Social media marketing : caso do vinho e enoturismo em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16944 |
Resumo: | Apesar da existência de uma extensa literatura publicada, acerca dos social media em geral, pouco se sabe sobre sua utilização e eficácia na indústria do vinho e enoturismo. O estudo visa examinar o modo como a indústria em Portugal está a utilizar este tipo de ferramentas da web 2.0. Este focou-se em analisar a presença das empresas vitivinícolas nos vár ios tipos de social media existentes, assim como as suas práticas e perceções relativamente ao uso do Facebook no marketing. Para esse fim, foi conduzido um inquérito por questionário entre as empresas produtoras de vinho aderentes das rotas do vinho portuguesas, complementado com a realização de duas entrevistas a profissionais do setor. Foi determinado que 80% das empresas vitivinícolas portuguesas estudadas comunicam com os seus clientes usando os social media, das quais 96% utilizam o Facebook. Porém, e a título de exemplo, só 30% destas utilizam o serviço de anúncios pagos. Em relação ao enoturismo, descobriu -se que a maioria (75%) das empresas do universo das que utilizam os instrumentos de social media, o fazem com o intuito de promover este ramo do negócio. |
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Apesar da existência de uma extensa literatura publicada, acerca dos social media em geral, pouco se sabe sobre sua utilização e eficácia na indústria do vinho e enoturismo. O estudo visa examinar o modo como a indústria em Portugal está a utilizar este tipo de ferramentas da web 2.0. Este focou-se em analisar a presença das empresas vitivinícolas nos vár ios tipos de social media existentes, assim como as suas práticas e perceções relativamente ao uso do Facebook no marketing. Para esse fim, foi conduzido um inquérito por questionário entre as empresas produtoras de vinho aderentes das rotas do vinho portuguesas, complementado com a realização de duas entrevistas a profissionais do setor. Foi determinado que 80% das empresas vitivinícolas portuguesas estudadas comunicam com os seus clientes usando os social media, das quais 96% utilizam o Facebook. Porém, e a título de exemplo, só 30% destas utilizam o serviço de anúncios pagos. Em relação ao enoturismo, descobriu -se que a maioria (75%) das empresas do universo das que utilizam os instrumentos de social media, o fazem com o intuito de promover este ramo do negócio. |
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