Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliana Marisa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33992
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
id RCAP_2d96b2193f1274d689fd3368a2bad4c4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDPStudy of internal communication in corporate portals: the EDP caseMarketing internoComunicação internaPortais corporativosInternal marketingInternal communicationCorporate portals658.8Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaAtualmente as organizações têm de fazer frente a um mercado cada vez mais competitivo, em que o papel da comunicação interna é essencial para um bom funcionamento, e desta forma se destacarem no alcance dos objetivos. Satisfazer e motivar os colaboradores são fatores de relevo na estratégia da comunicação interna, em que o foco é de gerar um trabalho mais consistente e coeso, elevando a notoriedade da empresa. Para melhor abrangerem todos os envolvidos são utilizados canais de comunicação, como os portais corporativos, onde se promove a partilha de informações, uniformização de procedimentos e troca de sugestões. Estas práticas são importantes para a produtividade organizacional. Assim, também se consciencializa cada colaborador sobre as suas responsabilidades e sobre o lugar que ocupa na organização. Tendo a Direção de Rede e Clientes Norte da EDP Distribuição, como estudo de caso, este trabalho procura compreender a utilização da comunicação interna num clima organizacional nos portais corporativos, abordando teorias sobre o marketing interno, comunicação interna e portais corporativos dos autores como Rafiq e Ahmed (2000), Dias (2001), Thayer (1979), Villafañe (1998) entre outros. Procurou-se encontrar os seus modelos e teorias para melhor orientar este estudo. Realizou-se também um questionário de comunicação interna e uma simulação ao portal utilizado na empresa para perceber a relação entre comunicação interna e portais corporativos.Currently organizations have to cope with an increasingly competitive market, in which the role of internal communication is essential for proper functioning, and thus excel in achieving the objectives. Satisfy and motivate employees are major factors in the internal communication strategy, where the focus is to generate a more consistent and cohesive work, raising the reputation of the company. To better cover all involved communication channels are used as corporate portals, which promotes the sharing of information, standardization of procedures and exchange tips. These practices are important to organizational productivity. So also raises awareness each employee about their responsibilities and about its place in the organization. This case study concentrates on the Board of Network and North clients of EDP Distribution this paper seeks to understand the use of internal communication in an organizational climate in corporate portals, addressing theories of internal marketing, internal communications and corporate portals of the authors as Rafiq and Ahmed (2000), Dias (2001) Thayer (1979), Villafañe (1998), among others. We tried to find their models and theories to better guide this study. A questionnaire on internal communication and a simulation of the portal used by the company were also used in order to understand the relationship between internal communication and corporate portals.Abreu, Maria José Araújo MarquesMarques, Nuno Filipe Pinto de OliveiraUniversidade do MinhoGomes, Juliana Marisa da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33992por201193973info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:05.084616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
Study of internal communication in corporate portals: the EDP case
title Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
spellingShingle Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
Gomes, Juliana Marisa da Silva
Marketing interno
Comunicação interna
Portais corporativos
Internal marketing
Internal communication
Corporate portals
658.8
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
title_full Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
title_fullStr Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
title_full_unstemmed Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
title_sort Estudo da comunicação interna em portais corporativos: o caso EDP
author Gomes, Juliana Marisa da Silva
author_facet Gomes, Juliana Marisa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Maria José Araújo Marques
Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Juliana Marisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Comunicação interna
Portais corporativos
Internal marketing
Internal communication
Corporate portals
658.8
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Marketing interno
Comunicação interna
Portais corporativos
Internal marketing
Internal communication
Corporate portals
658.8
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33992
url http://hdl.handle.net/1822/33992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201193973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133125849120768