizem, o que os outros departamentos sugerem, o que os superiores aconselham – são vistas como as competências fundamentais de um marketer.ABSTRACT: As the times are a changing, naturally the business paradigm is also evolving. The techonology and its tools‟ fast development have accelerated processes and have modified them. Given this situation, marketing has seen the pillars that guide its actuation being transformed under a more competitive environment and fast times. Shorter plannings have been demanded and, for the professionals, there is a constant need of being on top of everything happening as, on the other side, there are more alert, informed and demanding consumers. In this way, the relational slope and the on time and individualized communication have turned into essential subjects. However, facing such atmosphere filled with new challenges, the bases of marketing have turned cloudy and the hints of a good performance blurred. Adding to this, the international discussion has been poiting out a loss of marketing‟s influence on companies and a mismatch between CEOs mindset and their CMOs performance. Responding to this issue, this dissertation came out in order to clarify the marketing role on enterprises based in Portugal. Through a study of qualitative nature, where interviews in depth have been made to a sample of three CEOs and three Marketing Responsibles, we wore allowed to analyse the development of the marketing departments, the role of its responsibles and the vision comparations of either CEOs and CMOs. The conclusions suggest that marketing is seen as a fundamental part of the business management and development. Also, the results, even though only exploratory, show a general need of a big focus in a constant results analysis, guided by the brand‟s defence on one side and the consumer‟s defence on the other, each time more based on a digital logic. In this sense, the consumer experience is something seen as fundamental and might be uplifted by the big data. On its side, big data shall be faced as in a way of back to basics and putting attention in what is really needed to know. A combination of analysis, focus on priorities and goals, eye on the trends and the capacity to listen – what‟s around, what consumers say, what the other departments suggest, what de superiors advice – are seen as the fundamental skills of a marketer.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLPinho, Mónica Filipa Rodrigues2019-02-20T16:18:38Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9551TID:202059715porPinho, M.F.R. (2018). Marketers: uma profissão com futuro. Dissertação de mestrado. 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