Satisfa??o versus Motiva??o: um estudo numa empresa na ?rea da automa??o e sistemas inteligentes da Regi?o Centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandra Maria Ferreira da Gra?a Leal de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Vasco (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/885
Resumo: Introdu??o: A rela??o entre satisfa??o e motiva??o em contexto organizacional ? algo que tem vindo a ser analisada ao longo dos tempos por diversos autores. O objetivo principal deste trabalho passou por identificar de que modo estes dois construtos se interligam face a uma situa??o de trabalho. Utilizando um question?rio desenvolvido em parceria com o Departamento de Recursos Humanos e de Qualidade de uma empresa na ?rea da automa??o e sistemas inteligentes da regi?o centro, ? igualmente, nosso objetivo, avaliar que vari?veis podem influenciar os colaboradores da mesma a sentirem-se satisfeitos e/ou motivados. Metodologia: A amostra incluiu 70 colaboradores tendo sido avaliados apenas por departamento, grupo profissional e por tempo na organiza??o. Para cada grupo de quest?es identificado a moda de respostas (Mo) foi de 35,7%, 44,3% e 47,1% respetivamente. Este grupo de colaboradores foi ainda inquirido no sentido de revelar qual o grau de satisfa??o, rela??o com o trabalho e classifica??o da import?ncia percecionada face ao papel que desempenha na organiza??o. Resultados: N?o foram reveladas diferen?as estatisticamente significativas nos n?veis m?dios do departamento, apenas entre grupos de resposta ao n?vel do n?mero total de respostas e no n?vel de signific?ncia (p): ?grau de satisfa??o? p = 0,561; ?rela??o com o trabalho? p = 0,571 e ?classifica??o da import?ncia percecionada? p = 0,074. O mesmo aconteceu para o grupo profissional (?grau de satisfa??o? p = 0,686; ?rela??o com o trabalho? p = 0,118 e ?classifica??o da import?ncia percecionada? p = 0,311) e tempo na organiza??o (?grau de satisfa??o? p = 0,41; ?rela??o com o trabalho? p = 0,727 e ?classifica??o da import?ncia percecionada? p = 0,330). Discuss?o/Conclus?o: N?o existe uma liga??o direta entre estes dois construtos satisfa??o e motiva??o, mas sim carater?sticas que levam os colaboradores a sentirem-se mais ou menos satisfeitos/motivados face ao trabalho que desempenham na organiza??o. Estes resultados revelam tamb?m que, apesar de n?o existirem diferen?as estatisticamente significativas, os colaboradores se sentem mais satisfeitos tendo em conta as tarefas que desempenham, a fun??o que integram e o tempo a que trabalham na organiza??o. O colaborador pretende manter uma rela??o pr?xima com o seu trabalho e vida pessoal e tamb?m para ter oportunidade de desenvolver compet?ncias e progredir na carreira. / Introduction: The relationship between satisfaction and motivation in organizations is something that has been discussed over the years by several authors. The main objective of this work was to identify how these two constructs can be interconnected in a work situation. Using a questionnaire developed in partnership with the Department of Human Resources and Quality of a company in the field of automation and intelligent systems in the central region, it is also our goal, evaluate variables that may influence employees to feel satisfied and/or motivated. Methodology: The sample included 70 employees assessed only by department, group work and time in the organization. For each group of issues the Mode of responses (Mo) was 35.7%, 44.3% and 47.1% respectively. This group of employees was also inquired in order to identify the degree of satisfaction, relation with work and classification of work importance developed in the organization. Results: We did not found statistically significant differences in mean levels of the department, only between the total number of responses in groups and in the significance (p) levels: ?satisfaction level? p = 0,561; ?work relationship? p = 0,571 and ?classification of work importance? p = 0,074. The same happened to the work group (?satisfaction level? p = 0,686; ?work relationship? p = 0,118 and ?classification of work importance? p = 0,311) and to the time in organization (?level of satisfaction? p = 0,41; ?work relationship? p = 0,727 and ?classification of work importance? p = 0,330). Discussion/Conclusion: Doesn?t exist a direct link between these two constructs satisfaction and motivation, but characteristics that lead employees to feel more or less satisfied/motivated towards work their performance in the organization. These results reveal also, that despite the absence of statistically significant differences, these individuals feel more satisfied regarding the tasks they develop, the role and time in the organization. The worker wants to maintain a close relationship with his work and personal life, having at the same time the opportunity to develop skills and make progress in his career.
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