Satisfa??o Profissional do Trabalhador: um construto para o conhecimento de suas causas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Catarina Sofia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pocinho, Margarida (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/310
Resumo: Contexto: O estudo da Satisfa??o Profissional (SP) ? um tema actual que tem despertado a aten??o de v?rios investigadores. Sendo um tema bastante complexo, os investigadores t?m procurado compreender as diversas determinantes da SP, considerando que s? dessa forma os gestores das organiza??es estar?o em condi??es de desenvolver estrat?gias que promovam o n?vel de satisfa??o dos seus colaboradores. Objetivos: Identificar quais os factores que contribuem para a SP da amostra. M?todo: O estudo teve por base uma bateria de tr?s question?rios, de administra??o direta, aplicados aos trabalhadores de duas f?bricas da regi?o centro. Para avaliar a SP recorreu-se ao ?Job Discriptive Index? (JDI) adaptado ? popula??o portuguesa por Jesu?no, Sockza e Matoso (1983), e ? Escala de Satisfa??o Organizacional, desenvolvida por Jorge Vala e colaboradores (1995). Para apurar as carater?sticas sociodemogr?ficas da amostra fez-se uso ainda de um question?rio constru?do pelos autores do estudo para o efeito. A amostra final ? constitu?da por trabalhadores de duas empresas (N=52) - 24 da empresa ?P? e 28 da empresa ?B?, num total de 48 homens (92,3%) e 4 mulheres (7,7%), com preval?ncia de idades entre 31-40 anos (32,7%). O estudo teve a dura??o de dois semestres, e desenvolvido em quatro fases distintas: Fase conceptual, metodol?gica, Emp?rica e Reflexiva1. Resultados: Os resultados demonstram que a SP ? mais influenciada por factores de ordem profissional e socioprofissionais, nomeadamente: relacionamento do trabalhador com a chefia, relacionamento do trabalhador com os colegas do mesmo n?vel, perspetivas de promo??o, tempo de servi?o e o tipo de v?nculo contratual. Dos factores sociodemogr?ficos, verificamos que a idade e o estado civil exercem influ?ncia moderada sobre a satisfa??o. Conclus?o: Os resultados obtidos devem ser analisados como preliminares, pass?veis de serem confirmados no futuro. Com este estudo foi poss?vel concluir que a maioria dos trabalhadores das empresas em estudo (75%) se sente satisfeita, em oposi??o a 25% dos casos que afirma sentir-se insatisfeito em rela??o ao seu trabalho. / Context: The study of the Professional Satisfaction (PS) is an actual theme that has aroused the attention of different investigators. Being a complex theme, the investigators have trying to understand the diversity of PS determinants, considering that approach, the only way to the managers being able to develop strategies to elevate the satisfaction level of the collaborators. Goals: Identify what factors contributes to the PS of the sample Method: As support, the study had a group of three direct implementation questionnaires applied to the workers of two factories from the area. To evaluate the PS we resort to the ?Job Descriptive Index? (JDI) adapted to the Portuguese Population by Jesu?no, Sockza and Matoso (1983) and to the Organizational Satisfaction Scale, developed by Jorge Vala and his collaborators (1995). To settle the socio demographic characteristics of the sample it was used another questionnaire elaborated by the authors of the study to achieve those characteristics. The final sample is constituted by workers of two factories (N=52), 24 of them from the factory ?P? and the other ones (28) of the factory ?B?, resulting in a total of 48 males (92,3%) and 4 females (7,7%) mostly with an age average between 31 and 40 years (32,7%) The study had the duration of two semesters and it was developed in four distinct phases, the first one, the conceptual phase, the second one, the methodological, the third one, the empirical and the last one, the reflexive phase. Results: The results show us that factors like professional order and socio professionals as the relations between employers and managers, between employers at the same level, promotional expectations, service time and the different types of contract have influences over the PS. Above the social demographic factors the study verifies that factors like age and marital status have a moderate influence above PS. Conclusion: The achieved results must be analyzed as preliminaries since they have to be confirmed in the future. With this study it was possible to conclude that the majority of the studied workers in the factories (75%) feel satisfied and the remaining 25% of the cases says unsatisfied in his relation to work.
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Escala de Satisfa??o Organizacional, desenvolvida por Jorge Vala e colaboradores (1995). Para apurar as carater?sticas sociodemogr?ficas da amostra fez-se uso ainda de um question?rio constru?do pelos autores do estudo para o efeito. A amostra final ? constitu?da por trabalhadores de duas empresas (N=52) - 24 da empresa ?P? e 28 da empresa ?B?, num total de 48 homens (92,3%) e 4 mulheres (7,7%), com preval?ncia de idades entre 31-40 anos (32,7%). O estudo teve a dura??o de dois semestres, e desenvolvido em quatro fases distintas: Fase conceptual, metodol?gica, Emp?rica e Reflexiva1. Resultados: Os resultados demonstram que a SP ? mais influenciada por factores de ordem profissional e socioprofissionais, nomeadamente: relacionamento do trabalhador com a chefia, relacionamento do trabalhador com os colegas do mesmo n?vel, perspetivas de promo??o, tempo de servi?o e o tipo de v?nculo contratual. 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