Enoturismo: o vinho como produto turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locks, Eliza Bianchini
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Tonini, Hernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734
Resumo: O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.
id USP - 65_db3a4b839de7b1bf945c88a236ab40a3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63734
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Enoturismo: o vinho como produto turísticoWine tourism: wine as a tourist productwine tourismwinetourist productsmotivationculture.enoturismovinhoproduto turísticomotivaçãocultura.O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.Tourism involves a wide range of components that aim to please an ever-growing number of people. One of these components that have recently had a remarkable growth is the interest in wine tasting and its culture to foster Wine Tourism that is relating wine production to a cultural,environmental, historical, and social context. Due to bibliographical references, interviews, and scientific magazines, it was possible to conduct a survey regarding general information on the most important wine touristlocations in the world. This study allowed a deeper understanding of theimportance and meaning of tourism associated to winery, an activity thathas been related to man since ancient times. Pleasure associated to wine tasting surpasses physical senses; it certainly becomes a joyful moment, inspired by ideas and feelings, when associated to wine surroundings. Wine Tourism is not simply a branch of the tourism industry, but also a possibility to recover the history of humankind, as well its symbols, and values.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6373410.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 2 (2005); 157-173Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 157-173Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 157-1731984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734/66499Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLocks, Eliza BianchiniTonini, Hernanda2013-12-12T13:42:02Zoai:revistas.usp.br:article/63734Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-12T13:42:02Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enoturismo: o vinho como produto turístico
Wine tourism: wine as a tourist product
title Enoturismo: o vinho como produto turístico
spellingShingle Enoturismo: o vinho como produto turístico
Locks, Eliza Bianchini
wine tourism
wine
tourist products
motivation
culture.
enoturismo
vinho
produto turístico
motivação
cultura.
title_short Enoturismo: o vinho como produto turístico
title_full Enoturismo: o vinho como produto turístico
title_fullStr Enoturismo: o vinho como produto turístico
title_full_unstemmed Enoturismo: o vinho como produto turístico
title_sort Enoturismo: o vinho como produto turístico
author Locks, Eliza Bianchini
author_facet Locks, Eliza Bianchini
Tonini, Hernanda
author_role author
author2 Tonini, Hernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locks, Eliza Bianchini
Tonini, Hernanda
dc.subject.por.fl_str_mv wine tourism
wine
tourist products
motivation
culture.
enoturismo
vinho
produto turístico
motivação
cultura.
topic wine tourism
wine
tourist products
motivation
culture.
enoturismo
vinho
produto turístico
motivação
cultura.
description O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734
10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734/66499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 2 (2005); 157-173
Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 157-173
Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 157-173
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167059005440