Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13386 |
Resumo: | O presente relatório apresenta os balanços e reflexões tidos no estágio pedagógico. Na Lecionação, foram alcançados progressos significativos por grande parte dos alunos nas suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projeto de inovação “Scaffolding na Dança – Utilização da Tutoria de Pares” contribuiu significativamente tanto para as aprendizagens, como para a relação positiva dos rapazes com a matéria. No projeto Professor a Tempo Inteiro consegui melhorar as dimensões da instrução e gestão da aula, através da abordagem de matérias diferentes, assim como de aprofundar as intervenções baseadas no scaffolding com várias turmas de diferentes anos de escolaridade, em colaboração com os seus professores. Na Direção de Turma, as prioridades de intervenção associadas às funções foram cumpridas, havendo melhorias ao nível da assiduidade dos alunos ao longo do ano. A pertinência do projeto “Interdisciplinaridade na Dança – Perspetiva Estética e Artística” enriqueceu as aprendizagens na matéria, pela articulação com as disciplinas de Filosofia e Desenho A, aumentando o envolvimento efetivo dos alunos. A realização da Saída de Campo foi o momento culminante do ano, que pelas relações desenvolvidas com os professores e o diretor, permitiu alcançar os objetivos tanto dos projetos específicos da dança como os objetivos da Educação Física nas matérias de escalada e rapel. No Desporto Escolar, assumi o grupo-equipa de basquetebol que, apesar das limitações resultantes das decisões de organização internas, observaram-se melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos. O meu contributo através do projeto “A Competição no DE – Mais e Melhores Oportunidades” permitiu aumentar tanto a frequência competitiva como a promoção significativa de valores educativos associados à prática desportiva no meio escolar. No projeto Semana de Ensino Intensivo, pude aprofundar e aplicar diferentes estratégias de ensino na matéria de badminton onde apresentava maiores dificuldades, melhorando ao nível da instrução. No Seminário, aprofundei o tema sobre “O Scaffolding na Dança”, aplicando os procedimentos da investigação-ação, para analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento. As propostas didáticas apresentadas contribuíram, de forma relevante, para a importância do compromisso interno em prol das aprendizagens na matéria, substanciado pelos resultados das provas de aferição observadas, através da promoção de formação recíproca entre os professores. Palavras-chave: Dança, tutoria de pares, scaffolding, competição, interdisciplinaridade. |
id |
RCAP_46787b7b2c6bc1881471ac46d55c4179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da PortelaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAEDUCAÇÃO FÍSICADANÇATUTORIACOMPETIÇÃOINTERDISCIPLINARIDADERELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATION TEACHINGPHYSICAL EDUCATIONDANCEMENTORSHIPCOMPETITIONINTERDISCIPLINARITYINTERNSHIP REPORTSO presente relatório apresenta os balanços e reflexões tidos no estágio pedagógico. Na Lecionação, foram alcançados progressos significativos por grande parte dos alunos nas suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projeto de inovação “Scaffolding na Dança – Utilização da Tutoria de Pares” contribuiu significativamente tanto para as aprendizagens, como para a relação positiva dos rapazes com a matéria. No projeto Professor a Tempo Inteiro consegui melhorar as dimensões da instrução e gestão da aula, através da abordagem de matérias diferentes, assim como de aprofundar as intervenções baseadas no scaffolding com várias turmas de diferentes anos de escolaridade, em colaboração com os seus professores. Na Direção de Turma, as prioridades de intervenção associadas às funções foram cumpridas, havendo melhorias ao nível da assiduidade dos alunos ao longo do ano. A pertinência do projeto “Interdisciplinaridade na Dança – Perspetiva Estética e Artística” enriqueceu as aprendizagens na matéria, pela articulação com as disciplinas de Filosofia e Desenho A, aumentando o envolvimento efetivo dos alunos. A realização da Saída de Campo foi o momento culminante do ano, que pelas relações desenvolvidas com os professores e o diretor, permitiu alcançar os objetivos tanto dos projetos específicos da dança como os objetivos da Educação Física nas matérias de escalada e rapel. No Desporto Escolar, assumi o grupo-equipa de basquetebol que, apesar das limitações resultantes das decisões de organização internas, observaram-se melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos. O meu contributo através do projeto “A Competição no DE – Mais e Melhores Oportunidades” permitiu aumentar tanto a frequência competitiva como a promoção significativa de valores educativos associados à prática desportiva no meio escolar. No projeto Semana de Ensino Intensivo, pude aprofundar e aplicar diferentes estratégias de ensino na matéria de badminton onde apresentava maiores dificuldades, melhorando ao nível da instrução. No Seminário, aprofundei o tema sobre “O Scaffolding na Dança”, aplicando os procedimentos da investigação-ação, para analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento. As propostas didáticas apresentadas contribuíram, de forma relevante, para a importância do compromisso interno em prol das aprendizagens na matéria, substanciado pelos resultados das provas de aferição observadas, através da promoção de formação recíproca entre os professores. Palavras-chave: Dança, tutoria de pares, scaffolding, competição, interdisciplinaridade.This report presents the balances and reflections taken during the pedagogical internship. In Teaching, significant progress was made by most students in their learning priorities, for which the innovative project “Scaffolding in Dance – Using Peer Tutoring” contributed significantly to both learning and the positive relation of boys with the subject. In the Full-Time Teacher project, I managed to improve the dimensions of instruction and classroom management, by approaching different subjects, as well as deepening and preparing interventions based on scaffolding, with different classes, years of schooling and in collaboration with teachers. In Class Direction, the interventions associated with the functions were fulfilled, with improvements in student attendance throughout the year. The implementation of the project “Interdisciplinarity in Dance – Aesthetic and Artistic Perspective” allowed the enrichment of learning, through the articulation with the subjects of Philosophy and Drawing A, increasing the effective involvement of students. The Field Trip was the highlight moment of the year, which through the relationships developed, namely with the teachers and the director, made it possible to achieve the proposed objectives, both in the specific projects associated with dance, as well as the objectives for Physical Education, namely for climbing and rappelling. In School Sport, I took over the basketball team, which despite the limitations resulting from internal decisions, significant improvements were made in terms of student learning. My contribution with the project “Competition in the DE – More and Better Opportunities” allowed to increase competitive frequency and to promote significant educational values associated with sports in the school environment. In the Intensive Teaching Week project, I was able to deepen and apply different teaching strategies in the subject of Badminton, where I had greater difficulties throughout the year, improving in terms of instruction. In the Seminar, I deepened the topic on "Scaffolding in Dance", applying the procedures of action research, to analyze the difficulties of teaching by the teachers of the department. The didactic proposals presented contributed, in a relevant way, to the importance of internal commitment towards teaching the subject, substantiated by the results of the observed assessment tests, that were adressed through the promotion of reciprocal training betweeen teachers.2022-12-27T19:49:58Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13386TID:203110862porAmbrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Souteloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:26.121104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA TUTORIA COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION TEACHING PHYSICAL EDUCATION DANCE MENTORSHIP COMPETITION INTERDISCIPLINARITY INTERNSHIP REPORTS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela |
author |
Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo |
author_facet |
Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambrósio, Tomás Cardoso da Fonseca Soutelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA TUTORIA COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION TEACHING PHYSICAL EDUCATION DANCE MENTORSHIP COMPETITION INTERDISCIPLINARITY INTERNSHIP REPORTS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA TUTORIA COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION TEACHING PHYSICAL EDUCATION DANCE MENTORSHIP COMPETITION INTERDISCIPLINARITY INTERNSHIP REPORTS |
description |
O presente relatório apresenta os balanços e reflexões tidos no estágio pedagógico. Na Lecionação, foram alcançados progressos significativos por grande parte dos alunos nas suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projeto de inovação “Scaffolding na Dança – Utilização da Tutoria de Pares” contribuiu significativamente tanto para as aprendizagens, como para a relação positiva dos rapazes com a matéria. No projeto Professor a Tempo Inteiro consegui melhorar as dimensões da instrução e gestão da aula, através da abordagem de matérias diferentes, assim como de aprofundar as intervenções baseadas no scaffolding com várias turmas de diferentes anos de escolaridade, em colaboração com os seus professores. Na Direção de Turma, as prioridades de intervenção associadas às funções foram cumpridas, havendo melhorias ao nível da assiduidade dos alunos ao longo do ano. A pertinência do projeto “Interdisciplinaridade na Dança – Perspetiva Estética e Artística” enriqueceu as aprendizagens na matéria, pela articulação com as disciplinas de Filosofia e Desenho A, aumentando o envolvimento efetivo dos alunos. A realização da Saída de Campo foi o momento culminante do ano, que pelas relações desenvolvidas com os professores e o diretor, permitiu alcançar os objetivos tanto dos projetos específicos da dança como os objetivos da Educação Física nas matérias de escalada e rapel. No Desporto Escolar, assumi o grupo-equipa de basquetebol que, apesar das limitações resultantes das decisões de organização internas, observaram-se melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos. O meu contributo através do projeto “A Competição no DE – Mais e Melhores Oportunidades” permitiu aumentar tanto a frequência competitiva como a promoção significativa de valores educativos associados à prática desportiva no meio escolar. No projeto Semana de Ensino Intensivo, pude aprofundar e aplicar diferentes estratégias de ensino na matéria de badminton onde apresentava maiores dificuldades, melhorando ao nível da instrução. No Seminário, aprofundei o tema sobre “O Scaffolding na Dança”, aplicando os procedimentos da investigação-ação, para analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento. As propostas didáticas apresentadas contribuíram, de forma relevante, para a importância do compromisso interno em prol das aprendizagens na matéria, substanciado pelos resultados das provas de aferição observadas, através da promoção de formação recíproca entre os professores. Palavras-chave: Dança, tutoria de pares, scaffolding, competição, interdisciplinaridade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27T19:49:58Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13386 TID:203110862 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13386 |
identifier_str_mv |
TID:203110862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131212172754944 |