Enoturismo: o vinho como produto turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734 |
Resumo: | O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia. |
id |
USP - 65_db3a4b839de7b1bf945c88a236ab40a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63734 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Enoturismo: o vinho como produto turísticoWine tourism: wine as a tourist productwine tourismwinetourist productsmotivationculture.enoturismovinhoproduto turísticomotivaçãocultura.O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.Tourism involves a wide range of components that aim to please an ever-growing number of people. One of these components that have recently had a remarkable growth is the interest in wine tasting and its culture to foster Wine Tourism that is relating wine production to a cultural,environmental, historical, and social context. Due to bibliographical references, interviews, and scientific magazines, it was possible to conduct a survey regarding general information on the most important wine touristlocations in the world. This study allowed a deeper understanding of theimportance and meaning of tourism associated to winery, an activity thathas been related to man since ancient times. Pleasure associated to wine tasting surpasses physical senses; it certainly becomes a joyful moment, inspired by ideas and feelings, when associated to wine surroundings. Wine Tourism is not simply a branch of the tourism industry, but also a possibility to recover the history of humankind, as well its symbols, and values.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6373410.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 2 (2005); 157-173Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 157-173Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 157-1731984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734/66499Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLocks, Eliza BianchiniTonini, Hernanda2013-12-12T13:42:02Zoai:revistas.usp.br:article/63734Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-12T13:42:02Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enoturismo: o vinho como produto turístico Wine tourism: wine as a tourist product |
title |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
spellingShingle |
Enoturismo: o vinho como produto turístico Locks, Eliza Bianchini wine tourism wine tourist products motivation culture. enoturismo vinho produto turístico motivação cultura. |
title_short |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
title_full |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
title_fullStr |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
title_full_unstemmed |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
title_sort |
Enoturismo: o vinho como produto turístico |
author |
Locks, Eliza Bianchini |
author_facet |
Locks, Eliza Bianchini Tonini, Hernanda |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Hernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locks, Eliza Bianchini Tonini, Hernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
wine tourism wine tourist products motivation culture. enoturismo vinho produto turístico motivação cultura. |
topic |
wine tourism wine tourist products motivation culture. enoturismo vinho produto turístico motivação cultura. |
description |
O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734/66499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 2 (2005); 157-173 Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 157-173 Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 157-173 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167059005440 |